Tipos de cultura organizacional: você sabe quais são?

27 de agosto de 2018
Kenoby

Nos últimos tempos, o debate sobre os tipos de cultura organizacional tem recebido bastante atenção entre os empresários, gestores e acadêmicos de todo o mundo. Há um grande esforço no sentido de entender e elaborar uma cultura sólida e funcional.

A cultura organizacional refere-se a um conjunto de hábitos, crenças e valores que são compartilhados dentro da empresa e que mostram às pessoas o que é apropriado e inadequado no expediente. Nesse sentido, a cultura tem uma grande influência no comportamento dos funcionários e no próprio desempenho da firma.

Neste post, reunimos uma série de informações sobre o assunto e apresentamos os principais tipos de cultura organizacional. Continue a leitura e saiba mais!

Os tipos de cultura organizacional

O tipo de cultura varia de negócio para negócio. Uma distribuidora de bebidas, a exemplo da Ambev, pode ter uma cultura agressiva, com metas desafiadoras e gestão de pessoas baseada na meritocracia.

Já uma indústria de cosmético, como a Natura S.A., pode ter uma cultura de pessoas, com ênfase no bem-estar e na coletividade.

Não há uma cultura certa ou errada, mas existem aquelas que mais se adéquam ao ambiente externo e à atual situação da empresa. Nesse sentido, é possível classificar quatro principais tipos de cultura organizacional. A seguir, entenda cada uma delas.

Antes de continuar, aproveite e baixe nosso guia para a criação de uma página de carreiras.

Cultura de poder

Nesse caso, o poder gira em torno de uma única pessoa, geralmente o dono ou diretor executivo. Há uma forte centralização, sendo que os empregados e parceiros estratégicos ficam, até certo ponto, engessados para agir e dependem da figura central.

Se por um lado a figura central, detentora do poder, faz o negócio andar e estabelece regras claras, por outro lado, mitiga a autonomia das equipes de trabalho.

Cultura de papéis

A cultura tem como característica os papéis muito bem definidos. Cada profissional sabe qual a sua posição dentro da empresa, com pouca ou nenhuma mobilidade de papéis. É comum em organizações públicas, onde há uma forte hierarquia e prevalência do organograma.

Há pessoas na base, no meio e no topo da pirâmide organizacional, e cada uma dessas funções são respeitados e seguidos rigorosamente.

Cultura de tarefas

O terceiro tipo é bem menos orientado para posições e muito mais para o que deve ser feito no expediente: as tarefas. Nos casos mais extremos, como o da Zappos, há um regime de holocracia, onde não há níveis hierárquicos e o trabalho é feito por meio de projetos.

Nesse tipo de cultura, a criatividade e inovação tendem a ser mais presentes, porém, cada pessoa deve ser responsável e comprometida no que faz.

Cultura de pessoas

O último modelo ocorre quando as pessoas são colocadas em primeiro lugar. É comum ver esse tipo de cultura em empresas que valorizam a coletividade. Elas objetivam a construção de um ambiente de trabalho que gere bem-estar.

Além disso, definem metas que impulsionam o espírito de equipe e mantém o foco nas pessoas, não nos processos. A cultura de pessoas é fortíssima na retenção e atração de profissionais talentosos.

Como é possível ver, há diferentes tipos de cultura organizacional. Para avaliar qual prevalece em sua empresa, é preciso considerar uma série de fatores como a prioridade diária e a hierarquia interna. Desse modo, você terá maior clareza sobre o assunto, tomando as medidas necessárias para o cumprimento dos objetivos.

Se você gostou do nosso post e passou a entender quais são os tipos de cultura organizacional, aproveite para compartilhar nosso conteúdo em suas redes sociais.

No votes yet.
Please wait...

NOVIDADES DO BLOG

Receba semanalmente as novidades do blog e transforme o seu recrutamento!

Continue lendo:

Comunicação empresarial: entenda o que é e como impulsionar seus resultados

A comunicação faz parte da sobrevivência e evolução da raça humana. Com os negócios não é muito diferente, é preciso ter uma boa comunicação empresarial para sobreviver no mercado, se  continue lendo »

Fit cultural: Descubra um dos maiores erros dos recrutadores

Todo recrutador sabe a importância de uma avaliação de fit cultural bem feita. Um erro neste processo, além de afetar a assertividade das contratações, implica no desperdício dos recursos financeira  continue lendo »

Cultura organizacional: entenda a sua importância e veja como fortalecer

Cultura Organizacional • O mercado atual — altamente competitivo e conectado — exige que as empresas constantemente desenvolvam estratégias para se diferenciar de seus concorrentes e atrair a atenção dos consumidores, que  continue lendo »

feedback a candidatos
Feedback de Recrutamento e Cultura Empresarial

Já falamos aqui, no Blog Kenoby, sobre a importância do feedback e demos dicas de como fazê-lo, mas você sabia que a cultura de feedback vai muito além disso? Por  continue lendo »

Total Motivation
5 Dicas para turbinar sua cultura empresarial

Finalmente chegamos à última parte de nosso especial sobre cultura empresarial e Total Motivation! Se você perdeu os últimos posts, não deixe de conferir nossas matérias – em ordem de  continue lendo »

De que vale a cultura empresarial?

Dando continuidade a nosso post sobre Cultura empresarial e motivação laboral, trouxemos para vocês mais novidades sobre esse universo. Se mesmo após a leitura sobre Total Motivation, você ainda tem  continue lendo »