Testes Online: Entenda a sua importância para o R&S estratégico

10 de janeiro de 2018
Kenoby

“Devemos otimizar nosso tempo para sermos mais estratégicos.” Com certeza você já ouviu essa frase, ou até mesmo pensou dessa forma. E isso é ótimo. Diversas são as formas de se tornar um profissional mais estratégico e parar com atividades monótonas e operacionais, que geram pouco valor ao negócio. No post de hoje, vamos falar sobre testes online.

Eles são um ótimo recurso. Além de salvar muito tempo, eles aumentam muito a assertividade das suas contratações.

O que são testes online?

Testes online são uma modalidade de medição digitalizada de quaisquer pontos científicos, psicológicos e técnicos de um indivíduo.

No recrutamento e seleção, os testes online são mais comumente usados para analisar o comportamento dos candidatos. O que permite aos recrutadores avaliarem o fit cultural e o perfil desse profissional.

Além disso, os testes online podem auxiliar o recrutador ao decorrer de todo o processo seletivo. Isso ajuda na assertividade, por fornece mais informações que podem ser cruzadas, fornecendo o índice de cada candidato, de maneira que apresente, com base em seu desempenho nas avaliações, o mais indicado a preencher a posição.

Exemplos de testes online

Comportamental

DISC

O método DISC foi desenvolvido na década de 1920, pelo psicólogo americano William Moulton Marston, e apresentado no livro “As emoções das pessoas normais”. Hoje, provavelmente, o DISC é a ferramenta de análise de comportamento mais popular nas empresas.

Seu ponto de partida é o entendimento de que todos os indivíduos têm capacidade para apresentar grandes resultados e atingir o sucesso, desde que identifiquem quais são as atividades mais adequadas ao seu perfil comportamental.

A ferramenta permite verificar quais fatores motivam o colaborador, os seus pontos fortes e quais as suas possibilidades no que se refere à comunicação ou à capacidade de gestão, por exemplo.

Aqueles indivíduos que atuam em atividades relacionadas com o seu perfil específico são mais produtivos e realizados. O método não aponta perfis melhores ou piores — todos têm a mesma capacidade de sucesso, desde que estejam alinhados às tarefas adequadas.

Técnico

Raciocínio lógico

Esse tipo de teste tem como finalidade avaliar alguns pontos de desempenho do candidato em determinados momentos, mas principalmente como ele constrói e estrutura o seu pensamento no momento de solucionar um problema, desenvolver uma estratégia, ou tomar uma decisão, por exemplo.

Normalmente, o teste de raciocínio lógico é muito ligado a questões matemáticas.

Mais uma vez, porém, esse teste não avalia a inteligência ou capacidade intelectual de um indivíduo, apenas a habilidade de raciocínio lógico. É normalmente utilizado para vagas nas áreas financeira, contábil e de logística.

As vantagens dos testes online

Listamos abaixo os 3 principais motivos de utilizar os testes online na sua empresa:

Experiência do candidato

Estamos na era digital há um bom tempo. Tendo isso em vista, os candidatos, principalmente os que concorrem a vagas de estágio e trainee, por exemplo, não não têm mais grande afinidade com o papel. Portanto, apresentar um processo seletivo em uma plataforma online, na qual ele possa fazer grande parte de sua candidatura de casa, pelo computador, aumenta muito a sua expectativa perante a empresa e eleva o seu desejo na organização.

Agilidade de processos

Testes online são fundamentais para uma área de recrutamento e seleção estratégica. Isso porque eles otimizam muito o tempo de avaliação e triagem de candidatos. Com um simples teste inicial de fit cultural, por exemplo, ao invés de despender seu tempo para ler e analisar os currículos de todos os candidatos que se inscreveram no processo, você pode estipular uma régua de corte e filtrar somente os melhores, seguindo apenas com esses profissionais para as próximas etapas do processo seletivo.

Assertividade de contratação

Esse tópico está muito ligado com o anterior. A qualificação de seu banco de talentos por métricas tanto comportamentais como técnicas, permite que você seja munido de índices e dados para realizar uma melhor análise de seus candidatos. Isso é fundamental no momento de indicar os três melhores, por exemplo, para que o gestor da vaga tome a sua decisão.

 

Como falado acima, os testes online são fundamentais para o sucesso de uma área estratégica de recrutamento e seleção. Esse recurso funciona muito bem com um sistema de gestão de R&S, como a Kenoby, no qual você pode controlar todos os seus candidatos e ter total controle do seu processo seletivo, automatizando processos e reduzindo recursos na hora de contratar a pessoa certa para a sua empresa.

Se você gostou desse texto e quer receber mais materiais relevantes para continuar a transformação da sua área em estratégica, assine a nossa newsletter.

Rating: 5.0/5. From 1 vote.
Please wait...

NOVIDADES DO BLOG

Receba semanalmente as novidades do blog e transforme o seu recrutamento!

Continue lendo:

Inteligência Artificial no recrutamento e seleção: Como aplicar?

As condições sociais, culturais, econômicas e organizacionais são aspectos fundamentais na prática de recursos humanos. Com a globalização e o aumento do acesso à internet, surgiram práticas de gestão que  continue lendo »

Machine learning no recrutamento e seleção: Como funciona?

O grupo de pesquisa TI global IDC prevê que, até 2020, aproximadamente US$ 47 bilhões da receita mundial do mercado de soluções cognitivas serão empregados com machine learning (aprendizado de máquina) e inteligência  continue lendo »

Saiba como medir a estabilidade de um software de Recrutamento e Seleção

A tecnologia evolui, dia após dia, para auxiliar nas tarefas cotidianas tanto de empresas quanto de pessoas. Mas isso, de nada adianta se os softwares e serviços utilizados não forem  continue lendo »

Após recorde de vendas, 3º Kenoby Talks libera mais 200 ingressos para o maior evento de R&S do Brasil

Com a proposta de fomentar a troca de novas tendências e o networking, o Kenoby Talks chega em sua terceira edição e se consolida como o maior evento de Recrutamento  continue lendo »

Recrutamento misto: quais as suas vantagens e como aplicá-lo?

Abrir uma vaga de emprego é também disponibilizar uma oportunidade para a captação de um profissional talentoso. Porém, para que isso se torne real, é preciso entender quais são as  continue lendo »

Planejamento de RH: passo a passo completo para elaborá-lo

O papel do setor de recursos humanos (RH) nas corporações se transformou muito nas últimas décadas. Deixando de ser apenas uma área burocrática, o RH se tornou um núcleo com  continue lendo »