RH no Outubro Rosa: 3 ações para inovar o período na sua empresa

15 de outubro de 2018
Kenoby

O mês de outubro é marcado, dentre outras coisas, pela campanha mundial contra o câncer de mama, que é uma das doenças que mais assombra o público feminino em todo o planeta. Apenas para termos uma dimensão da sua abrangência, segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), somente em 2018 a estimativa é de que 59,7 mil novos casos sejam diagnosticados.

Apesar da campanha ser direcionada especificamente para o público feminino, cada vez mais homens se juntam à causa e, hoje, já é comum vermos empresas promovendo ações de prevenção e alerta para este, que é um dos maiores riscos para a população feminina no Brasil.

Por isso, é importante que a gente, do RH, crie estratégias para mobilizar toda a companhia a fazer parte dessa luta. Afinal, dada a dificuldade de acompanhar e incentivar cada colaborador individualmente em relação às prevenções, essas campanhas se mostram como ferramentas excelentes de alerta. Porém, as ações precisam ser eficazes para que consigam atingir seus objetivos.

Então, sem mais delongas, confira 3 maneiras ótimas de engajar os colaboradores e que podem surtir ótimos resultados durante o outubro rosa (como é conhecida a campanha contra o câncer de mama):

Faça o dia rosa com sua equipe

Uma das ações mais simples possíveis, mas que ainda assim gera bons resultados, é o dia rosa. Nele, os colaboradores utilizam uma peça de roupa ou um acessório da cor rosa e, no decorrer do dia, a empresa incentiva que os colaboradores tirem fotos e postem com uma determinada hashtag, como #OutubroRosaNaEmpresa ou outras, que podem ser personalizadas com o nome do time ou da companhia.

Assim, os colaboradores se sentem motivados e se engajam na tarefa de efetuar diversas postagens, dando mais visibilidade e relevância para a empresa.

Distribua laços rosas

O laço rosa é o símbolo global da campanha realizada contra o câncer de mama durante o mês de outubro. Por isso, sua presença em fotos, logos e eventos durante este período é extremamente importante.

Por isso, o que o RH pode fazer para fomentar a campanha e demonstrar a importância da saúde e do bem-estar dos colaboradores, é distribuir pequenos laços rosas que podem ser usados como acessórios, reforçando a importância do período e, por consequência, dos exames preventivos.

Faça a empresa inteira entrar no clima

Fotos com os colaboradores vestindo rosa e a distribuição dos laços na cor rosa são ações incríveis, mas que podem ter seus resultados de engajamento potencializados com outra ação: a decoração da empresa.

Balões na cor rosa, cartazes na recepção e nos murais, laços rosas nos quadros e a distribuição de flyers informando quais são os principais sintomas do câncer de mama, quais os seus riscos e como ele pode ser prevenido, são coisas simples e que fomentam, além do engajamento, o debate saudável entre os colaboradores, criando um clima mais amistoso e de solidariedade.

Deixe aberto um espaço para o diálogo

Mesmo que não seja diretamente no horário de trabalho, a empresa pode convidar médicos, psicólogos, mulheres que superaram o câncer de mama e outros especialistas da área para uma conversa aberta sobre a doença.

O melhor cenário seria com esse debate em espaço aberto, o que possibilita a troca de experiências e que também demonstra imensa preocupação e cuidado com a saúde – tanto física quanto mental – dos colaboradores, além de fomentar o aprendizado e técnicas de prevenção.

E todas essas ações, quando bem realizadas, ajudam no fortalecimento da marca empregadora (ou employer branding) da companhia. Para saber mais sobre o assunto, aproveite e baixe agora, gratuitamente, o nosso manual para desenvolver a marca empregadora.

O mais importante é que o RH não se omita nesse período que é tão importante e faça, do outubro rosa, um período de conscientização, valorização e reconhecimento da mulher.

Então, agora que você já tem algumas ideias iniciais para fazer a sua parte contra o câncer de mama, vamos colocar as mãos na massa? Ah! E se você gostou desse conteúdo, assine a nossa newsletter para receber mais materiais como este!

Rating: 5.0/5. From 1 vote.
Please wait...

NOVIDADES DO BLOG

Receba semanalmente as novidades do blog e transforme o seu recrutamento!

Continue lendo:

Exemplos de cultura organizacional: 3 empresas de sucesso graças à sua cultura!

Google, Netflix e Apple são empresas com bons exemplos de cultura organizacional. Mas não são só elas, Facebook, Twitter e muitas outras são referências no assunto em todo o mundo.  continue lendo »

Qual a importância da cultura organizacional nas empresas?

A importância da cultura organizacional é algo cada vez mais crescente no mercado. Isso por causa de sua relevância para os colaboradores, que percebem muito valor em uma cultura que  continue lendo »

Conheça os 7 principais componentes da cultura organizacional

Artefatos, valores compartilhados, pressuposições básicas, histórias, rituais e cerimônias, símbolos materiais e linguagem são os 7 principais componentes da cultura organizacional e o seu impacto é imenso, uma vez é  continue lendo »

Comunicação empresarial: entenda o que é e como impulsionar seus resultados

A comunicação faz parte da sobrevivência e evolução da raça humana. Com os negócios não é muito diferente, é preciso ter uma boa comunicação empresarial para sobreviver no mercado, se  continue lendo »

Tipos de cultura organizacional: você sabe quais são?

Nos últimos tempos, o debate sobre os tipos de cultura organizacional tem recebido bastante atenção entre os empresários, gestores e acadêmicos de todo o mundo. Há um grande esforço no  continue lendo »

Fit cultural: Descubra um dos maiores erros dos recrutadores

Todo recrutador sabe a importância de uma avaliação de fit cultural bem feita. Um erro neste processo, além de afetar a assertividade das contratações, implica no desperdício dos recursos financeira  continue lendo »