Vantagens do treinamento e desenvolvimento de pessoas para empresas

15 de julho de 2019
Kenoby

Você sabe o quanto é importante investir e quais são as vantagens do treinamento e desenvolvimento, vertente da área de recursos humanos (RH), de pessoas na empresa?

Essas ferramentas promovem a circulação do conhecimento dentro do negócio, gerando crescimento e progresso. Mais do que capacitações para a entrada em cada cargo, é preciso apostar em um sistema de educação corporativa sólido e bem estruturado.

Com essa alternativa, você pode conquistar uma série de vantagens para o empreendimento. Preparamos este conteúdo especial com informações sobre os benefícios do treinamento e desenvolvimento de pessoas. Ficou interessado? Leia o nosso post e entenda mais sobre o tema!

O que são o treinamento e o desenvolvimento de pessoas na empresa?

Treinamento e Desenvolvimento (T&D) são processos de educação corporativa. Os dois objetivam a aquisição de competências e o aprimoramento de habilidades, mas os focos são diferentes.

O treinamento é um procedimento de aprendizado corporativo que está relacionado diretamente com o cargo. Ele é voltado para atender as demandas da profissão. Normalmente se caracteriza por ser de curto prazo, sendo direcionado para o papel que o indivíduo exerce na organização.

O desenvolvimento é um processo para o aprimoramento de habilidades que não estão associadas diretamente ao cargo. Ele se caracteriza por ser de longo prazo e ter um foco maior na carreira.

Antes de continuar, aproveite para baixar o nosso kit para a entrevista de candidatos!

Qual é a importância do treinamento e desenvolvimento de pessoas para a empresa?

O treinamento e o desenvolvimento são importantes para a reciclagem de conhecimento dos colaboradores da empresa, sejam eles antigos ou recém saídos de um processo de recrutamento e seleção.

Com o aprendizado, é possível renovar atitudes e ter mais criatividade para enfrentar os desafios do dia a dia. T&D também são necessários para que a organização consiga acompanhar as inovações que surgem no mercado.

Além disso, as capacitações são fundamentais para que os colaboradores tenham os conhecimentos necessários para desempenhar suas tarefas com o máximo de qualidade.

No mais, treinamento e desenvolvimento são fatores de motivação, bem como contribuem para o crescimento pessoal e da carreira. Para o profissional, é uma ótima forma de melhorar o currículo. Para a corporação, é um valioso motor de engajamento dos times.

Quais são as vantagens do treinamento e desenvolvimento de pessoas?

O treinamento e desenvolvimento de pessoas trazem uma série de vantagens para a empresa. Veja a seguir quais são elas.

Redução do turnover

O treinamento e desenvolvimento promovem aumento do contentamento do colaborador com o trabalho. Além disso, eles abrem o campo de visão dos profissionais para novas alternativas no enfrentamento de desafios no cotidiano da empresa. Isso torna o dia a dia mais produtivo, funcional e estimulante.

Outra vantagem é que o funcionário tende a ficar mais satisfeito com o emprego por perceber que a organização investe nele por meio dos processos de educação corporativa.

A possibilidade de se aprimorar continuamente é um ótimo fator para continuar na função, pois sempre há chance de aprendizado e perspectiva de crescimento. Ou seja, o T&D contribui para a redução no turnover no empreendimento.

Maior capacitação dos funcionários

O treinamento e desenvolvimento de pessoas envolvem atividades de transmissão, compartilhamento e fixação do conhecimento para que os colaboradores possam ter uma experiência de aprendizado sólida e construtiva. Isso possibilita a assimilação do saber.

As experiências de capacitação contribuem para que o corpo de profissionais se torne mais habilitado a realizar os procedimentos gerais do trabalho, aumentando a probabilidade de acerto e minimizando erros e retrabalho.

A equipe fica mais competente também para lidar com imprevistos e desafios que podem surgir no dia a dia do empreendimento.

Melhoria do clima organizacional

O treinamento e desenvolvimento de pessoas proporciona um espaço diferente de convivência, em que todos são aprendizes e tratados como iguais. Isso ameniza as hierarquias e permite que os colaboradores interajam com mais facilidade.

A igualdade quebra um pouco a barreira entre profissionais e gestores, além de ser uma possibilidade de ver que todos estão em um processo constante de crescimento e aprendizado.

Em outras palavras, surgem novas possibilidades de vínculos, conflitos podem ser superados e parcerias podem ser formadas. É uma oportunidade de os trabalhadores e gestores cumprirem papéis diferentes, o que gera ótimos resultados.

Aumento da produtividade

A produtividade tende a aumentar com o treinamento e desenvolvimento de pessoas. Isso acontece por vários fatores.

