Setembro amarelo: como a sua empresa impacta a vida dos colaboradores?

11 de setembro de 2019
Leandro

O mês de setembro é mundialmente dedicado a prevenção do suicídio e, por isso,  é chamado de setembro amarelo. No mundo, os índices de suicídio vêm diminuindo anualmente, mas no Brasil, eles vêem aumentando cada vez mais nas principais capitais do país. Uma das causas de transtornos psicológicos que podem acarretar em tentativas de suicídio é o trabalho, fonte de renda das famílias e o local onde uma pessoa passa a maior parte do seu dia. 

Em dez anos, os números de notificações de transtornos mentais relacionados ao trabalho, passaram de 122 para 8.621. Sendo 60% mulheres e 40% homens, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Diante de tantos dados negativos, como as empresas podem garantir a qualidade de vida dos colaboradores, mantendo bons níveis de produtividade, gastando pouco? A realidade é que um bom clima organizacional depende mais de uma mudança de mentalidade do que, de fato, de investimento monetário. 

Mudança de mentalidade

Há quem pense que ambientes leves, com profissionais felizes, é uma realidade alcançável apenas por startups ou empresas gigantes como o Google, famoso por seus espaços divertidos, mas a realidade é que tudo depende da vontade de mudar e uma preocupação real com a equipe e não apenas com os ganhos da organização. 

Contrate as pessoas certas

Quanto pesa uma contratação ruim para uma empresa? Os custos para repor o quadro de funcionários e a rotatividade alta, são problemas recorrentes em empresas que não se preocupam em recrutar pessoas que tenham o perfil certo. 

Mas esse não é um problema somente para a empresa, o profissional sem fit cultural, pode até apresentar bons resultados no dia a dia, mas a longo prazo, surgem problemas de saúde, estresse excessivo e um constante sentimento de deslocamento que pode acarretar em doenças psicológicas mais graves como ansiedade, depressão, que podem levar ao suicídio.

Mantenha um bom clima organizacional

Um clima organizacional ruim, é prejudicial para todos, inclusive para a empresa. Um local de trabalho onde as pessoas não se sintam felizes, que é rondado por fofocas, problemas constantes com a liderança e, principalmente, a falta de feedbacks, diminuem consideravelmente os níveis de produtividade e acarretam na infelicidade do colaborador. 

Existem diversas formas de construir um local de trabalho agradável e você pode conferir mais sobre o assunto no nosso artigo sobre clima organizacional.

Dê significado para o trabalho

Pessoas que sabem pelo que estão realizando determinada tarefa, são muito mais produtivas. Isso acontece a partir do momento em que o trabalho ganha significado e a empresa mostra como cada um impacta a sociedade. 

Essa atitude é exercida em empresas como Google e é exemplificada no livro de Laszlo Bock, Um novo jeito de trabalhar. No livro Dar e Receber, Adam Grant também fala sobre a importância de atribuir significado ao trabalho dos funcionários, desde operadores de call center até mesmo bombeiros salva vidas. 

Mostrando ao trabalhador o peso que a sua função tem na sociedade, além de aumentar significativamente a produtividade, torna as tarefas do dia a dia mais satisfatórias e dá sentido ao trabalho.

Respeite a cultura da empresa

Uma cultura precisa ser levada a sério e exemplificada pelas lideranças. Se não é levada a sério existem duas possibilidades, rever atitudes, ou a própria cultura

Revise os fluxos de trabalho

Uma rotina estressante é um dos principais motivos pelos quais pessoas desenvolvem problemas psicológicos e isso está diretamente ligado ao trabalho. Prazos impossíveis de serem cumpridos, pressão desnecessária, excesso de trabalho e cargas horárias pesadas, são alguns dos motivos que podem fazer com que um profissional adoeça.

Por isso, as empresas precisam atentar-se aos prazos, projetos e quantidade de trabalho que um profissional recebe em seu dia a dia. É de extrema importância que isso seja analisado individualmente, uma vez que cada um tem seu ritmo de trabalho.

Benefícios

Nem tudo pode ser resolvido sem investir o necessário para garantir que os profissionais tenham qualidade de vida. Empresas precisam se tornar mais humanas, respeitando tanto a jornada dentro do ambiente de trabalho, como também fora. 

Problemas familiares acontecem e é importante que a empresa esteja flexível para apoiar os integrantes da equipe em momentos difíceis. Além, é claro, de oferecer um pacote de benefícios que atenda as necessidades, como um bom salário, plano de saúde, alimentação e transporte. Para descobrir qual o pacote de benefícios ideal para a sua empresa, estude o mercado e perceba o que os seus concorrentes estão oferecendo.

Conclusão

O suicídio é um problema de saúde pública que precisa ser constantemente discutido, por isso, as empresas podem, e devem, ser protagonistas das discussões dentro do ambiente de trabalho, buscando encontrar o melhor caminho para tornar os profissionais mais felizes e ser uma fonte de socorro em momentos de desespero.

Rating: 5.0/5. From 2 votes.
Please wait...
Aumente a assertividade no seu R&S!

NOVIDADES DO BLOG

Receba semanalmente as novidades do blog e transforme o seu recrutamento!

Kit - Entrevista de Candidatos

MATERIAIS GRATUITOS:

Certificação em Recrutamento e Seleção

Apresentação Mensal com Indicadores de RH

CONFIRA + MATERIAIS GRATUITOS

Continue lendo:

Startup de RH dá descontos exclusivos para clientes em novembro
Startup de RH dá descontos exclusivos para clientes em novembro

A black friday, dia em que diversas empresas vendem produtos com condições exclusivas por tempo e quantidade limitada, acontece tradicionalmente no mês de novembro e, esse ano, vai ocorrer no  continue lendo »

Halloween no RH: como a data pode ajudar o clima organizacional
Halloween no RH: como a data pode ajudar o clima organizacional

O final do mês de outubro é marcado pelas festas de halloween. No Brasil, as comemorações têm ganhado força, apesar de ser uma cultura norte americana e já tem atingido  continue lendo »

Técnicas de recrutamento e seleção: conheça as 6 melhores do mercado
Técnicas de recrutamento e seleção: conheça as 6 melhores do mercado

Toda empresa tem suas particularidades, porém, no que diz respeito às técnicas de recrutamento e seleção, existem algumas técnicas que são consideradas as melhores do mercado para auxiliar as empresas  continue lendo »

Futurista, Tiago Mattos estará entre os keynotes do 4º Kenoby Talks
Futurista, Tiago Mattos estará entre os keynotes do 4º Kenoby Talks

Tiago Mattos é um profissional brasileiro reconhecido internacionalmente por suas idéias futuristas que já alcançaram eventos de prestígio como o Singularity Summit da Austrália, da Nova Zelândia, a ONU e  continue lendo »

Como executar um bom processo de integração de novos colaboradores
Como executar um bom processo de integração de novos colaboradores

Começar a trabalhar em uma nova empresa não é fácil. Lidar com pessoas desconhecidas, ambiente novo e procedimentos diferentes é preocupante, ainda mais sob expectativas de entrega de resultados. Para  continue lendo »

Recrutamento interno: conheça as principais vantagens
Recrutamento interno: conheça as principais vantagens

O recrutamento interno é um processo seletivo no qual os candidatos são os próprios colaboradores da empresa. Ele acontece quando a vaga é preenchida por um atual funcionário da companhia,  continue lendo »