Tipos de entrevista de seleção: estruturada, semiestruturada e não estruturada

7 de julho de 2017
Kenoby

A entrevista de seleção é uma das principais atividades para a contratação de novos colaboradores. Quando bem conduzida, é possível selecionar pessoas que sejam realmente competentes e que tenham aderência à cultura da empresa.

Entretanto, diferente do que muitos acreditam, existem modelos diferentes de entrevista: a estruturada, semiestruturada e a não estruturada. A escolha do modelo ideal pode variar bastante, de acordo com a empresa e perfil do entrevistador.

Sabemos da importância desse assunto e, por isso, criamos um conteúdo especialmente para você. Continue lendo e conheça com mais clareza esses três modelos de entrevista de seleção.

Entrevista estruturada

O momento da entrevista não é tão fácil, especialmente se você está realizando a entrevista pela primeira vez. Não é difícil “bater um branco” e esquecer das principais perguntas que desejaria fazer. Quando isso acontece, tudo parece arruinado.

Ao criar uma entrevista estruturada, essa deve ser sua menor preocupação. Isso porque esse modelo é representado por um roteiro de questões previamente estabelecidas, destacando as principais perguntas que deverão ser feitas a cada candidato.

Veja algumas perguntas mais utilizadas na entrevista estruturada:

  • Quais são seus principais pontos fortes e fracos?
  • Qual foi a situação mais complexa que enfrentou e como saiu dela?
  • Atualmente, possui algum hobby?
  • Quais são seus objetivos em curto prazo?
  • Por que você escolheu essa carreira?

Ao utilizar esse modelo, conseguirá garantir uma entrevista mais uniforme para todos os entrevistados. Além disso, conseguirá criar um roteiro estratégico — obtendo o máximo de informações com o mínimo de perguntas possíveis.

CTA

Entrevista não estruturada

É completamente o oposto da primeira, em que o profissional de RH tem autonomia para realizar as principais perguntas desejadas, de acordo com cada situação. Esse é um modelo muito mais flexível de entrevista, caracterizando-se pela liberdade dada ao entrevistador.

Nesse modelo, o mais indicado é que o profissional de RH estabeleça alguns pontos de interesse, os quais serão abordados ao longo da entrevista de emprego. Veja alguns dos principais pontos:

  • Experiência técnica;
  • Experiência com liderança de equipes;
  • Formação acadêmica;
  • Interesses pessoais.

Ao longo da entrevista, o recrutador poderá se aprofundar em cada um desses pontos, da forma como achar mais conveniente. Mas é crucial fazer sempre perguntas abertas — aquelas que não podem ser simplesmente respondidas com um “sim” ou “não”.

Como ponto positivo desse modelo, é possível destacar a liberdade e flexibilidade na interação. Como ponto negativo, é possível dizer que o entrevistador pode se esquecer de fazer alguma pergunta importante — dificultando a comparação entre os candidatos.

Entrevista semiestruturada

Para finalizar, é importante conhecer a entrevista semi estruturada, que encontra-se entre as duas já citadas. Ela é bastante utilizada pelos profissionais de RH, afinal, permite que a entrevista seja dirigida com foco, mas também com certa flexibilidade.

A entrevista semiestruturada é caracterizada por um conjunto de questões previamente estabelecidas. Mas, diferente da estruturada, também permite que o entrevistador inclua outro conjunto de questões ao decorrer da entrevista, não planejadas inicialmente.

Veja, esses são os três principais modelos que podem ser utilizados para contratar novos profissionais. Ao utilizá-los, poderá orquestrar uma entrevista mais eficaz.

Agora que está por dentro do assunto e conhece os principais tipos de entrevista de seleção, aproveite para continuar aprendendo. Leia nosso post: 7 erros do recrutamento e seleção nas empresas.

CTA

NOVIDADES DO BLOG

Receba semanalmente as novidades do blog e transforme o seu recrutamento!

Continue lendo:

Recrutamento por competências: saiba mais sobre o assunto

O recrutamento por competências procura investigar comportamentos recorrentes em candidatos, a postura apresentada por eles diante de desafios propostos, sua visão do futuro, entre outros aspectos relevantes. Mas para entendermos o que é  continue lendo »

Entrevista estruturada: o que é e como fazer uma entrevista

Muito se fala sobre entrevista estruturada, mas poucos sabem realmente do que se trata ou entendem como utilizá-la de forma efetiva ao se reunir com o candidato. Pensando nisso, trouxemos  continue lendo »

Entenda a relevância da entrevista estruturada para o processo seletivo

O processo de seleção tem papel fundamental no sucesso de uma empresa, pois é a porta de entrada para talentos com potencial diferenciado. Quando bem conduzido, também reduz o custo  continue lendo »

Entenda como elaborar uma entrevista de candidatos

Um dos maiores desafios da área de RH é captar talentos de forma eficiente. Para que isso ocorra é fundamental que a entrevista de candidatos seja bem organizada e conduzida.  continue lendo »