Conheça os 3 tipos de dinâmica de grupo mais criativos

4 de janeiro de 2019
Kenoby

Trocas de segredos, dinâmica do desafio e entrosamento entre equipes estão entre os tipos de dinâmica de grupo mais criativos existentes. Elas servem para tornar o recrutamento mais efetivo e, com isso, reduzir o turnover.

Existem diversos tipos de dinâmica de grupo que, apesar de serem muito usados em processos seletivos, também são excelentes para integrar, desenvolver e resolver conflitos entre os funcionários.

Por meio de dramatizações e brincadeiras, por exemplo, é possível avaliar o comportamento, a personalidade e as principais características dos participantes. Com isso, o recrutamento fica mais efetivo, diminuindo o índice de turnover.

Antes de continuar, que tal aproveitar para baixar alguns modelos de template de feedback por e-mail que separamos para você?

As dinâmicas também são muito usadas para motivar os colaboradores, especialmente em momentos de mudança na empresa. Para não repetir as mesmas atividades, continue lendo para conhecer três tipos de dinâmicas de grupo com diferentes objetivos para aumentar o seu repertório. Confira!

1. Trocas de segredos

Essa dinâmica tem o objetivo de observar a empatia e a confiança entre os membros do grupo. Reúna entre 15 a 20 pessoas e peça para que cada uma escreva um segredo ou um problema que não se sente confortável para falar em voz alta. Os participantes devem disfarçar a letra para não serem identificados e todos os papéis devem ser dobrados da mesma forma.

Depois do sorteio, cada um deve ler em voz alta o que está escrito e assumir aquele segredo como se fosse o seu. Ele deve expor a sua opinião e propor soluções para o problema. A atividade termina depois de todos falarem e permite analisar se o participante consegue se colocar no lugar do outro ou não.

2. Dinâmica do desafio

Você vai precisar de uma caixa de bombons embrulhada e uma música animada para fazer essa dinâmica. Em um grupo de cinco pessoas, no mínimo, comece perguntando como eles lidam com desafios e se alguém quer comentar qual foi o seu maior desafio profissional até o momento.

Peça para que façam um círculo e diga que a caixa contém um grande desafio, que deve ser realizado por quem estiver com ela no momento em que a música parar. Observe o comportamento dos participantes enquanto a caixa está passando de mão em mão e perceba quem está ansioso e quem está mais tranquilo.

Quando parar a música, a pessoa deve abrir a caixa e fazer o que está sendo pedido, que é comer o chocolate. O objetivo é mostrar que o medo de desafios pode nos privar de resultados bons e gratificantes.

3. Entrosamento entre equipes

Essa é uma ótima opção para “quebrar o gelo” e enturmar novas pessoas na equipe ou entre departamentos que não se conhecem. Cada participante deve se apresentar dizendo o nome, o cargo, a idade e uma curiosidade sobre ele.

Você pode incluir mais perguntas, como “qual é o seu sonho?” ou “diga uma qualidade sua que comece com a inicial do seu nome”. O importante é incentivar o entrosamento entre eles e deixar o clima mais agradável.

Como vimos, existem diversos tipos de dinâmicas de grupo que podem ser usados em diversos momentos. Para escolher, leve em consideração qual objetivo você quer atingir, seja descontração, liderança, tomada de decisão, entre outros.

Você já conhecia esses tipos de dinâmica de grupo? Que tal utilizá-las na sua empresa? Se você gostou do artigo, não deixe de compartilhar nas redes sociais!

Rating: 4.3/5. From 9 votes.
Please wait...
Aumente a assertividade no seu R&S!

NOVIDADES DO BLOG

Receba semanalmente as novidades do blog e transforme o seu recrutamento!

MATERIAIS GRATUITOS:

Certificação em Recrutamento e Seleção

Apresentação Mensal com Indicadores de RH

Kit - Entrevista de Candidatos

CONFIRA + MATERIAIS GRATUITOS

Continue lendo:

Descubra quando aplicar testes psicológicos em sua empresa
Descubra quando aplicar testes psicológicos em sua empresa

As empresas aderem cada vez mais a diferentes estratégias para acertar nas contratações, aumentando a probabilidade de escolher um candidato que tenha as competências técnicas e comportamentais necessárias para o  continue lendo »

Conheça os 3 principais tipos de testes psicológicos realizados
Conheça os 3 principais tipos de testes psicológicos realizados

Já faz algum tempo que as empresas concluíram que a avaliação de novos talentos não deve ser limitada à análise da qualificação e de experiências anteriores de um profissional. Por  continue lendo »

Testes psicológicos: saiba o que são, os principais tipos e seus benefícios!
Testes psicológicos: saiba o que são, os principais tipos e seus benefícios!

Fazer uma contratação acertada não é tarefa fácil. É preciso identificar o profissional que, além das exigências técnicas, tenha características de comportamento condizentes com a cultura organizacional. Tendo isso em  continue lendo »

Conheça 4 exemplos de testes psicológicos e a sua importância
Conheça 4 exemplos de testes psicológicos e a sua importância

O teste de Administração do Tempo (ADT), o teste palográfico, o G-36 e o teste de Atenção Concentrada (AC) são apenas alguns dos exemplos de testes psicológicos que podem ser  continue lendo »

Como aplicar testes psicológicos? Descubra agora!
Como aplicar testes psicológicos? Descubra agora!

Saber como aplicar testes psicológicos é um dos primeiros passos para realizar boas contratações e facilitar a otimização de desempenho da sua equipe. Apesar de eles não terem eficácia garantida, são ótimos  continue lendo »

Sua empresa conhece a importância dos testes psicológicos?
Sua empresa conhece a importância dos testes psicológicos?

A maioria das empresas já descobriu a importância dos testes psicológicos durante os processos de recrutamento e seleção de novos talentos. Eles formam, junto com as entrevistas e a análise  continue lendo »