Roteiro de entrevista: veja os 4 passos essenciais para criar um

Um roteiro de entrevistas serve como um planejamento que auxilia o entrevistador a entender se o perfil da pessoa candidata é o ideal para assumir a posição desejada.

O roteiro de entrevista é a melhor ferramenta para buscar informações de alguém que você conhece somente pelo currículo.

Por meio de um diálogo, é possível descobrir detalhes sobre as experiências de vida e desafios profissionais dos candidatos. Nele, você pode aprofundar pontos importantes como qualidades, defeitos e habilidades.

Para ter sucesso com os resultados, recomendamos que você solicite ajuda de um profissional da sua empresa para que ele tome nota de cada detalhe enquanto as perguntas são feitas.

Quer descobrir como fazer a diferença em sua organização? Então, continue lendo este texto e acerte na contratação de seus funcionários!

 

Por que um roteiro é importante na hora de realizar uma entrevista?

Um roteiro de entrevista, quando feito corretamente, traz ótimas contratações para todas as áreas da sua empresa.

Com as perguntas certas, você poderá analisar características, perfis profissionais e definir qual é o candidato mais adequado para assumir o cargo.

Geralmente, diversas pessoas são entrevistadas, portanto, o roteiro também serve para lembrá-lo de questões que deverão ser pontuadas durante a entrevista.

Assim, você não se esquece de detalhes que são fundamentais para tomar a sua decisão.

Como fazer um roteiro de entrevista: passo a passo

Muitas pessoas têm dificuldade em desenvolver essa etapa em um processo seletivo. A boa notícia é que ela é mais simples do que parece.

Não há uma fórmula secreta: basta estudar a teoria e praticar em sua empresa.

No entanto, não espere ficar bom no assunto para treinar, pois somente com muita execução é que identificaremos os empecilhos para nos aperfeiçoar cada vez mais.

1. Inicie a conversa

O primeiro passo para ter sucesso em uma entrevista é “quebrar o gelo”. No início, o candidato ainda está bastante nervoso e pode não responder às perguntas da forma que você gostaria.

Portanto, faça questionamentos leves e que não deixem os candidatos constrangidos. A saída é pedir para que ele fale sobre suas últimas viagens preferidas, das suas conquistas e gostos pessoais.

Por outro lado, como recrutador, você pode apresentar a empresa e explicar o que a organização espera do candidato.

Neste momento, lembre-se de falar sobre a cultura da sua organização, o estilo de trabalho dos seus colaboradores e quais são os benefícios que ele terá ao participar da sua equipe.

2. Faça as perguntas certas

Sabemos o quanto é complicado encontrar o candidato ideal para a sua empresa.

Talvez, o motivo desse problema pode ser a forma como você desenvolve as perguntas durante a entrevista.

Portanto, busque conversar com os responsáveis pelas vagas para descobrir quais são as características primordiais para ter sucesso na profissão escolhida.

Se possível, converse com aquele colaborador que mais se destaca na equipe para identificar habilidades semelhantes nos candidatos.

O currículo deverá ser o seu maior aliado. Analise as informações que o candidato colocou e selecione alguns pontos para que ele argumente com mais profundidade.

Destaque questões relacionadas aos cursos de formação, responsabilidades de cargos e projetos anteriores.

Aqui, vale um alerta importante: não faça perguntas de cunho íntimo, como a orientação sexual. Muitas vezes, o candidato não gosta desse tipo de situação e perde a confiança na empresa.

Aprimore seus conhecimento sobre entrevistas e encontre os candidatos certos para a vaga e para sua empresa.

New Call-to-action

Melhores perguntas para uma entrevista de emprego

Ainda está perdido? Veja os tipos de perguntas que você pode fazer para os candidatos na hora de realizar uma entrevista de emprego.

  • Por que você escolheu essa profissão?

  • Qual foi a situação mais difícil de resolver e o que você fez para lidar com esse problema?

  • Quais são os seus maiores defeitos e o que você procura fazer para melhorá-los?

  • Descreva uma situação em que você teve um grande problema internamente ou com um cliente. Conte o que fez para lidar com esse desafio. 

  • Qual foi a meta que você teve mais orgulho de atingir?

  • O que mais te desmotiva no trabalho?

  • Por que você quer trabalhar com a nossa equipe?

  • O que você sabe sobre a nossa empresa? 

  • Quais são os seus planos para o futuro? 

Um jeito de deixar a entrevista mais dinâmica é criando desafios. Imagine alguma situação que ocorre com frequência em sua empresa e peça ao candidato para que ele se coloque no lugar do tomador de decisão.

Avalie a sua resposta e veja de que forma isso pode influenciar no sucesso da sua equipe ou do seu cliente. Assim você consegue verificar se ele tem o perfil da vaga.

3. Deixe a pessoa candidata falar

O segredo do roteiro de entrevista é deixar o candidato à vontade para expor as suas opiniões. Use aquela velha fórmula: 80% escuta e 20% faz os seus questionamentos.

Qualquer bloqueio pode impedir que você colete uma informação importante que irá ajudá-lo em sua análise.

Preste atenção em cada detalhe e, assim que tiver uma oportunidade, aproveite a opinião dele sobre determinado assunto e faça uma nova pergunta.

Por exemplo, se o candidato disser que sabe trabalhar em equipe, o recrutador pode buscar mais informações acerca disso, perguntando sobre projetos em grupo que ele tenha participado.

4. Encerre com humildade

A gente nunca pode se esquecer que a entrevista é um diálogo. Portanto, da mesma forma que você teve oportunidade para fazer várias perguntas, é importante oferecer um espaço para que o candidato tire suas dúvidas sobre a vaga.

Se ele questionar sobre atribuições, tarefas e salários, seja bastante sincero. O mercado de trabalho é muito pequeno e qualquer pisada de bola sua empresa ficará com o nome manchado entre os profissionais da área. 

Construir um quadro de funcionários com grande capacidade e perfil adequado é um desafio para todos os recrutadores.

Devido a esse fator, os processos seletivos estão se reinventando com novas tecnologias ou dinâmicas. 

Apenas quando todas as etapas estão estruturadas é possível conquistar ótimos resultados. Para que isso aconteça, é essencial fazer as perguntas certas e contar com um bom roteiro para guiá-lo durante o diálogo.

Utilize este post como guia para auxiliá-lo nos próximos processos seletivos. Salve o link nos favoritos e retorne sempre que precisar montar um novo roteiro de entrevista.

Dessa forma, você ficará cada vez mais preparado para colocar a mão na massa.

Com o Gupy Recrutamento e Seleção, sua equipe de RH conta com uma série de templates e roteiro para suas entrevistas. Clique neste link para saber mais!

Banner do ebook "Como escolher as melhores perguntas para entrevistas de candidatos", com um botão escrito "baixe agora"

Compartilhe

Receba conteúdos de RH e DP

Compartilhe

Link Copiado! :)