Tarefas do RH: Conheça as principais e suas características

1 de dezembro de 2018
Kenoby

O RH é uma das áreas mais importantes na organização e, em geral, cuida da relação entre empregado e empregador, garantindo o alcance dos interesses de ambos. Para isso, tem várias funções estratégicas e operacionais. Agora, quais são as tarefas do RH?

Vale lembrar que é abreviação para Recursos Humanos. Dentre as tarefas desse setor, é possível destacar o recrutamento e seleção (R&S), integração de recém-contratados, avaliação de desempenho, além do treinamento e desenvolvimento (T&D). E cada uma dessas tarefas tem sofrido diversas mudanças, em especial pela transformação digital.

Neste post, vamos mostrar as principais tarefas do RH e as competências necessárias ao profissional dessa área. Continue a leitura e saiba mais!

Quais são as características do profissional de RH?

O profissional de RH deve entender muito de “gente”, afinal de contas, sem pessoas, uma empresa seria apenas uma entidade abstrata. Mas ele também precisa trabalhar com estratégias, números e novas tecnologias fornecidas pelas HR Techs.

Nesse sentido, uma das principais características do gestor de pessoas é a capacidade de aprender, desaprender e reaprender. Aproximadamente 56% das empresas estão redesenhando seus processos de RH para aproveitar ferramentas digitais, e o gestor deve ter disponibilidade para aprender a trabalhar com o que há de novo.

Outra característica crucial é a habilidade de liderar, isto é, direcionar outras pessoas ao alcance de certos resultados. Porém, o modelo de liderança não deve estar baseado na máxima “faça o que eu falo, não o que eu faço”, é necessário ser o exemplo diário.

Por fim, é preciso trabalhar com base em dados, números e indicadores. Não há muito espaço para “achismo”, as decisões devem ser acertadas e garantir bons resultados à organização. Por esse motivo, é preciso conhecer os indicadores da gestão de pessoas.

Quais as atribuições do profissional na rotina do RH?

As tarefas ligadas à gestão do capital humano são cada vez mais amplas. Hoje, pode-se falar até em ações de marketing, como o endomarketing ou employer branding, com ênfase nos profissionais talentosos. Confira, agora, as principais tarefas do RH:

Recrutamento e Seleção (R&S)

Essa tarefa é indispensável, pois todo negócio precisa de capital humano para dar vida às atividades diárias. Mas, claro, não dá para colocar qualquer tipo de profissional dentro da empresa – é preciso fazer uma triagem minuciosa e focada em certas competências.

Por causa disso, é preciso de um bom job description, isto é, um documento geral que descreva as competências necessárias à vaga. E mais: deve-se contar com a tecnologia, incluindo softwares de R&S e redes sociais, para obter maior acerto na contratação.

Aproveite e baixe agora o nosso manual para desenvolver a marca empregadora!

E-book: Manual para desenvolver a Marca Empregadora




Integração de recém-contratados

Novos contratados podem até ser competentes, mas ainda precisam se adaptar a uma série de coisas — como a nova equipe, liderança e cultura organizacional. Nessa etapa de transição, dificilmente o talento consegue trabalhar com máxima eficiência.

Exatamente por isso, é preciso iniciar o processo de integração, também conhecido como onboarding. Desse modo, o recém-contratado pode se sentir (de fato) parte do time, conhecer a filosofia de trabalho, assim como entregar resultados exponenciais.

Avaliação de desempenho

Entre o desempenho real e o ideal, geralmente, há uma lacuna significativa. Um consultor pode estar vendendo 10 unidades de carros por mês enquanto deveria vender 100 ou mais. Para identificar e reduzir esse gap, é necessária a avaliação.

Há diferentes modelos de avaliação de pessoas, um dos mais usados é o modelo 360 graus. Nesse caso, o profissional é analisado por diversos pontos de vista, obtendo retorno de colegas de trabalho, superiores, subordinados e até clientes mais próximos.

Treinamento e desenvolvimento

Todo profissional deve crescer continuamente, afinal, tudo está mudando a passos largos e ninguém pode ficar estagnado. Em razão disso, uma das mais importantes tarefas do RH é criar e implementar bons programas de treinamento e desenvolvimento do time.

Os profissionais brasileiros passam por uma média de 21 horas de treinamento ao ano, número inferior ao de países mais desenvolvidos. Para eliminar essa desvantagem, é possível aproveitar novos meios de capacitação, em especial o EAD e mobile learning.

Rotinas de departamento pessoal

Assim como o RH tem um viés estratégico (responsável por integrar, avaliar e treinar talentos), também é encarregado das rotinas burocráticas. A relação entre empregado e empregador deve estar amparada nos aspectos legais, a legislação trabalhista (CLT).

