Sistemas de RH: Entenda agora a sua importância!

1 de dezembro de 2018
Kenoby

Como o setor assumiu um posicionamento estratégico nos últimos anos, os sistemas de RH se tornaram ferramentas indispensáveis. Afinal, enquanto personagens dos planos organizacionais, os recrutamentos, avaliações, treinamentos e afins precisam oferecer uma resposta compatível com os padrões atuais de eficiência e agilidade.

Isso passa por reduções na burocracia e na carga de trabalho para concluir tarefas, além de melhorias na gestão de pessoas e de informações. O que, assim como em outras áreas, apenas será possível se os profissionais incorporarem a tecnologia ao processo, com as HR Techs..

Para entender um pouco mais sobre os benefícios dos softwares, continue a leitura deste conteúdo. Ao longo do texto, você encontrará as principais consequências de implementar um sistema de RH. Não deixe de conferir!

Qual é a importância dos sistemas de RH?

A transformação digital mudou a maneira como tarefas, funções e profissões são exercidas no dia a dia. Diversas ações já foram integralmente delegadas para os meios de informática.

O motivo dessa mudança é que a tecnologia cria valor para os indivíduos, em termos de agilidade, satisfação, flexibilidade etc. Do contrário, não haveria o menor sentido em mudar, não é mesmo?

Acontece que, e aqui está a verdadeira dor de cabeça dos gestores, quando parte dos agentes econômicos atinge um novo patamar de atendimento às necessidades e desejos dos consumidores, surge a expectativa de que os demais sigam pelo mesmo caminho.

Nasce, portanto, uma pressão de fora para dentro por transformações nos negócios. O que afetará, sobretudo, os departamentos estratégicos para o resultado empresarial, como é o caso do RH.

O setor terá de recrutar, avaliar, treinar e satisfazer demandas em conformidade com as expectativas de uma sociedade pós-transformação digital. Afinal de contas, haverá um desnível de uma década entre quem incorpora as tecnologias mais atuais e quem ainda utiliza soluções do passado.

Sendo assim, os sistemas de RH podem ser caracterizados como fatores cruciais para o sucesso empresarial. Sem esse tipo de solução, o setor será menos competitivo e, consequentemente, prejudicará os resultados da organização.

Quais são os benefícios de contar com sistemas de RH?

Incorporar a tecnologia produz melhorias significativas nas empresas, as quais podem ser mensuradas objetivamente por indicadores de desempenho. Entre os benefícios, verifica-se o seguinte.

Economia de recursos

Permitir que o setor cumpra suas tarefas consumindo menos mão de obra e recursos. Com efeito, a quantidade de colaboradores e horas extras necessárias para concluir recrutamentos, seleções, avaliações e outros processos será minimizada.

Além disso, existem os reflexos decorrentes da melhoria de outros indicadores. Por exemplo, ao usar a tecnologia para encontrar um profissional com o perfil técnico e cultural adequados, diminui-se o risco de substituição no futuro.

Redução da burocracia

Simplificar processos, reduzindo o número de etapas e ações necessárias para a conclusão de tarefas e objetivos. Um exemplo é o envio de convites para entrevista que, no passado, exigiam diversos contatos telefônicos e hoje podem ser encaminhados, automaticamente, com alguns poucos cliques.

Processo de recrutamento e seleção mais focado

Restringir os processos de recrutamento e seleção aos profissionais que realmente interessam à empresa. Isso é feito pela definição de critérios e triagem de currículos, de modo que apenas os candidatos filtrados passam para as etapas que demandam um maior esforço dos analistas de RH.

Obter informações mais precisas

Armazenar e compartilhar dados com maior eficiência, garantindo que as informações necessárias para tomar decisões estejam sempre disponíveis. A ideia é que os sistemas utilizem uma metodologia previamente estabelecida, construindo o arquivo de maneira mais precisa.

No entanto, essa confiabilidade não se traduz em rigidez. Os melhores sistemas trazem certa flexibilidade para se trabalhar informações relevantes para as necessidades específicas da empresa.

Existe o respeito ao que varia entre as organizações, como perfil para vaga, competências técnicas e comportamentais, fit cultural, nível de exigência, especializações, gaps internos etc.

Centralizar os dados sobre os processos

Reunir os dados sobre processos em um único local, de modo que os profissionais de RH saibam exatamente onde encontrar as informações pertinentes para tomar decisões e concluir tarefas. Os sistemas centralizam a comunicação sobre um projeto ou processo, facilitando a execução e, principalmente, o controle das atividades.

Produzir estatísticas

Cruzar informações e produzir relatórios relevantes para o setor, seja para acompanhar a evolução de indicadores ou gerar insights valiosos para melhoria dos processos no futuro.

