Tipos de clima organizacional: conheça suas diferenças!

28 de fevereiro de 2019
Kenoby

Os diferentes tipos de clima organizacional exercem influência determinante nos resultados de uma empresa. Deles depende o nível de desempenho individual dos colaboradores e a sua disposição para que atuem firmes no propósito de perseguir os objetivos da organização.

Há diferentes formas de promover a melhoria do ambiente de trabalho. Mas, o primeiro passo sempre é acertar no diagnóstico do que se passa na empresa. Identificar onde se encontra a empresa, dentre os tipos de clima organizacional existentes, é indispensável para elaborar a estratégia adequada para aprimorá-lo.

Confira neste post quais são os tipos de clima organizacional e saiba identificar como está o ambiente na sua organização.

O que é clima organizacional

Primeiramente, é preciso compreender o que é clima organizacional. De forma geral, podemos identificá-lo como a atmosfera que impera dentro da empresa. Mais precisamente, a forma como o ambiente de trabalho é percebido. Isto tem influência direta no desempenho das pessoas, desde os proprietários até os colaboradores. E ele é responsabilidade direta da área de recursos humanos, englobando aspectos como R&S, treinamento e desenvolvimento e muito mais.

Qualquer pessoa que atua em uma empresa, direta ou indiretamente, é influenciada por esta atmosfera. Seu desempenho vai sofrer os impactos do clima organizacional, mesmo que ela não se dê conta disso.

O tamanho desse impacto vai depender de alguns fatores como a forma como as relações internas se constituem e a qualidade da liderança, por exemplo. O certo é que o clima na organização tem interferência na rotina da organização e na produtividade de seus colaboradores.

Antes de continuar, aproveite e baixe o nosso guia de boas práticas no R&S!

Confira agora os tipos de clima que uma organização pode registrar e alguns dos impactos de cada um deles no seu desempenho.

Clima organizacional bom

Nas empresas onde o clima organizacional é classificado como bom ou favorável, os colaboradores costumam ter a percepção de que têm à disposição tudo o que precisam, inclusive no que se refere aos meios para que alcancem seus próprios objetivos.

Nestas situações, o trabalho é visto com algo prazeroso e não simplesmente como uma obrigação, uma forma de garantir a subsistência. Mais motivado e mais engajado, o colaborador atinge níveis superiores de desempenho, contribuindo para os ganhos de produtividade da organização.

Alguns autores chegam a descrever as empresas cujo clima organizacional é favorável como verdadeiras famílias, onde os colaboradores se enxergam como peças essenciais para o seu funcionamento.

O clima satisfatório está intimamente ligado ao sentimento de valorização por parte dos colaboradores. E este ambiente garante satisfação e faz com que seus funcionários “vistam a camiseta” da empresa e sintam-se verdadeiramente responsáveis pelo seu sucesso.

Nestas organizações a rotatividade é menor, bem como o índice de faltas e de licenças médicas. O trabalho de retenção de talentos também costuma apresentar melhores resultados quando o tipo de clima organizacional é considerado bom.

Clima organizacional médio

Quando uma empresa tem clima organizacional médio ou neutro, os colaboradores já não apresentam o mesmo entusiasmo como naquela em que o ambiente é considerado satisfatório. Na verdade, o clima é de indiferença, o que torna a motivação para o trabalho uma questão de apenas cumprir com uma obrigação.

Quando a organização se encontra nesta situação, a satisfação dos colaboradores é baixa e a conclusão das atividades depende de uma atuação mais objetiva dos gestores, no sentido de cobrar resultados. Já não há a proatividade dos funcionários vista nas empresas do primeiro grupo.

É importante que os líderes da organização saibam identificar os sinais de que o ambiente de trabalho não é dos melhores. Eles se materializam em atrasos, desinteresse com as atividades e compromissos e com a baixa interação entre as pessoas. Os índices de rotatividade tendem a entrar em um viés de alta neste momento.

Identificados estes sinais, é o momento de aprofundar o diagnóstico de suas causas e compreender o que está causando a insatisfação antes que a produtividade seja comprometida de forma mais grave.

Clima organizacional ruim

Neste estágio, quando o clima organizacional pode ser classificado como ruim ou desfavorável, a insatisfação dos funcionários atinge níveis bastante elevados. Na realidade, os colaboradores aguardam ansiosamente por novas oportunidades para sair da organização.

Enquanto isso não acontece, seu desempenho deixa muito a desejar. Desmotivados, eles enxergam a rotina de trabalho como um grande fardo, quase uma punição. E este clima vai contagiando a todos na organização.

