Teste palográfico: entenda o que é e por que utilizá-lo

14 de agosto de 2017
Kenoby

Para uma boa contratação de funcionários, é importante avaliar não apenas as competências técnicas, mas também as características individuais e de personalidade para entender se o profissional é realmente o mais indicado para exercer a função. Para isso, são usados diversos testes, e entre eles se destaca o teste palográfico.

Ele pode parecer simples à primeira vista, pois o candidato fará somente traços em uma folha de papel. Entretanto, por meio desses riscos, o psicólogo responsável poderá identificar características específicas como extroversão, equilíbrio emocional, insegurança etc.

Como o teste funciona?

O aplicador pedirá ao candidato que faça pequenos traços verticais paralelos — os palos — em uma folha de papel. Porém, para avaliar os resultados, é necessária certa intimidade do psicólogo com a técnica.

De acordo com o formato dos traços, será possível identificar algumas características do profissional avaliado, podendo ser aplicado individualmente ou em grupos.

Vale ressaltar que cada vaga demanda um resultado diferente para os testes, por isso não há um padrão de resultado. Ele dependerá do perfil do cargo e da análise do psicólogo responsável pela avaliação.

O teste palográfico é confiável?

Esse é um dos testes mais usados para avaliação de personalidade, reconhecido pelo Conselho Regional de Psicologia e usado em órgãos como a Polícia Federal (para a liberação de porte de armas) e Detran (para autorizar a carteira de habilitação).

Ele obedece a uma tabela que define um padrão de normalidade levando em consideração o sexo e a escolaridade da pessoa avaliada.

Dentro os aspectos que são avaliados pelo teste estão:

  • Produtividade;
  • Ritmo de trabalho;
  • Iniciativa;
  • Agressividade;
  • Questões que comprometem o sistema nervoso central, como o uso de drogas e problemas emocionais.

Como usar o teste na seleção de talentos?

O teste palográfico pode ser tranquilamente incorporado à rotina de seleção de talentos da sua empresa, ajudando a identificar os profissionais com personalidade condizente com a cultura organizacional.

A aplicação desse teste pode evitar uma série de transtornos relacionados a contratações equivocadas, evitando altos índices de turnover e ajudando na produtividade da empresa. Inclusive, você pode baixar o nosso e-book sobre boas práticas de recrutamento e seleção e verificar se a sua empresa está seguindo as tendências de mercado.

E-book: Guia de Boas Práticas de Recrutamento e Seleção


Procure contar com a ajuda de um profissional apto a realizar esse teste. Busque um psicólogo especializado nesse tipo de avaliação, que poderá apontar com segurança as características identificadas com a ajuda do estudo.

Agora que você já sabe como o teste palográfico pode ajudar nos processos seletivos da empresa, compartilhe este post nas suas redes sociais para que mais pessoas possam usar as dicas e contratar os funcionários mais adequados!

NOVIDADES DO BLOG

Receba semanalmente as novidades do blog e transforme o seu recrutamento!

Continue lendo:

Gestão de conflitos: 5 dicas para ter sucesso nesse controle

Por melhor que seja o ambiente de trabalho, ainda é provável que conflitos interpessoais venham a surgir. Contudo, é preciso combatê-los o mais rápido possível, evitando que prejudiquem o clima organizacional e  continue lendo »

7 Cuidados para potencializar a sua gestão de pessoas

A correta gestão de pessoas é uma atividade-chave para o crescimento de um negócio no mercado. Isso porque uma boa administração garante funcionários mais alinhados, produtivos e comprometidos com os resultados  continue lendo »

Como definir salários e benefícios dos colaboradores?

Salários e benefícios alinhados com o mercado de trabalho são importantes para atrair e reter talentos. Também é uma forma de estimular os colaboradores, garantindo uma melhor performance da equipe.  continue lendo »

Estresse no trabalho: evitando que esse problema alcance os colaboradores

Os dados são preocupantes! De acordo com o Anuário da Saúde do Trabalhador elaborado pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), o número de pessoas afastadas do trabalho por conta de doenças ocupacionais  continue lendo »

Qualidade de vida no trabalho: qual a sua importância afinal?

Nunca se falou tanto sobre qualidade de vida no trabalho — e, provavelmente, o assunto será cada vez mais discutido no futuro. A verdade é que as empresas precisam reorganizar  continue lendo »

Treinamento e desenvolvimento: Tire suas dúvidas sobre esse tema

O treinamento e desenvolvimento é uma das atividades mais importantes nos processos de recrutamento de profissionais nas empresas. Essa etapa é considerada fundamental para garantir o aprimoramento dos profissionais, bem como a melhoria  continue lendo »