Melhorar a tomada de decisões

Somar informação, foco e redução de carga de trabalho para produzir decisões mais corretas. Assim, como hoje o setor está cada vez mais próximo do nível estratégico, os sistemas de RH contribuem para o sucesso organizacional, recrutando, treinando e avaliando de forma efetiva.

Como escolher um sistema de RH?

Para contar com os benefícios mencionados, é importante realizar uma boa escolha quanto ao sistema. Então, nesse último tópico, você encontrará 4 características que serão diferenciais para a melhoria dos processos de RH, tomando o software de recrutamento e seleção como referência. Confira!

Centralização

A tecnologia deve realmente concentrar as informações sobre o processo, suas tarefas, andamentos e estágio de conclusão. Por exemplo, em um recrutamento, é importante que as vagas abertas em todos os sites possam ser manipuladas em um único local.

Automatização

Os profissionais de RH precisam focar em tarefas que demandam consideração, inteligência e criatividade. Quanto mais o software concentrar as ações repetitivas, mais as chances de boas decisões aumentam.

Um exemplo é o da triagem de currículos. Ao reduzir o volume, os responsáveis pela contratação podem focar nos poucos candidatos que realmente suprirão as necessidades da empresa. Logo, haverá tempo para aplicar critérios de avaliação e testes mais aprofundados.

Aproveite e inscreva-se agora no nosso minicurso gratuito por e-mail de automatização do RH!

Gestão à vista

Não basta coletar informações, a apresentação é fundamental. Os dados precisam ser transformados em gráficos, dashboards, quadros e outros elementos visuais que facilitem a compreensão e estejam sempre à disposição dos responsáveis. Trata-se da aplicação do conceito de gestão à vista.

Uso de indicadores

A solução digital precisa estar integrada aos indicadores utilizados nos processos, permitindo a melhoria das práticas do RH. Por exemplo, ao recrutar, é importante saber quantas vagas foram fechadas, o cumprimento de prazos, os custos etc.

Sendo assim, os sistemas de RH contribuirão para que a empresa melhore a eficiência dos processos e aumente sua capacidade de competir com os demais atores do mercado.

Para encontrar a solução ideal para o recrutamento e seleção de pessoas, visite nosso site e agende uma demonstração!

No votes yet.
Please wait...
Aumente a assertividade no seu R&S!

NOVIDADES DO BLOG

Receba semanalmente as novidades do blog e transforme o seu recrutamento!

Kit - Entrevista de Candidatos

MATERIAIS GRATUITOS:

Certificação em Recrutamento e Seleção

Apresentação Mensal com Indicadores de RH

CONFIRA + MATERIAIS GRATUITOS

Continue lendo:

O que é e quais são os tipos de diversidade nas empresas?
O que é e quais são os tipos de diversidade nas empresas?

Os tipos de diversidade nas empresas é um tema que todo profissional de RH deve estar atento. Afinal, esse tema leva para as companhias importantes diferenciais competitivos, principalmente quando o  continue lendo »

Jornada de trabalho CLT: tire as suas dúvidas sobre o assunto
Jornada de trabalho CLT: tire as suas dúvidas sobre o assunto

Um dos principais ativos de uma empresa é o seu corpo de profissionais. Da mesma forma que existem regras que regulamentam os processos comerciais e até de produção, também existem  continue lendo »

Entenda o que é o onboarding e saiba como implementá-lo na sua empresa
Entenda o que é o onboarding e saiba como implementá-lo na sua empresa

O processo seletivo não termina com a assinatura do contrato. É importante acompanhar o novo funcionário durante os primeiros dias, solucionando dúvidas, apresentando a empresa e instruindo-o em relação às  continue lendo »

Descubra o que é avaliação por competências e entenda o seu funcionamento
Descubra o que é avaliação por competências e entenda o seu funcionamento

Muitos profissionais de RH buscam integrar a avaliação por competências às práticas dos departamentos em que atuam. Afinal, em diversas situações, a simples análise dos resultados não traduz a contribuição  continue lendo »

Coaching: entenda como ele atua na psicologia organizacional
Coaching: entenda como ele atua na psicologia organizacional

O coaching passou a atuar mais recentemente nas empresas como um importante suporte para a psicologia organizacional. A prática apoia o setor de Recursos Humanos principalmente na parte de treinamento ou  continue lendo »

Gestão de recursos humanos no capital humano: saiba como aplicar corretamente
Gestão de recursos humanos no capital humano: saiba como aplicar corretamente

A correta gestão de recursos humanos garante que o capital humano da empresa seja bem aproveitado, contribuindo para o sucesso dos negócios. Não por acaso, organizações com boas práticas de  continue lendo »