Saiba como gerenciar os sites de emprego

25 de novembro de 2016
Kenoby

Gerenciar plataformas de vagas é uma tarefa constante para quem utiliza a internet no recrutamento de pessoas. Todo recrutador que queira se manter atualizado, já sabe que a tecnologia se tornou a maior aliada do Recursos Humanos. Isso ocorre porque o setor, que durante muito tempo ficou sobrecarregado de funções operacionais, hoje busca uma otimização de seus procedimentos, tornando-os ainda mais estratégicos.

A internet hoje é uma aliada tanto para os que buscam novas colocações profissionais, quanto para quem oferece oportunidades no mercado de trabalho. Ao longo do tempo, esse mercado vem crescendo, se modernizando por meio de softwares especializados que contribuem para a gestão das plataformas de vagas, e otimizando as possibilidades de buscas por oportunidades profissionais.

Quer saber como fazer isso também? Veja como gerenciar melhor as plataformas de vagas online com estas 3 principais dicas que separamos aqui! Fique atento a essas orientações valiosas.

1. Faça uma seleção das plataformas

Em um primeiro momento, é natural que se busque um maior número de plataformas de vagas, a fim de experimentar as mais adequadas e que dão o retorno esperado. Por isso, perceba a organização da plataforma e a sua eficiência, observando de que maneira ela divulga as vagas e se, de fato, ela é capaz de atingir um bom número de pessoas.

Outro aspecto importante é o público que a plataforma atinge. Se você tem uma escola, por exemplo, é bom buscar sites que trabalhem com esse tipo de vaga, assim como existem outros que dão ênfase a cargos gerenciais, operacionais, etc.

Isso significa estabelecer critérios de seleção antes mesmo de iniciar o contato com candidatos, pois toda plataforma tem um público-alvo. Outro exemplo é o nicho de Tecnologia da Informação, cujas vagas exigem plataformas mais modernas e compatíveis com o nível de conhecimento exigido pelo cargo. Essa preocupação aumenta as chances de recrutar ótimos profissionais.

Dentre as principais plataformas de vagas que atuam no Brasil estão: Catho, InfoJobs, Empregos.com.br, Vagas.com.br, Indeed, Trovit Brasil, além do CIEE especializado apenas em estágios ou funções de aprendizado no mercado de trabalho e da rede social Linkedin. Há ainda algumas plataformas especializadas em determinada classe profissional como o Manager para carreiras gerenciais, o Jurídico Vagas como foco na advocacia, o CVEngenharia com oportunidades para engenheiros de várias modalidades e o Carreira Fashion focado no mercado da moda. Portanto, faça um estudo para identificar quais plataformas são mais benéficas para a sua estratégia de recrutamento e seleção.

2. Automatize essa função

Já pensou em utilizar um sistema que realize todo os seus procedimentos de recrutamento? O gerenciamento de vagas fica muito mais fácil e organizado com o uso de um software. Muitas empresas já optaram por essa estratégia, uma vez que percebem a necessidade de modernizar o setor de Recursos Humanos e deixar os processos seletivos cada vez mais certeiros. Um software voltado especificamente para o RH é capaz de divulgar a vaga, tanto em plataformas conhecidas (como Catho, Infojobs, entre outras) quanto em redes sociais (LinkedIn e Facebook), de maneira centralizada, ou seja, com um controle central.

O uso de um software especializado vai ajudar os gestores de uma empresa a solicitar e aprovar vagas de forma automática e rápida, tendo todo o histórico de vagas registrado e organizado em um sistema online, que poderá ser acessado para consultas sempre que preciso. A partir de um software de gestão de RH, é possível ainda publicar oportunidades de vagas de maneira centralizada e eficiente, lembrando que o sistema online permite a realização de parcerias com as mais variadas plataformas de vagas do país, divulgando assim a variedade de posições ofertadas no mesmo sistema.

