Software de gestão de capital humano: o que é e quais suas vantagens

20 de fevereiro de 2019
Kenoby

O RH tem ganhado cada vez mais destaque dentro das empresas, já que permite direcionar os funcionários, modernizar os processos e gerar mais benefícios ao empreendimento. Para tal fim, hoje, conta com modernos softwares de gestão de capital humano.

Em resumo, o software de gestão de capital humano consiste na tecnologia que digitaliza certo processo do RH, como o recrutamento ou a análise comportamental. Assim, contribui para a transformação digital do setor, tornando-o mais eficaz.

No artigo de hoje, nós vamos falar sobre as possibilidades de usar o software para gestão de pessoas e quais os seus principais benefícios. Portanto, leia até o fim!

Como usar um software para gestão?

Parte das empresas mais bem-sucedidas já passou ou está passando por um forte processo de transformação digital, migrando tarefas tradicionais para softwares de ponta. Isso inclui as práticas de gestão de pessoas, essenciais ao sucesso do negócio.

No setor de RH, o software funciona como uma espinha dorsal ao aproveitamento de outras tecnologias. Um software de recrutamento, por exemplo, pode se conectar com as redes sociais, páginas de emprego e outros sites de vagas para selecionar e triar profissionais talentosos, bem como centralizar a comunicação ao longo da seleção.

Existem muitas várias outras funcionalidades que podem ser utilizadas na gestão, como o monitoramento dos indicadores-chave por meio do dashboard do sistema ou o fluxo para requisição de vagas do software.

Nesse sentido, o software de gestão é o substituto das planilhas e papéis tradicionais que só tornam o trabalho mais demorado e burocrático. Por que esperar por uma requisição de pessoal impressa se ela pode ser feita pelo sistema? O profissional de RH deve aproveitar o que há de melhor na tecnologia, modernizando suas atividades.

Antes de continuar, aproveite para baixar o nosso guia de boas práticas no R&S!

Quais os benefícios do software de gestão de capital humano?

Os benefícios são muitos, desde o aumento da produtividade do setor de RH até a contratação do maior número de talentos. Entenda!

1. Aumento da produtividade diária

Em primeiro lugar, o aumento da produtividade deve ser destacado. Com uma nova tecnologia, o setor de gestão de pessoas pode dar fim aos processos mais operacionais e burocráticos, deixando muita coisa a cargo do sistema.

Um ótimo exemplo vem do processo de triagem de currículos. Na seleção de uma empresa de médio porte, o gestor de pessoas pode receber centenas ou até milhares de currículos. Triar os melhores dá muito trabalho, custa energia e tempo (portanto, dinheiro) ao setor. Com o software, todo esse processo pode ser automatizado.

Sendo assim, há um forte ganho em termos produtivos. O trabalho que levaria dias para ser feito pode ser concluído em alguns minutos, sem perda de tempo, energia e capital financeiro. Isso, além de beneficiar o RH, gera vantagens a todo o negócio.

2. Manutenção das atividades estratégicas

Por vezes, o profissional de RH fica preso às rotinas burocráticas, como na gestão dos benefícios ou distribuição de holerites. Isso tira o foco do que é realmente estratégico e importante ao departamento, resultando em um baixo desempenho .

Quando há um software de gestão de capital humano, por outro lado, o gestor pode focar no que realmente importa e “terceirizar” as atividades por meio da tecnologia. Então, os currículos podem passar a ser distribuídos digitalmente e os benefícios gerenciados pelo sistema, com a comunicação mais ágil com os empregados.

Isso garante a construção de um RH mais estratégico, capaz de focar no que importa e contribuir ativamente para a rentabilidade da empresa. Os processos tradicionais não deixarão de existir, só serão digitalizados ou automatizados com a tecnologia.

3. Redução de custos

Em geral, há uma série de custos relacionados ao departamento de recursos humanos. O desligamento de empregados, por exemplo, pode ser um grave prejuízo às finanças da organização, assim como o processo seletivo mal gerenciado e fora do prazo.

O software ajuda a reduzir os custos, pois aumenta a eficiência operacional do setor. Isso quer dizer que é possível fazer mais coisas com o mesmo capital financeiro, além de ter maior acerto em cada atividade. Na seleção, o RH pode contratar mais talentos, com acerto e menor tempo, reduzindo gastos extras que afetam o orçamento inicial.

Sendo assim, o custo da gestão de pessoas pode ser aplicado em outras tarefas estratégicas, como na criação de programas de desenvolvimento de líderes ou no fortalecimento de políticas de retenção. Desse modo, o RH será bastante beneficiado.

