Tecnologia no RH: otimizando o processo de recrutamento e seleção

30 de julho de 2019
Kenoby

Há uma enorme quantidade de tecnologia no RH que pode ser usada para potencializar a gestão do capital humano, desde softwares de recrutamento e seleção dotados de inteligência artificial até sistemas de entrevista em vídeo, com mecanismos de reconhecimento facial.

Isso é reflexo da forte transição digital pela qual a gestão de pessoas está passando. Hoje, no RH, quase tudo pode ser facilitado ou até mesmo automatizado com a tecnologia. Logo, cabe aos gestores entender mais sobre o tema e promover melhorias autênticas no trabalho.

e essa automatização pode ser realizada nas mais variadas áreas, inclusive na hora de recrutar novos colaboradores. Para saber mais sobre o assunto, faça o nosso minicurso de automatização do R&S.

Para lhe ajudar a saber mais sobre o assunto, criamos um artigo completo sobre tecnologia no RH. Adiante, explicamos quais tecnologias otimizam o recrutamento e a seleção. Boa leitura!

O que é recrutamento e seleção?

O Recrutamento e Seleção é a agregação de novas pessoas ao ambiente de trabalho. Quando há uma deficiência na força de trabalho, é comum que se crie uma vaga de emprego. A seleção busca suprir essa deficiência e garantir a contratação de um profissional talentoso.

Na prática, são etapas bem diferentes. O recrutamento é uma busca, em que o mercado de trabalho é vasculhado para encontrar bons candidatos à vaga. A seleção é a triagem desses candidatos, objetivando encontrar o profissional que tem maior aderência à organização.

Em resumo, o processo de agregação é um dos mais importantes — talvez, o mais importante — da gestão de pessoas. Ele permite que gente inteligente, motivada e íntegra faça parte da equipe. Por esse motivo, precisa ser otimizado com boas tecnologias.

Quais as principais tecnologias no RH?

Há ferramentas tecnológicas que facilitam todo o recrutamento e a seleção. Por exemplo, automatizam a requisição de pessoal e a triagem de currículos. A seguir, destacamos as principais.

Software de recrutamento e seleção

A primeira e principal tecnologia no RH é o software de recrutamento e seleção. Ele funciona como uma espécie de espinha dorsal de todo o processo de contratação.

O objetivo desse tipo de plataforma é facilitar a vida do recrutador e garantir a aquisição de gente talentosa. Em geral, tem uma enorme quantidade de recursos disponíveis — como campos para requisição de pessoal, comunicação com candidatos e análise dos indicadores-chave, como o turnover.

De ponta a ponta, a ferramenta soma maior controle ao selecionador. Ele permite centralizar e gerenciar os anúncios de vagas por sites e mídias sociais, enviar feedbacks em massa para os candidatos, além de triar currículos com base em competências predeterminadas.

Por causa disso, há muitos benefícios ligados ao uso de bons softwares. A maior agilidade, acerto e controle do processo de contratação são alguns dos principais.

Tecnologias de entrevista em vídeo

Há uma infinidade de empecilhos que podem ocorrer em uma entrevista presencial. O profissional chegar atrasado e o selecionador precisar apagar um “incêndio” inesperado são dois dos mais comuns. Por esse motivo, é necessário ter alternativas tecnológicas.

Nesses casos, a entrevista por vídeo é uma ótima opção. Há dois principais métodos que permitem esse encontro digital:

  • online — quando selecionador e candidato se encontram no mesmo dia e horário, permitindo que suas dúvidas sejam tiradas em tempo real;
  • gravado — quando o candidato recebe um questionário, grava suas respostas em vídeo e depois envia ao selecionador.

De uma forma ou de outra, há vantagens que só a tecnologia pode oferecer. A flexibilização do tempo, o maior conforto ao candidato (que não precisa enfrentar trânsito para chegar à empresa) e a possibilidade de salvar a entrevista e compartilhá-la com os gestores.

Tecnologias de entrevista por vídeo comumente contam com algoritmos de análise facial. Logo, permitem avaliar as emoções predominantes nos candidatos ao longo da entrevista.

Página de carreiras

Outra importante solução tecnológica é a página de carreiras. Ela funciona como uma vitrine da empresa para os profissionais do mercado de trabalho.

Na maioria das vezes, as companhias divulgam suas vagas em páginas externas, como portais ou redes sociais. Isso não é errado e pode contribuir bastante. Mas estes, também, não são meios flexíveis e personalizáveis de acordo com o interesse da empresa. Isso prejudica a seleção.