É comum nesse momento que a empresa registre o aumento nos conflitos internos, nas faltas e no retrabalho, comprometendo sua produtividade e sua competitividade, além do aumento do turnover. Por parte dos colaboradores, há desconfiança em relação aos gestores e incerteza quanto ao seu futuro.

Quando este clima organizacional é diagnosticado é hora de elaborar um plano de ação mais profundo, de forma a recuperar a credibilidade da empresa junto a sua força de trabalho e elevar a sensação de pertencimento dos colaboradores a esta organização.

Foco no diagnóstico

Como você pode ver, o clima organizacional pode dizer muito sobre as condições de uma empresa de produzir e se diferenciar no mercado. Por isso, ele deve ser constantemente monitorado a fim de se antecipar situações desfavoráveis.

Os gestores em geral, e especialmente as equipes de RH, precisam ficar atentos aos sinais que a força de trabalho dá de que algo não está funcionando bem. Desmotivação, falta de compromisso e queda na produtividade são alguns deles.

A realização de uma pesquisa de clima organizacional é uma forma eficaz de verificar se, na opinião dos colaboradores, a empresa é um bom lugar para se trabalhar e também para verificar o que os funcionários consideram importante para que se sintam mais motivados.

Vale observar também que o clima organizacional pode sofrer variações de um setor para outro. É possível que, em uma mesma organização, se encontre colaboradores motivados e satisfeitos com o ambiente interno enquanto outros se encontram em situação oposto.

Identificar os motivos desta contradição também é missão da pesquisa de clima, que pode ajudar a apontar as estratégias para reverter o quadro.

Estes são os tipos de clima organizacional que podem ser identificados em uma empresa. Saber diagnosticar cada uma destas situações é essencial para manter a motivação e o engajamento dos colaboradores. Sem isso, não haverá produtividade nem competitividade que sustente a busca por melhores resultados.

Este conteúdo foi útil para você? Qual tal compartilhá-lo com os seus contatos em suas redes sociais?

Rating: 5.0/5. From 2 votes.
Please wait...
Aumente a assertividade no seu R&S!

NOVIDADES DO BLOG

Receba semanalmente as novidades do blog e transforme o seu recrutamento!

Kit - Entrevista de Candidatos

MATERIAIS GRATUITOS:

Certificação em Recrutamento e Seleção

Apresentação Mensal com Indicadores de RH

CONFIRA + MATERIAIS GRATUITOS

Continue lendo:

RH no Outubro Rosa: conheça 4 formas de abordar o tema na empresa
RH no Outubro Rosa: conheça 4 formas de abordar o tema na empresa

O mês de outubro é marcado pelo combate e conscientização do câncer de mama e, por isso, é chamado de outubro rosa. Durante esse mês, dezenas de órgãos públicos e  continue lendo »

O que é clima organizacional e por que ele é importante
O que é clima organizacional e por que ele é importante

Se você ainda não conhece o que é clima organizacional está atrasando o crescimento da sua empresa. Sabia disso? Uma companhia com missão, valores e cultura organizacional sólida só é  continue lendo »

Cultura organizacional: entenda a sua importância e veja como fortalecer
Cultura organizacional: entenda a sua importância e veja como fortalecer

Cultura Organizacional • O mercado atual — altamente competitivo e conectado — exige que as empresas constantemente desenvolvam estratégias para se diferenciar de seus concorrentes e atrair a atenção dos consumidores, que  continue lendo »

Feedback de Recrutamento e Cultura Empresarial
Feedback de Recrutamento e Cultura Empresarial

Já falamos aqui, no Blog Kenoby, sobre a importância do feedback e demos dicas de como fazê-lo, mas você sabia que a cultura de feedback vai muito além disso? Por  continue lendo »

Qual a importância da cultura organizacional nas empresas?
Qual a importância da cultura organizacional nas empresas?

A importância da cultura organizacional é algo cada vez mais crescente no mercado. Isso por causa de sua relevância para os colaboradores, que percebem muito valor em uma cultura que  continue lendo »

Exemplos de cultura organizacional: 3 empresas de sucesso graças à sua cultura!
Exemplos de cultura organizacional: 3 empresas de sucesso graças à sua cultura!

Google, Netflix e Apple são empresas com bons exemplos de cultura organizacional. Mas não são só elas, Facebook, Twitter e muitas outras são referências no assunto em todo o mundo.  continue lendo »