4. Monitoramento dos resultados-chave

É cada vez mais importante que o setor de RH conheça os resultados alcançados em suas várias atividades. Ao longo do recrutamento e da seleção, por exemplo, qual foi o número de candidatos por vaga? Quantos processos foram fechados dentro do prazo? E qual o tempo médio para a finalização do recrutamento?

Para obter essas informações, o mais indicado é contar com um software de gestão. Ele trabalha no levantamento e análise de dados, transformando-os em informações úteis e confiáveis ao gestor de RH. Assim, não é preciso fazer o levantamento e cálculo manualmente, o que poderia levar dias ou horas de trabalho.

Em posse dos resultados-chave, o gestor de pessoas pode avaliar o que está de acordo com o desejado e o que precisa de ajustes. Depois disso, ele pode iniciar processos de melhoria contínua ou criar metas desafiadoras para o futuro. Logo, será possível melhorar!

5. Modernização do setor de recursos humanos

O mercado tem passado por uma forte transformação digital, processos antigos estão sendo substituídos por plataformas e softwares de ponta. Como resultado, vários setores precisam ser redesenhados, e o RH é um dos principais.

Contar com um bom software é o primeiro passo para adequar o RH à nova realidade, permitindo-o modernizar seus métodos de trabalho e digitalizar seus processos. Já é possível automatizar tarefas mais repetitivas, integrar inteligência artificial na seleção de talentos e analisar um grande volume de dados para tomar boas decisões.

Tudo isso não é referente ao RH do futuro, mas ao de hoje. Se a gestão de pessoas não for modernizada, dificilmente será considerada como um ponto forte na empresa. Além disso, não conseguirá atingir resultados fora da curva e alcançar metas desafiadoras.

Agora que você já sabe o que é software de gestão de capital humano e quais seus benefícios para a empresa, tenha em mente que poderá aumentar a produtividade, melhorar a atuação estratégica, reduzir custos, monitorar os resultados e modernizar toda a gestão de pessoas. Então, aproveite o que há de melhor na tecnologia de RH.

Você gostou deste artigo? Que tal aprender mais sobre gestão de pessoas, estratégia e tecnologia aplicada ao RH? É só assinar nosso newsletter. Vamos lá!

No votes yet.
Please wait...
Aumente a assertividade no seu R&S!

NOVIDADES DO BLOG

Receba semanalmente as novidades do blog e transforme o seu recrutamento!

Kit - Entrevista de Candidatos

MATERIAIS GRATUITOS:

Certificação em Recrutamento e Seleção

Apresentação Mensal com Indicadores de RH

CONFIRA + MATERIAIS GRATUITOS

Continue lendo:

Descubra 6 características da gestão por competências
Descubra 6 características da gestão por competências

Gerenciar pessoas na organização é um verdadeiro desafio. Os colaboradores têm suas qualidades e problemas, além de apresentarem conflitos entre si. Desenvolver uma estratégia que ajude a potencializar capacidades e  continue lendo »

Psicologia no RH: saiba como ela atua!
Psicologia no RH: saiba como ela atua!

A psicologia no RH atua principalmente para promover a qualidade de vida das pessoas no trabalho. Essa área de conhecimento é responsável por desenvolver ações estratégicas para organizações de todos  continue lendo »

RH e departamento pessoal: entenda de vez a diferença
RH e departamento pessoal: entenda de vez a diferença

Ainda é muito comum haver nas empresas profissionais, líderes e clientes que não compreendem a diferença entre os setores de RH e Departamento Pessoal. Essa dúvida é muito pertinente, pois  continue lendo »

Entenda 5 mitos da gestão de recursos humanos
Entenda 5 mitos da gestão de recursos humanos

A gestão de recursos humanos conquista um espaço cada vez maior, graças ao reconhecimento da sua importância para o crescimento da empresa. Ela dá aos líderes uma visão mais clara  continue lendo »

Dia do trabalho: História, Recrutamento e Recursos Humanos
Dia do trabalho: História, Recrutamento e Recursos Humanos

No dia 1º de maio é comemorado o dia mundial do trabalho, também conhecido como dia do trabalhador. No Brasil, a data é feriado, assim como diversas outras, como Tiradentes,  continue lendo »

Descubra o que é o departamento pessoal e quais as suas funções
Descubra o que é o departamento pessoal e quais as suas funções

O que é departamento pessoal (DP) é a resposta que todo profissional da área deve ter na ponta da língua. Afinal, as rotinas do setor contemplam atividades de extrema relevância para  continue lendo »