Uma página de carreiras é da própria organização e pode ser totalmente personalizada. É possível compartilhar vagas de trabalho, mas também fotos, vídeos e mensagens. Dá para falar do negócio, reforçar a marca e atrair mais gente talentosa.

Para a construção da marca empregadora (conceito de employer branding), contar com uma página de carreiras é quase obrigatório. Por isso, é uma grande tecnologia no RH.

Outros sistemas de automação

Algumas etapas do recrutamento e seleção, como a análise de currículos ou de proficiência em outro idioma, são repetitivas e custam muito tempo e energia ao recrutador. Por isso, é importante contar com tecnologias que automatizem estas e outras etapas.

Já existem diversos sistemas de automação. Por exemplo, dedicados à avaliação de perfil comportamental, proficiência em outro idioma, triagem de currículos, testes de raciocínio lógico e conhecimentos específicos.

Em geral, esses sistemas permitem que o selecionador tenha respostas sem precisar se envolver tanto com os meios — como a aplicação e análise de testes comportamentais, que custam muito tempo. Assim, é possível manter o foco no que é estratégico e essencial à aquisição.

O que é e como aplicar o HR Tech?

O termo “HR Tech” vem do inglês e significa algo como “RH tecnológico” ou “tecnologia de RH”. São muitos os significados para essa expressão. Empresas que criam tecnologia com foco na gestão de recursos humanos, por exemplo, são chamadas de HR Tech.

À luz do que já foi discutido, é interessante conceituar “HR tech” como RH tecnológico. Isto é, um setor adaptado à nova transição digital e que conta com boas ferramentas para obter resultados acima do lugar-comum, tanto no recrutamento quanto em outras atividades.

Para arquitetar um HR Tech, acima de tudo, é necessário não ter medo da mudança. Não adianta insistir nos processos obsoletos ou preservar o estado atual das coisas, é preciso inovar e colocar o RH na vanguarda do mercado. Assim, terá grandes resultados.

E então, entende a tecnologia no RH e como ela pode otimizar a contratação? Conte com um bom software de recrutamento e seleção, sistema de entrevista em vídeo, página de carreiras ou outras ferramentas de automação. Logo, terá maiores chances de encontrar os candidatos certos e engajá-los para que façam parte do quadro de trabalho.

Rating: 5.0/5. From 1 vote.
Please wait...
Aumente a assertividade no seu R&S!

NOVIDADES DO BLOG

Receba semanalmente as novidades do blog e transforme o seu recrutamento!

Kit - Entrevista de Candidatos

MATERIAIS GRATUITOS:

Certificação em Recrutamento e Seleção

Apresentação Mensal com Indicadores de RH

CONFIRA + MATERIAIS GRATUITOS

Continue lendo:

HR Tech: Entenda o que é e qual sua importância
HR Tech: Entenda o que é e qual sua importância

As HR Tech são empresas que desenvolvem, por meio de tecnologia e com o objetivo de aumentar a eficiência e a inteligência do setor, softwares que automatizam os processos e  continue lendo »

Inteligência Artificial no recrutamento e seleção: Como aplicar?
Inteligência Artificial no recrutamento e seleção: Como aplicar?

As condições sociais, culturais, econômicas e organizacionais são aspectos fundamentais na prática de recursos humanos. Com a globalização e o aumento do acesso à internet, surgiram práticas de gestão que  continue lendo »

People Analytics no R&S: Entenda como isso funciona
People Analytics no R&S: Entenda como isso funciona

Automatizar o RH ainda é um assunto que rende muitas críticas e elogios e, na maioria das vezes, as práticas inovadoras são descartadas simplesmente por falta de compreensão de seus  continue lendo »

R&S + WhatsApp Business: revolucione a comunicação com o seu candidato
R&S + WhatsApp Business: revolucione a comunicação com o seu candidato

O app de mensagens mais famoso do mundo, acaba de lançar a sua versão para o mundo corporativo. O Whatsapp Business vem com novas funções para estruturar e afirmar o  continue lendo »

Conheça os 5 processos do RH que devem ser automatizados
Conheça os 5 processos do RH que devem ser automatizados

Com o passar dos anos, o setor de Recursos Humanos vem acumulando funções cada vez mais complexas e abrangentes dentro da empresa. Desde o processo seletivo até o desligamento de  continue lendo »

Inteligência Artificial no Recrutamento e Seleção: Como esse assunto será abordado no 2º Kenoby Talks?
Inteligência Artificial no Recrutamento e Seleção: Como esse assunto será abordado no 2º Kenoby Talks?

Sempre muito presentes nas tramas de ficção científica, a Inteligência Artificial passa a garantir cada vez mais o seu espaço nas discussões e, até mesmo, na vivência de grande parte  continue lendo »