Teste palográfico: entenda o que é e por que utilizá-lo

14 de agosto de 2017
Kenoby

Na hora de contratar um novo profissional, é importante ir além das competências técnicas. Isso significa que é essencial contar também com ferramentas validadas e eficientes para avaliar traços individuais de personalidade e outras características dos candidatos. Tudo isso ajuda na tomada de decisão sobre o melhor profissional para exercer a função da vaga em aberto.

Entre essas ferramentas, estão os testes psicológicos. Nesse contexto, o teste palográfico ganha destaque por auxiliar na identificação de traços como níveis de extroversão, equilíbrio emocional e insegurança, entre outras características dos candidatos. É um instrumento extremamente completo e confiável que vem ganhando cada vez mais adesão dentro das organizações.

Quer saber mais sobre o teste palográfico? Então continue a leitura e descubra como ele funciona, quais características podem ser analisadas e todos os benefícios que esse tipo de ferramenta pode gerar para a sua empresa!

O que são testes psicológicos e qual a importância deles para as organizações?

Os testes psicológicos são ferramentas desenvolvidas por psicólogos para avaliar uma série de características dos indivíduos. Existem diversos tipos de testes destinados à avaliação da personalidade, inteligência e atenção, entre outros.

O diferencial dessas ferramentas é o fato de que elas passam por um longo processo de construção e validação. Isso significa que são desenvolvidas dentro das universidades, utilizando o que há de mais moderno em teorias psicológicas. Além disso, a qualidade do instrumento é atestada devido à grande quantidade de pesquisas realizadas para construir o teste e validá-lo com a população brasileira.

Dessa forma, são medidas confiáveis em relação às características individuais das pessoas. Assim, quando você incorpora esse tipo de ferramenta aos processos da sua empresa — tanto nos processos de RH quanto no recrutamento e seleção — aumenta a qualidade das avaliações organizacionais.

Com isso, você passa a ter acesso a dados precisos e válidos sobre as características individuais da equipe. Os testes fornecem insumos poderosos para embasar a tomada de decisão, tanto em relação aos melhores candidatos de um processo seletivo quanto na criação de estratégias relacionadas a quem já faz parte da equipe.

Como funciona o teste palográfico?

O teste palográfico é um teste do tipo projetivo, o que significa que ele acessa as características pessoais dos indivíduos de forma indireta. No caso do palográfico, isso é feito por meio de representações gráficas.

Para entender melhor seu funcionamento, a pessoa que está sendo avaliada deve fazer alguns traços de acordo com as instruções do aplicador do teste. Esses traços verticais são chamados de palos e é de acordo com o formato e posicionamento deles que o avaliador identifica características pessoais do profissional.

O teste palográfico pode ser aplicado individualmente ou em grupo, dependendo da necessidade da empresa. Além disso, é importante saber que não existem respostas certas ou erradas. Seu objetivo é gerar informações sobre características individuais. Portanto, o perfil ideal é indicado pelas características da empresa e da função que o colaborador vai assumir.

Quais características o teste palográfico avalia?

O teste palográfico avalia uma série de características comportamentais e de personalidade de quem realiza. Algumas delas são:

  • produtividade;
  • ritmo de trabalho;
  • iniciativa;
  • agressividade;
  • organização;
  • relacionamentos;
  • uso de álcool ou outras substâncias;
  • aspectos emocionais;
  • transtornos psicológicos.

Esses são apenas algumas dos traços que o teste palográfico acessa. Portanto, como você pode perceber, ele é um instrumento muito completo na hora de acessar informações sobre características pessoais da equipe.

Quem pode aplicar e analisar os resultados do teste palográfico?

Esse é um elemento de atenção muito importante para quem faz uso de testes psicológicos dentro da empresa. Isso porque, segundo o Conselho de Psicologia, apenas psicólogos formados e com registro no conselho podem aplicar e analisar testes.

Existe um treinamento específico para cada um dos testes psicológicos — incluindo o palográfico. Para garantir a validade dos dados, é essencial que a aplicação siga uma norma específica à qual o profissional de psicologia tem acesso durante o curso de graduação.

Além disso, a interpretação dos resultados também é bastante complexa e requer cuidado. Portanto, também é essencial que o profissional tenha conhecimento sobre a melhor forma de realizar essa tarefa.

Existem ainda cursos específicos para a aplicação e análise do palográfico. Eles aumentam a qualidade dos resultados e, dessa forma, devem ser levados em consideração na hora de escolher o melhor profissional para a aplicação do teste.

O teste palográfico é confiável?

O teste palográfico é bastante confiável. Não é à toa que é um dos exames mais usados para avaliação de personalidade, reconhecido pelo Conselho Regional de Psicologia e usado em órgãos como a Polícia Federal (para a liberação de porte de armas) e Detran (para autorizar a carteira de habilitação).

Isso porque segue os rígidos critérios de controle que se aplicam a todos os testes psicológicos. Também conta com tabelas de análise que definem o resultado levando em consideração o sexo e a escolaridade da pessoa avaliada.

Por fim, sua validade precisa ser revisada por equipes científicas de tempos em tempos. O teste palográfico também segue essa norma do Conselho de Psicologia e, com isso, garante que os resultados são válidos ao longo do tempo.

Como usar o teste na seleção de talentos?

Um dos processos que ganham muito em qualidade ao acrescentar o teste palográfico é o recrutamento e seleção da empresa, uma vez que ele ajuda a identificar os profissionais com personalidade condizente com a cultura organizacional.

