Tecnologias para RH e o Futuro do Recrutamento

30 de junho de 2016
Erica Carneiro

Esse post é um convite do Blog Kenoby à reflexão quanto ao futuro da área de Recrutamento e Seleção. Gostamos de analisar e pensar no futuro e em como ele moldará o universo corporativo. Entre nessa viagem no tempo conosco e veja o que pode acontecer na área de recrutamento com o advento de novas tecnologias.

Enquanto gestor de RH, você tem plena consciência de que seus funcionários estão abarrotados de trabalho em suas rotinas diárias, não há qualquer dúvida quanto a isso. Apesar de tentativas de aprimorar os processos e RH aparentemente nenhuma vem surtindo tanto sucesso quanto softwares e ferramentas tecnológicas. Sem dúvida, elas foram uma mão na roda para a sociedade, mas você sabia que elas também podem otimizar o dia a dia do departamento de Recursos Humanos, levando seus colaboradores a focarem em análises mais complexas e estratégicas do que simplesmente se afundarem em processos burocráticos e operacionais? Se não entendeu, não há problema, nós do Blog Kenoby, explicamos. Continue lendo esse post e entenda:

Meu processo de Recrutamento realmente gera resultados?

Para compreendermos a importância da busca semântica nos departamentos de RH, é essencial que compreendamos como os atuais processos de recrutamento estão fadados ao fim em dado momento no futuro. Momento este, que não está longe. Na realidade, apesar dos grandes esforços da equipe de RH, apenas uma pequena parcela de candidatos é atingida pelo atual modelo de recrutamento online – onde passamos dias e horas a fio editando vagas em diferentes portais.
Talvez você duvide dessa afirmativa, afinal de contas, centenas e milhares de currículos chegam até sua empresa diariamente por meio dessas plataformas, mas será que esses candidatos são realmente os melhores? Será que são eles que você procura e sua empresa precisa? Lembre-se que há muitas pessoas que estão em seus empregos e a grande maioria delas não vê motivos para mudanças, principalmente agora, que estamos num período de crise quando as pessoas têm certo receio de se movimentar profissionalmente.
Porém, provavelmente, há diversos desses indivíduos que são exatamente o talento que você procura e faltava em sua organização. Analise como a situação mudou de figura: não temos mais um candidato que busca um emprego, mas uma empresa que procura por um talento, e como você fará para que ele te ache ou mesmo faça um movimento para procurar por você?

Novos métodos de busca de candidatos

Atualmente os recrutadores ainda procuram por talentos por meio de métodos bem simples, que é o que os atuais portais de recrutamento permitem – título da vaga e habilidades -. Porém, como seria se um software de recrutamento pudesse elaborar os parâmetros dessa busca por você? Diferente de pessoas, os algoritmos de computadores trabalham com sentenças de “E” e “OU” a fim de encontrar determinadas variáveis num banco de dados. Isso significa que o valor e quantidade dos dados inseridos pode ajudar muito na otimização do trabalho de recrutadores, deixando a parte operacional para a máquina e permitindo às equipes de RH maior foco em análise.

Busca Semântica e seus impactos da área de RH

Ora, se você acessa a internet, sem dúvida nenhuma já fez uma busca no Google, e não há dúvida nenhuma de que a Gigante de Tecnologia chegou para criar cada vez mais inovações e movimentar diversos aspectos sociais e corporativos. Mas onde queremos chegar com isso?
Os parâmetros de algoritmos que explicamos acima são semelhantes a como funciona uma busca no Google. Você digita certas palavras-chaves e – se quiser também inclui determinadas condições – encontra o termo procurado. Além disso, ferramentas como essa são capazes de compreender sinônimos, ou seja, se você digitar “gestor de RH”, o software estenderá sua pesquisa para “gerente de gente”, “diretor de recrutamento” e por aí, vai.

Já pensou se procurar talentos fosse como fazer uma pesquisa no Google? Você digita algumas habilidades específicas e um currículo perfeito aparece na sua tela? Pois saiba que esse tempo há de chegar e não está longe, mas, enquanto ele não vem, aprenda como anunciar sua vaga e potencializar as suas chances de atrair os melhores candidatos, com nosso E-book gratuito Atração de Talentos e não deixe de seguir nosso blog para saber mais novidades sobre Recrutamento e Seleção.

Clique e confira o    E-book Atração de Talentos

NOVIDADES DO BLOG

Receba semanalmente as novidades do blog e transforme o seu recrutamento!

Continue lendo:

Inteligência Artificial no Recrutamento e Seleção: Como esse assunto será abordado no 2º Kenoby Talks?

Sempre muito presentes nas tramas de ficção científica, a Inteligência Artificial passa a garantir cada vez mais o seu espaço nas discussões e, até mesmo, na vivência de grande parte  continue lendo »

Recrutamento e Seleção
Gestão de Gente 2.0 – A tecnologia a favor da equipe de RH

Falta de tempo, acúmulo de serviços devido a processos burocráticos e operacionais… são inúmeros os motivos que impactam diretamente na melhoria e otimização do dia a dia de equipes e gestores  continue lendo »

Veja como automatizar o RH da sua empresa

É inegável que, ao longo dos anos, as áreas de recursos humanos passaram a ocupar um espaço de grande importância nas empresas do ponto de vista estratégico. Porém, ainda há  continue lendo »

Conheça os 5 processos do RH que devem ser automatizados

Com o passar dos anos, o setor de Recursos Humanos vem acumulando funções cada vez mais complexas e abrangentes dentro da empresa. Desde o processo seletivo até o desligamento de  continue lendo »

Veja como a tecnologia auxilia nas tomadas de decisão no RH

Com a ascensão da tecnologia, muitos processos dentro do âmbito organizacional foram sendo otimizados. Desde a elaboração de estratégias, prospecção de clientes até a mensuração de resultados, tudo ficou mais  continue lendo »

Tecnologia e Recrutamento: como essa união impacta recrutador e candidato?

Os anos se passam, mas até hoje os processos de recrutamento e seleção são feitos da mesma maneira: recebimento de currículo  impresso direto na empresa e, mais recentemente por e-mail,  continue lendo »