R&S + WhatsApp Business: revolucione a comunicação com o seu candidato

23 de janeiro de 2018
Kenoby

O app de mensagens mais famoso do mundo, acaba de lançar a sua versão para o mundo corporativo. O Whatsapp Business vem com novas funções para estruturar e afirmar o uso desse recurso pelas corporações.

Além disso, o consumidor tem certeza que está falando com uma empresa em um canal direto. Enquanto os e-mails podem chegar, e as ligações podem não serem atendidas, o Whatsapp ganha pela sua praticidade e por sempre estar à mão de todos.

Inclusive, para receber semanalmente por e-mail nossas aulas sobre como tornar digital o seu processo de recrutamento, você pode se inscrever no mini curso de automatização do R&S.

Novas funcionalidades:

Perfil comercial:

Esse recurso permite que a sua empresa tenha a  sua cara dentro da plataforma. Também é possível incluir algumas informações básicas, como o horário de funcionamento, o endereço da página da sua empresa no facebook, uma breve descrição da sua companhia e o endereço físico do negócio. Além disso, existem campos para colocar o site da empresa e um endereço de e-mail.

Mensagens automatizadas:

Dentro do Whatsapp Business, você também pode responder mensagens instantaneamente. É possível configurar uma saudação, com uma breve apresentação da sua companhia, por exemplo. Ou até uma resposta informando que você está ausente e responderá assim que puder. Além disso, a nova ferramenta também permite definir respostas rápidas para as perguntas mais frequentes.

Análise de estatísticas:

Com no novo Whatsapp Business, é possível ter acesso a diversas métricas sobre mensagens enviadas, recebidas, lidas e respondidas, por exemplo. Isso permite um melhor controle sobre a comunicação com o seu público.

Por que utilizar o Whatsapp Business no R&S?

O uso desse novo recurso é um novo aliado para o setor de Recrutamento e Seleção. Essa ferramenta, se bem utilizada, pode trazer diversos benefícios para a empresa em termos de praticidade e marca empregadora. Listamos algumas vantagens a seguir:

Aumenta a velocidade de troca de informações

Esse é um aspecto favorece muito ambas as partes, tanto empresa, quanto candidato.

A falta de informações, ou demora na troca delas, é um problema muito recorrente durante os processos seletivos.

O Whatsapp Business pode trazer a solução para isso. Um canal direto, onde ambas as partes têm fácil acesso, é uma boa forma para breves diálogos, como agendar entrevistas, tirar dúvidas, e coletar informações pontuais, por exemplo.

Melhora a experiência do candidato

Esse é um aspecto que vem sendo cada vez mais trabalhado no âmbito corporativo. E o Whatsapp Business pode dar uma ajuda com isso. Muito pela praticidade e fácil acesso à empresa que ele propicia ao candidato.

O fato de o profissional poder falar diretamente com o recrutador, sem ter que enviar diversos e-mails que vão se misturar com outros, ou tentar ligar para um profissional que, devido a rotina de trabalho, quase nunca está na mesa, é algo muito benéfico e valorizado por qualquer público.

Fortalece a Marca empregadora

Esse aspecto está muito ligado aos dois tópicos acima. A preocupação com a marca empregadora é algo que vem em grande crescente, principalmente, desde o último ano.

Fortalecer a marca empregadora junto ao mercado é algo complicado, que se pauta em alguns pilares e envolve diversos pontos de atenção, alguns mais fáceis de se implementar que outros. E esse é o caso do Whatsapp business. Um recurso de simples implementação e uso, pode ser um grande diferencial na contratação de um talento.


Seguir as novas tendências pode ser bastante válido para melhorar a sua área de R&S. Devemos nos atentar às novas tecnologias e utilizá-las ao nosso favor. Se você gostou desse texto e quer receber mais materiais como esse, inscreva-se na nossa newletter.

Rating: 5.0/5. From 1 vote.
Please wait...

NOVIDADES DO BLOG

Receba semanalmente as novidades do blog e transforme o seu recrutamento!

Continue lendo:

Gestor de RH: 6 dicas para engajar o seu time

Todo profissional almeja ter uma carreira de sucesso. Entretanto, a sua ascensão é desafiadora, pois o cargo pretendido requer sempre um nível superior de conhecimento. Em determinado momento da carreira  continue lendo »

Como avaliar os processos seletivos com o Net Promoter Score (NPS)?

Avaliar os processos seletivos das empresas é muito importante, pois torna possível promover melhorias contínuas, engajar e contratar mais talentos. Para auxiliar nessa tarefa, uma boa ferramenta de trabalho é o  continue lendo »

Inteligência Artificial no recrutamento e seleção: Como aplicar?

As condições sociais, culturais, econômicas e organizacionais são aspectos fundamentais na prática de recursos humanos. Com a globalização e o aumento do acesso à internet, surgiram práticas de gestão que  continue lendo »

Recrutador: 4 dicas para impulsionar sua carreira

O mundo nunca passou por um período de tanta facilidade de acesso às informações como nos dias de hoje. Enquanto o rádio demorou 38 anos para atingir uma audiência de  continue lendo »

Como a avaliação por competências pode auxiliar no processo de R&S?

A avaliação por competências se tornou mais uma ferramenta estratégica do RH. Isso porque as lideranças das empresas já perceberam que, para conquistar resultados diferenciados, precisam estar atentas às pessoas.  continue lendo »

People Analytics no R&S: Entenda como isso funciona

Automatizar o RH ainda é um assunto que rende muitas críticas e elogios e, na maioria das vezes, as práticas inovadoras são descartadas simplesmente por falta de compreensão de seus  continue lendo »