Teste psicológico em recrutamento e seleção: conheça essa prática!

11 de setembro de 2018
Kenoby

A aplicação do teste psicológico em recrutamento e seleção de pessoas é uma das ferramentas que o RH vem aplicando em um esforço para escolher o funcionário mais adequado para a organização. A prática pode ajudar bastante no alinhamento de interesses entre candidatos e empresa, além de contribuir na diminuição de turnover e insatisfação de profissionais.

Neste post, vamos falar um pouco sobre como esses testes podem ajudar e como usá-los durante a seleção. Quer aprender um pouco mais sobre o assunto? Acompanhe!

Qual a importância do teste psicológico em recrutamento e seleção?

O RH sempre busca diminuir o turnover, procurando no mercado de trabalho pessoas que realmente tenham as características que a empresa precisa. Uma dessas características é chamada de fit cultural, que pode ser definida como o alinhamento dos valores dos profissionais com os da empresa. Em outras palavras, é quanto o candidato se identifica com a organização, levando em consideração seus aspectos comportamentais.

Imagine um funcionário muito moderno em uma empresa tradicional e burocrática. Provavelmente, ele vai se sentir inadequado e começará a procurar outra oportunidade de emprego.

Com a aplicação de testes psicológicos é possível identificar as principais características desse candidato e avaliar se ele tem os aspectos comportamentais necessários para se adequar bem à empresa, ajudando a diminuir os índices de demissão.

Como aplicar os testes psicológicos durante um processo seletivo?

Há diversos modelos de testes psicológicos que podem ser usados para avaliar os candidatos a uma vaga, cada um com suas particularidades. Porém, algumas observações devem ser feitas para que esses testes sejam aplicados corretamente, alcançando os resultados necessários.

O primeiro é lembrar que não existe certo ou errado. Cada empresa vai ter o seu tipo de profissional ideal, levando em consideração as características da cultura organizacional e o tipo de trabalho exigido pela vaga. Além disso, é importante separar o espaço ideal, em que o profissional fique confortável e consiga manter o foco na atividade.

Em alguns casos, é interessante simular situações como as que serão enfrentadas no ambiente de trabalho, para entender como o candidato se comportaria sob pressão ou durante o trabalho em equipe, por exemplo.

Independentemente do tipo de teste escolhido, é importante que ele esteja em sintonia com o restante do processo seletivo e forneça informações complementares às outras técnicas de avaliação aplicadas, como entrevistas e dinâmicas de grupo.

Antes de continuar, aproveite para baixar o nosso kit para a entrevista de candidatos que vai te ajudar na hora de avaliar os aspirantes à vaga.

Como os resultados devem ser avaliados?

Os testes psicológicos passam por um crivo científico rigoroso e, por isso, seus resultados podem ser levados em consideração na hora de selecionar o profissional. Na equipe de RH da empresa ou no time responsável pelo recrutamento, é importante contar com pelo menos um profissional com experiência robusta no assunto, capaz de fazer essas avaliações com segurança.

É importante ressaltar que esse profissional precisa, obrigatoriamente, possuir uma formação em psicologia para estar apto a aplicar a interpretar os resultados de todo e qualquer tipo de teste psicológico.

As informações observadas devem ser coletadas e usadas na interpretação do comportamento dos candidatos, fazendo uma análise séria de como essa pessoa pode colaborar verdadeiramente para o crescimento da empresa.

Vale lembrar que os testes psicológicos também podem ser usados em uma seleção interna, como na promoção de um funcionário para um cargo de liderança, por exemplo.

Neste post, falamos um pouco sobre a importância do teste psicológico em recrutamento e seleção e como ele pode ajudar na escolha do candidato ideal. Para receber mais informações que vão ajudar na seleção de funcionários da sua empresa, siga os nossos perfis no Facebook e Linkedin.

No votes yet.
Please wait...

NOVIDADES DO BLOG

Receba semanalmente as novidades do blog e transforme o seu recrutamento!

Continue lendo:

Como avaliar um candidato em um processo seletivo

Quando pensamos em recrutamento e seleção, sempre valorizamos mais o primeiro conceito — publicar nos melhores sites de vagas, criar campanhas inovadoras — e pouco falamos sobre como avaliar um candidato. É  continue lendo »

3 exemplos de dinâmicas de grupo e seus benefícios na seleção!

Entrosamento, iniciativa e desafio são apenas alguns exemplos de dinâmicas de grupos. E os seus benefícios são diversos, podendo ser aplicados desde o momento do processo seletivo, até os períodos  continue lendo »

Descubra quando aplicar testes psicológicos em sua empresa

As empresas aderem cada vez mais a diferentes estratégias para acertar nas contratações, aumentando a probabilidade de escolher um candidato que tenha as competências técnicas e comportamentais necessárias para o  continue lendo »

Conheça os 3 principais tipos de testes psicológicos realizados

Já faz algum tempo que as empresas concluíram que a avaliação de novos talentos não deve ser limitada à análise da qualificação e de experiências anteriores de um profissional. Por  continue lendo »

Entenda como fazer uma avaliação de desempenho na empresa

Existem diversos modelos de avaliação de desempenho, como a autoavaliação ou avaliação em 360 graus. Para ajudar você nessa tarefa, criamos este post que ensina como fazer uma avaliação de desempenho  continue lendo »

Sua empresa conhece a importância dos testes psicológicos?

A maioria das empresas já descobriu a importância dos testes psicológicos durante os processos de recrutamento e seleção de novos talentos. Eles formam, junto com as entrevistas e a análise  continue lendo »