Outra funcionalidade permitida pela automatização é a triagem das vagas. O software de gestão viabiliza a utilização de filtros, que ajudam a triar candidatos vindos de diferentes plataformas, redes sociais, indicações, fontes e sites. Assim, ao invés de analisar 200 candidatos com perfis um pouco mais aleatórios, é possível avaliar apenas 20 mais específicos e direcionados para a vaga ofertada. Com isso, a qualificação do recrutamento também é maior, já que os registros armazenados na plataforma, pareceres das entrevistas, notas, dentre outras métricas contribuem para a seleção dos recrutadores. Por fim, o processo de contratação fica mais simples e organizado com a ajuda de um software de recrutamento, que oferecerá aos gestores, indicadores e informações importantes, e a partir deles, será possível criar planos de ação de RH mais estratégicos.

3. Otimize recursos

Ao invés de investir em muitos recursos para ter apenas um resultado, busque o inverso: invista em apenas um recurso e tenha muitos resultados. Para manter o nível de eficiência, é preciso compreender que a otimização é um conceito vital para qualquer empresa moderna. Nesse sentido, entra também a questão do tempo e do gasto, duas variáveis que estão sempre em jogo em qualquer estratégia do seu negócio. Utilize menos tempo e invista melhor, evitando desperdícios.

Por isso, as vagas não devem ser pulverizadas no maior número de plataformas possível. Faça testes e observe quais são os locais que proporcionam o melhor resultado. Desta forma, você conseguirá focar o investimento na atração dos candidatos que mais se encaixam no perfil buscado, otimizando os recursos da empresa, melhorando o atendimento, padronizando processos e melhorando a comunicação com candidatos.

Uma publicação do Brasil Econômico mostra que 10% a 20% dos profissionais que usam a internet para procurar emprego fazem isso pelos smartphones no Brasil, e em mercados mais evoluídos, como os Estados Unidos, esse número já passa de 50% dos candidatos às vagas profissionais. Portanto, as empresas devem se adaptar cada vez mais a essa realidade e investir em ferramentas de gestão que ajudem nos processos de recrutamento e seleção online.

Se o recrutamento para as vagas oferecidas pela sua empresa não tem sido satisfatório, é preciso rever alguns pontos do seu gerenciamento para conseguir realizar a contratação de pessoal de forma mais assertiva e simplificada. Quer ler mais conteúdos como esse? Entenda um pouco mais sobre os novos modelos de recrutamento de pessoas!

NOVIDADES DO BLOG

Receba semanalmente as novidades do blog e transforme o seu recrutamento!

Continue lendo:

Inteligência Artificial no Recrutamento e Seleção: Como esse assunto será abordado no 2º Kenoby Talks?

Sempre muito presentes nas tramas de ficção científica, a Inteligência Artificial passa a garantir cada vez mais o seu espaço nas discussões e, até mesmo, na vivência de grande parte  continue lendo »

5 filmes sobre Recrutamento e Seleção

Além de uma forma de entretenimento, os filmes são importantes ferramentas de ensino. Que tal aproveitar para ver um filme e ainda entrar em contato com teorias de gestão, lições  continue lendo »

Otimização do Tempo em Recrutamento de Pessoal
A influência do tempo na Gestão de Recrutamento e Seleção

E foi dada a largada para mais um dia de trabalho! Enfrentar o trânsito caótico das grandes metrópoles brasileiras – afinal para alguns, até mesmo chegar à empresa é uma  continue lendo »

7 inovações em recrutamento e seleção de pessoas dos últimos tempos

O processo de recrutamento e seleção de pessoas é o momento no qual deve-se garantir que a empresa tenha profissionais qualificados, produtivos e engajados. Atualmente, as estratégias de RH têm  continue lendo »

Parse: como escanear os currículos de forma automatizada?

Você conhece o Parse? Para quem possui uma rotina muito atarefada e acaba ficando sem condições para atuar de forma mais estratégica, saiba que essa é a ferramenta que poderá  continue lendo »

Entenda mais sobre os softwares de gestão de recrutamento

A administração moderna traz inovações em diversas áreas, entre elas a de Recursos Humanos. Atualmente, softwares agilizam e tornam processos operacionais do departamento pessoal e a gestão de recrutamento mais  continue lendo »