É capaz também de detectar alguns elementos relacionados ao comportamento do candidato no dia a dia do trabalho, aumentando a previsibilidade do processo seletivo. Isso significa que você consegue acessar com mais credibilidade os comportamentos e características individuais dos colaboradores.

Dessa forma, gera insumos para que você identifique se aquele candidato é adequado para as funções que vai desempenhar dentro da empresa. Além disso, consegue analisar o fit cultural do candidato com a sua organização, melhorando a assertividade da contratação.

A aplicação desse teste pode evitar uma série de transtornos relacionados a contratações equivocadas, evitando altos índices de turnover e ajudando na produtividade da empresa. Inclusive, você pode baixar o nosso e-book sobre boas práticas de recrutamento e seleção e verificar se a sua empresa está seguindo as tendências de mercado.

Quais os benefícios de utilizar o teste palográfico na retenção de talentos?

A utilização do teste palográfico também traz uma série de benefícios relacionados à retenção de talentos na empresa.

Quando você incorpora o teste palográfico na sua organização, é possível identificar quais são as características pessoais do seu time. Dessa forma, pode cruzar esses dados com as exigências de cada um dos cargos e atividades realizadas na empresa para descobrir qual o colaborador mais adequado para cada um deles.

A partir dessa análise, é possível realocar a equipe de forma a potencializar os pontos fortes de cada um dos colaboradores, colocando-os para realizar as atividades nas quais apresentam desempenho melhor e que agreguem mais valor para a empresa.

Isso aumenta os índices de retenção de talentos, uma vez que permite que o colaborador utilize as suas habilidades para fazer aquilo de que gosta. Assim, torna-se mais satisfeito e motivado dentro da empresa, reduzindo a possibilidade de saída do profissional.

Com a utilização do palográfico você também consegue identificar as principais necessidades de capacitação do time. Dessa forma, na hora de investir no desenvolvimento de colaboradores, é possível buscar as capacitações mais adequadas ao perfil do time e que supram as necessidades de desenvolvimento da equipe.

Com colaboradores mais capacitados, você cria uma equipe mais satisfeita, motivada e, assim, mais propensa a continuar integrando o time, o que aumenta a produtividade e reduz custos.

Por fim, o teste palográfico também auxilia na tomada de decisão sobre as melhores práticas do setor de RH. Vale lembrar que a gestão de pessoas é uma das maiores responsáveis por garantir a retenção de talentos na empresa.

Ao utilizar o teste palográfico, você passa a conhecer melhor os colaboradores. Com isso, é possível que o setor de RH crie estratégias direcionadas para as principais características e necessidades da equipe. Dessa forma, o RH atua de maneira mais estratégica e alinhada aos objetivos da equipe como um todo.

Vimos que a utilização de testes psicológicos como forma de avaliar características individuais do time é uma prática que pode gerar ótimos resultados para a empresa. E, entre eles, o teste palográfico é um dos mais utilizados devido à credibilidade da ferramenta e da quantidade de características que é capaz de avaliar.

Para isso, porém, é essencial contar com profissionais capacitados para aplicar e analisar os resultados. Dessa forma, você aproveita todos os benefícios que ele gera para o seu negócio!

Gostou do conteúdo? Então aproveite e assine a nossa newsletter! Assim você fica sempre por dentro de todas as atualizações do nosso blog e recebe mais conteúdos como esse diretamente no seu e-mail.

Rating: 3.7/5. From 16 votes.
Please wait...
Aumente a assertividade no seu R&S!

NOVIDADES DO BLOG

Receba semanalmente as novidades do blog e transforme o seu recrutamento!

MATERIAIS GRATUITOS:

Certificação em Recrutamento e Seleção

Apresentação Mensal com Indicadores de RH

Kit - Entrevista de Candidatos

CONFIRA + MATERIAIS GRATUITOS

Continue lendo:

Treinamento e desenvolvimento: Tire suas dúvidas sobre esse tema

O treinamento e desenvolvimento é uma das atividades mais importantes nos processos de recrutamento de profissionais nas empresas. Essa etapa é considerada fundamental para garantir o aprimoramento dos colaboradores, bem como a  continue lendo »

Confira os 11 melhores cursos de RH para você fazer

Manter-se atualizado profissionalmente é importante em todos os setores. Com a internet e a facilidade para acessarmos conteúdos que temos nos dias de hoje, a importância de sempre buscar cursos  continue lendo »

Gestão de conflitos: 5 dicas para ter sucesso nesse controle

Por melhor que seja o ambiente de trabalho, ainda é provável que conflitos interpessoais venham a surgir. Contudo, é preciso combatê-los o mais rápido possível, evitando que prejudiquem o clima organizacional e  continue lendo »

Gestão por competências: entenda a sua importância e como aplicar

A gestão por competências está cada vez mais presente nas organizações atuais. Os conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA) dos colaboradores são fundamentais para tirar as estratégias do papel e, assim,  continue lendo »

Universidade corporativa: O que é e como funciona?

É cada vez maior a preocupação em manter as equipes de trabalho treinadas para realizarem com eficácia as tarefas diárias, baterem metas e atenderem bem os clientes da empresa. Para  continue lendo »

Retenção de talentos: conheça a sua importância para a empresa

Implantar uma estratégia que favoreça a atração e a retenção de talentos não é uma tarefa fácil, já que as relações de emprego passaram por grandes mudanças nos últimos anos. As vagas  continue lendo »