Saiba como contratar um headhunter

2 de maio de 2019
Kenoby

Encontrar a pessoa ideal para ocupar um cargo é um dos maiores desafios das empresas atuais. Essa dificuldade aumenta quando a vaga é para um executivo ou um profissional com alto grau de conhecimento e experiência. Para resolver esse problema, muitas organizações aderem à ajuda de um headhunter.

Esse especialista ajuda a fazer uma contratação mais direcionada e assertiva, localizando os talentos que correspondem ao perfil buscado e fazendo uma triagem. Assim, ele apresenta duas ou três pessoas que atendam o máximo possível ao que a empresa precisa e faz com que as possibilidades de uma contratação bem-sucedida aumentem substancialmente.

Neste post, vamos dar algumas dicas para que você consiga encontrar um bom headhunter. Acompanhe!

O que é um headhunter?

O headhunter é um especialista em recrutamento e seleção que tem como responsabilidade encontrar profissionais com competências específicas para ocupar uma vaga na empresa.

Ele atua como intermediário entre o profissional e a vaga de emprego, identificando os melhores talentos do mercado e avaliando se essa pessoa atende aos requisitos.

Geralmente, é contratado para localizar os profissionais de alta qualificação no mercado executivo, aqueles que não são encontrados com facilidade em portais de vagas ou métodos mais tradicionais de recrutamento.

Antes de continuar, aproveite para baixar o nosso manual para desenvolver a marca empregadora!

E-book: Manual para desenvolver a Marca Empregadora


Como ele atua?

Muitas organizações sentem dificuldade para encontrar um profissional mais especializado, principalmente quando se trata de executivos.

A empresa entra em contato com o profissional ou agência de headhunter e explica exatamente o perfil de talento que busca, quais especialidades ele deve ter e as funções que vai exercer na empresa.

Com essas informações, o headhunter sai em busca desses profissionais, seja por redes sociais, ativando seu networking ou até mesmo frequentando espaços em que essas pessoas se concentram, mesmo que não estejam exatamente procurando uma nova oportunidade de trabalho.

É feito então um contato com os perfis mais interessantes de maneira ativa. O headhunter conversa com essas pessoas, oferece a vaga e procura convencê-las de que se trata de uma boa oportunidade de carreira, explicando todos os benefícios para que a pessoa queira participar do processo seletivo.

O trabalho do headhunter não acaba aí. Ele também faz entrevistas para avaliar se o profissional realmente tem as habilidades que a empresa busca e acompanha o processo de integração após a sua contratação.

Como contratar um bom headhunter?

Avaliar um headhunter e saber se ele é a pessoa mais indicada para a sua empresa não é uma tarefa fácil. É preciso analisar uma série de fatores que podem fazer toda a diferença nos resultados das contratações realizadas por intermédio desse profissional.

Destacamos aqui alguns aspectos mais importantes a serem levados em consideração na hora de contratar o headhunter. Veja nas dicas a seguir!

Comunicação transparente

A boa comunicação é ponto comum em qualquer bom recrutador, seja um headhunter ou dentro do RH da empresa. O profissional deve deixar a empresa a par de todo o processo, sem omitir informações e trabalhando em parceria com o Recursos Humanos.

Esse contato é importante não só para esclarecer dúvidas quanto ao alinhamento do perfil de profissional buscado, quanto para que a empresa tenha consciência da duração do processo seletivo.

Conhecimento de mercado

O headhunter deve conhecer as características do setor e ter experiência no recrutamento de executivos ou profissionais para a área de atuação. Além disso, deve ter conhecimento da faixa salarial média pelo mercado, a fim de conseguir fazer propostas interessantes para os profissionais que vai abordar.

Experiências positivas

Busque indicações de headhunters conhecidos no mercado ou empresas com experiência nesse tipo de trabalho. Conhecendo a trajetória do profissional e seus resultados, é possível estabelecer um elo de confiança e ter mais tranquilidade em relação ao seu desempenho.

Essas indicações podem ser buscadas por outros donos de empresa que façam parte do seu círculo de amizades ou com executivos que já foram contratados com a ajuda de headhunters.

Além disso, procure entender, por exemplo:

  • se o profissional trouxe respostas interessantes;
  • se as contratações que ele propôs beneficiaram as empresas;
  • como foi o comportamento do headhunter durante todo o processo.

