Site de empregos: como escolher o melhor portal para divulgar a sua vaga

23 de junho de 2017
Kenoby

Atualmente, o grande desafio das empresas é encontrar o profissional ideal para ocupar uma função disponível em seu ambiente interno. Para ter sucesso nessa tarefa, é preciso anunciar as vagas no lugar certo.

Mas onde? Em um portal de vagas. Neste artigo, vamos apresentar o objetivo desse tipo de site e como ele pode ajudar sua empresa a atrair grandes talentos!

Qual é a função de um portal de vagas?

Em termos simples, o portal de vagas, ou site de emprego, é uma página na internet que permite que as empresas anunciem as suas ofertas disponíveis de trabalho.

Por outro lado, os profissionais conseguem encontrar vagas de empregos e se candidatar a elas. Ou seja, o portal de vagas é uma via de mão dupla que conecta as empresas com os trabalhadores, aquecendo o mercado de trabalho.


CTA

A quantidade pode ser inimiga da qualidade

Os sites de emprego são uma ferramenta bem tradicional entre os que procuram um trabalho. De fato, muitas pessoas logo pensam nessas páginas quando se fala no assunto. Sabendo disso, muitas instituições anunciam nesses sites para aumentar sua quantidade de candidatos.

No entanto, mais importante do que o número de profissionais que um portal de vagas pode oferecer, é a qualidade deles. Pois, de que adiantaria 100 candidatos responderem ao anúncio de uma organização, mas apenas 10 estarem aptos para serem chamados para uma entrevista? Isso geraria muito trabalho para o recrutador.

Sendo assim, um bom site filtra e disponibiliza para a empresa apenas os candidatos que realmente se identificam com a cultura interna da instituição e se encaixam nos requisitos da função disponível. Desse modo, a companhia terá um bom custo-benefício em seu processo seletivo.

Características de um portal com vagas de emprego

No entanto, antes de se cadastrar em um site de empregos, é muito importante que a empresa analise bem se a página oferece recursos eficientes para o processo de seleção de candidatos.

Vamos ver algumas dicas para isso.

Credibilidade

Por fim, é fundamental conferir a credibilidade do portal de vagas. Sendo assim, pesquise na internet a opinião das empresas e dos profissionais que já usaram os serviços do site.

Veja também os prêmios que o portal já recebeu. Por exemplo, todo ano são premiados os melhores fornecedores RH pela APG (Associação Portuguesa de Gestão de Pessoas). Se o portal de vagas tem esse selo, é um bom indício da qualidade dos seus serviços.

O que achou de nosso artigo? Gostou das orientações para escolher um portal de vagas ideal para a sua empresa? Então, aproveite entenda qual é a diferença entre software de recrutamento e portais de vagas!

Visibilidade

Um site com vagas de emprego deve conceder para a empresa uma boa visibilidade de sua oferta de trabalho. Sendo assim, fique de olho nas formas que o portal usa para a divulgação das vagas.

Por exemplo, veja se a página possui botões para compartilhamento das vagas em redes sociais e observe se o portal está entre elas.


CTA

Funcionalidade

O portal de vagas precisa ser prático de navegar. O ideal é que tenha um layout bem simples e intuitivo. Por exemplo, alguns sites, assim que o usuário acessa a página, já fornecem um formulário de cadastro bem fácil e rápido de responder.

Além disso, com apenas um clique aparecerá a opção para o visitante informar o seu e-mail para receber anúncios de vagas de emprego que lhe interessam. Se desejar enviar o currículo, o candidato pode preencher com facilidade um cadastro revelando informações de sua vida profissional.

Aplicativo

Segundo uma pesquisa apresentada em um artigo da revista Exame, o brasileiro costuma ter mais de 15 aplicativos instalados em seu smartphone. Essa tendência mostra o quanto o mobile está presente na vida das pessoas em nosso país.

Por isso, é muito importante que o site de empregos tenha um aplicativo para se aproximar dos usuários e facilitar a exposição das vagas de trabalho.

NOVIDADES DO BLOG

Receba semanalmente as novidades do blog e transforme o seu recrutamento!

Continue lendo:

Como a responsabilidade social ajuda no recrutamento

Como atrair talentos pela responsabilidade social Independente do contexto econômico, toda empresa busca os melhores candidatos para preencher suas posições. Quando olhamos para o preenchimento de posições que demandam conhecimentos específicos,  continue lendo »

Conheça os canais para divulgação das vagas em aberto da empresa

Uma das principais responsabilidades do setor de Recursos Humanos é o recrutamento e seleção de profissionais para o preenchimento de vagas em aberto na empresa. No entanto, encontrar pessoas com o  continue lendo »

Linkedin vagas: conheça as melhores práticas para divulgar nessa rede

O LinkedIn oferece a possibilidade para que empresas anunciem suas vagas disponíveis e, assim, contratem os melhores colaboradores para sua organização. Mas, afinal, como utilizar essa ferramenta de forma eficaz?  continue lendo »

como atrair talentos nas redes sociais
11 dicas para atrair talentos nas redes sociais

Uma empresa que deseja ter bom posicionamento de mercado entre seus clientes, sejam estes internos ou externos, precisa marcar presença nas redes sociais. Para alguns estrategistas de marketing, nem sempre  continue lendo »

Desafios de recrutamento: onde estão meus candidatos?

Recrutar candidatos hoje parece um desafio maior que no passado, aparenta faltar bons candidatos no mercado, onde eles estão?  Algumas forças podem explicar a atual escassez por talentos: nos últimos anos,  continue lendo »