Como mencionamos, os funcionários se tornam mais capacitados para o desempenho das tarefas, o que maximiza a qualidade do trabalho e reduz os erros e o retrabalho. Assim, menos tempo é gasto com refação. O time também fica mais ágil para realizar as atividades, o que contribui para um maior rendimento.

Outra questão importante é o aumento da motivação dos profissionais para o trabalho, o que faz com que eles sejam mais produtivos no cotidiano laboral. Os bons resultados tendem a alimentar esse estímulo, contribuindo para um clima positivo na empresa.

Maior integração de equipes

Promover a integração de várias equipes no negócio é muito importante a fim de garantir uma comunicação efetiva e um bom clima organizacional. O treinamento e desenvolvimento de pessoas contribui para que a diversidade de equipes tenha um espaço para trocar ideias e experiências de aprendizagem.

É a oportunidade perfeita para que profissionais de áreas diversas formem novos laços, descubram alternativas e desenvolvam novas propostas de interação entre os setores. Isso proporciona crescimento pessoal e promove um aprendizado único para os colaboradores.

Melhor circulação do conhecimento

O treinamento e desenvolvimento de pessoas é responsável por facilitar o acesso ao saber e a transmissão de conhecimento na empresa.

Os profissionais podem crescer continuamente na carreira e ter acesso ao que é mais importante para que o fluxo de trabalho funcione com precisão e qualidade. As possibilidades de aprender mais e de compreender melhor as variáveis do negócio contribuem para aumentar a satisfação e a competência da equipe.

Os processos de educação corporativa trazem uma série de vantagens para a organização. Além de serem uma forma de transmitir a cultura organizacional e o conhecimento na empresa, eles promovem o crescimento pessoal e profissional do colaborador.

O fluxo de trabalho se torna mais eficiente e os funcionários, mais aptos a desempenharem suas tarefas e preparados para resolverem problemas.

Com o T&D na companhia, é possível gerar um ambiente mais favorável à cooperação por meio do fortalecimento da comunicação, do diálogo e da troca de experiências.

Gostou de saber quais são as vantagens do treinamento e desenvolvimento de pessoas? Aproveite e nos siga nas redes sociais. Estamos no Facebook e no LinkedIn.

Rating: 5.0/5. From 1 vote.
Please wait...
Aumente a assertividade no seu R&S!

NOVIDADES DO BLOG

Receba semanalmente as novidades do blog e transforme o seu recrutamento!

Kit - Entrevista de Candidatos

MATERIAIS GRATUITOS:

Certificação em Recrutamento e Seleção

Apresentação Mensal com Indicadores de RH

CONFIRA + MATERIAIS GRATUITOS

Continue lendo:

Descubra o que é o departamento pessoal e quais as suas funções
Descubra o que é o departamento pessoal e quais as suas funções

O que é departamento pessoal (DP) é a resposta que todo profissional da área deve ter na ponta da língua. Afinal, as rotinas do setor contemplam atividades de extrema relevância para  continue lendo »

7 funções do departamento pessoal que você precisa conhecer
7 funções do departamento pessoal que você precisa conhecer

O setor de recursos humanos é crucial para o sucesso das organizações. Ele é comumente associado a atividades estratégicas, como a atração de gente talentosa, mas também conta com tarefas mais burocráticas, chamadas  continue lendo »

Capital humano: um guia completo e definitivo para você saber tudo!
Capital humano: um guia completo e definitivo para você saber tudo!

O capital humano é o responsável por conduzir as atividades dentro de uma organização. Sendo suas atividades bem conduzidas, são capazes de levar a empresa à sua máxima eficiência, elevando o  continue lendo »

Psicologia do trabalho e psicologia organizacional: entenda as diferenças
Psicologia do trabalho e psicologia organizacional: entenda as diferenças

Você já deve ter ouvido falar sobre a psicologia do trabalho e a psicologia organizacional, mas sabe o que difere esses dois termos? Pois é, apesar de uma complementar a  continue lendo »

Recursos humanos e liderança: aprenda como unir os dois em 6 dicas!
Recursos humanos e liderança: aprenda como unir os dois em 6 dicas!

Unir recursos humanos e liderança é uma estratégia importante para promover melhores resultados no negócio. O RH pode auxiliar os líderes na maximização de potencialidades e na construção de estratégias  continue lendo »

Descubra o que é o teste comportamental e quais  seus benefícios
Descubra o que é o teste comportamental e quais seus benefícios

Por muito tempo, apenas a competência técnica dos colaboradores importava. Saber apertar um parafuso ou mexer no computador era suficiente à contratação. Mas tudo mudou! Hoje é preciso realizar um teste  continue lendo »