Saber ouvir

Um headhunter competente deve saber ouvir e entender as necessidades da sua empresa, compreender o fit cultural e o perfil de colaborador que você busca.

Saber ouvir atentamente e compreender as demandas são pontos importantes para alinhar o trabalho. Só assim o headhunter vai conseguir recrutar os talentos que vão realmente preencher as lacunas da organização.

Tempo médio de contratação

Fique atento ao tempo em que esse headhunter leva para localizar os talentos que sejam adequados a sua empresa. Entre três e seis semanas é uma média ideal para que ele consiga submeter os profissionais ao processo seletivo.

Se o headhunter é rápido demais ou muito lento, talvez não esteja fazendo a pesquisa com a profundidade necessária ou não desenvolvendo o trabalho com a devida dedicação.

Uso da tecnologia

Um bom headhunter deve ter familiaridade com a tecnologia, saber usar aplicativos, plataformas e redes sociais para apoiar o recrutamento e também auxiliar na triagem de perfil.

Boa parte dos profissionais usam essas ferramentas ativamente, ajudando na localização dos talentos desejados.

Networking consistente

Para trabalhar como headhunter, contar com uma boa rede de contatos é fundamental. Avalie o tempo de experiência do profissional, para quais empresas ele já prestou serviço e qual a sua taxa de sucesso. Tudo isso contribui para a formação de um networking robusto.

Tente também entender quais são os seus contatos na área e quais recursos ele usa no trabalho de recrutamento. Quanto melhor o networking, maiores as possibilidades de sucesso na contratação para a sua empresa.

Com essas dicas, você vai conseguir contratar um bom headhunter, capaz de atrair os profissionais mais bem preparados para a sua organização e garantir inovação e competência para as suas equipes.

O Kenoby é um software de Recrutamento e Seleção. Se você quer mais informações sobre o assunto, assine a nossa newsletter para estar atualizado sobre as novidades nos processos de recrutamento e ficar por dentro das melhores práticas!

No votes yet.
Please wait...
Aumente a assertividade no seu R&S!

NOVIDADES DO BLOG

Receba semanalmente as novidades do blog e transforme o seu recrutamento!

Kit - Entrevista de Candidatos

MATERIAIS GRATUITOS:

Certificação em Recrutamento e Seleção

Apresentação Mensal com Indicadores de RH

CONFIRA + MATERIAIS GRATUITOS

Continue lendo:

Recrutamento e seleção de pessoas: TUDO o que você precisa saber
Recrutamento e seleção de pessoas: TUDO o que você precisa saber

O recrutamento e seleção de pessoas é uma área da companhia que possui toda a responsabilidade na hora de atrair, selecionar, triar e contratar novos colaboradores para uma companhia. Identificar  continue lendo »

Departamento pessoal online: saiba mais sobre esse tema
Departamento pessoal online: saiba mais sobre esse tema

Um estudo recente realizado pela consultoria Deloitte aponta que 56% dos líderes de RH estão adaptando os processos para a integração com ferramentas digitais. Essa informação é uma grande evidência do crescimento  continue lendo »

5 passos para mapear a cultura organizacional de uma empresa
5 passos para mapear a cultura organizacional de uma empresa

A cultura organizacional de uma empresa é um conjunto composto pela missão, visão e valores, bem como as normas e os comportamentos adotados por ela e que devem ser reproduzidos pelos seus  continue lendo »

Dia do orgulho LGBTQ+: descubra a importância da diversidade e da inclusão no seu time
Dia do orgulho LGBTQ+: descubra a importância da diversidade e da inclusão no seu time

LGBTQ+ é a sigla para a classe de lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e queer. O movimento tem três princípios fundamentais: as pessoas devem se orgulhar da sua orientação sexual e  continue lendo »

Dinâmicas de grupo: sabia tudo sobre a sua importância!
Dinâmicas de grupo: sabia tudo sobre a sua importância!

As dinâmicas de grupo são uma etapa do processo seletivo que procura avaliar as habilidades do candidato, por meio de jogos e atividades que simulem a rotina da função que  continue lendo »

Entrevista semiestruturada: entenda o que é e as suas vantagens
Entrevista semiestruturada: entenda o que é e as suas vantagens

A entrevista semiestruturada ainda traz muitas dúvidas para os recrutadores, pois se aproxima bastante de uma conversa, com foco em determinados assuntos. Apesar de não seguir um roteiro engessado, ela  continue lendo »