Sua rotina consiste em gerenciar os contratos de trabalho, a relação com os sindicatos, os benefícios obrigatórios (férias, 13º salário, vale-transporte etc.), entre outros itens. Essas tarefas não devem ser negligenciadas, pelo contrário, devem ser exercidas com efetividade.

Elaboração de estratégias acertadas

O RH deixou o papel de coadjuvante e, atualmente, é protagonista na empresa. O setor é diretamente responsável pelo alcance de objetivos genéricos e desafiadores, bem como pela criação de estratégias funcionais. Assim, toda a organização é beneficiada!

No entanto, para planejar estrategicamente, é preciso conhecer os atuais resultados (por meio dos indicadores-chave de desempenho), definir metas desafiadoras e criar um bom plano de ação, uma espécie de passo a passo que leve aos resultados-chave.

Integração de ações de marketing interno

As atribuições do setor de recursos humanos são cada vez mais amplas, e incluem até ações de marketing com foco nos profissionais. O objetivo é otimizar a atração, retenção e motivação dos talentos, garantindo o alcance de resultados ainda maiores.

Nesse sentido, a formulação da marca empregadora é cada vez mais comum. Uma das tarefas do RH é criar uma forte imagem para atrair novos talentos, o que pode ser feito com a ajuda da página de carreiras ou redes sociais corporativas (LinkedIn, Instagram etc.).

Como desenvolver uma equipe para otimizar os resultados?

Como é possível observar, as atribuições são diversas. Exatamente por isso, é preciso de uma equipe de alta performance que melhore os processos de gestão de pessoas e contribua para o crescimento organizacional.

Para tanto, se torna imprescindível ter metas bem definidas, monitorar os resultados alcançados, gerar feedbacks construtivos e estimular por meio de recompensas.

Quando a equipe de RH é desenvolvida, toda a empresa é beneficiada! Os profissionais podem ser mais bem liderados, o setor de recursos humanos gerenciado com qualidade e o negócio pode obter melhores resultados, inclusive em termos de lucro.

Enfim, agora você está por dentro do tema. São muitas as tarefas do RH, do recrutamento até a manutenção da relação empregado-empregador, sendo preciso melhorá-las continuamente. Para tanto, vale contar com a ajuda da tecnologia.

Agora, que tal continuar aprendendo conosco? Confira nosso outro artigo sobre como a tecnologia auxilia nas tomadas de decisões do RH. Boa leitura!

Rating: 5.0/5. From 1 vote.
Please wait...
Aumente a assertividade no seu R&S!

NOVIDADES DO BLOG

Receba semanalmente as novidades do blog e transforme o seu recrutamento!

Kit - Entrevista de Candidatos

MATERIAIS GRATUITOS:

Certificação em Recrutamento e Seleção

Apresentação Mensal com Indicadores de RH

CONFIRA + MATERIAIS GRATUITOS

Continue lendo:

Entenda qual a importância e como implementar o onboarding na empresa
Entenda qual a importância e como implementar o onboarding na empresa

Quando um profissional ingressa na empresa, tudo é novo para ele: procedimentos básicos, colegas, liderança, mesa de trabalho… tudo muda de uma hora para outra e, quanto mais rápido ele  continue lendo »

Teste DISC: confira 7 dúvidas e descubra a sua importância para o RH
Teste DISC: confira 7 dúvidas e descubra a sua importância para o RH

Embora sejam fundamentais, as competências técnicas não garantem o sucesso em uma função quando estão isoladas. Por este motivo, testes comportamentais, como o teste DISC, ganham cada vez mais importância nas  continue lendo »

Entenda o que é o headhunter e qual o seu papel
Entenda o que é o headhunter e qual o seu papel

Você já se perguntou o que é headhunter? O termo é bem conhecido dentro do ambiente corporativo, mas nem sempre as pessoas têm total clareza do que ele significa e de  continue lendo »

Os 7 principais tipos de remuneração e como utilizá-los
Os 7 principais tipos de remuneração e como utilizá-los

Alguns dos principais tipos de remuneração, que nós abordamos ao longo do texto, são: Gratificação funcional; Participação acionária; Remuneração variável; Gratificação por habilidades; Premiações e comissões; Salário indireto e Participação  continue lendo »

Recursos Humanos: TUDO o que você precisa saber sobre o RH
Recursos Humanos: TUDO o que você precisa saber sobre o RH

A área de Recursos Humanos, ou RH, como é conhecido o setor responsável pela gestão de pessoas, é um conjunto de técnicas e práticas realizadas pelos profissionais que atuam com  continue lendo »

Diversidade nas organizações: como  promover e qual a sua importância
Diversidade nas organizações: como promover e qual a sua importância

A diversidade nas organizações tem sido uma preocupação constante da gestão das empresas comprometidas com o desenvolvimento de seus talentos e mercados. Isso porque uma equipe com características distintas é  continue lendo »