R&S + WhatsApp Business: revolucione a comunicação com o seu candidato

23 de Janeiro de 2018
Kenoby

O app de mensagens mais famoso do mundo, acaba de lançar a sua versão para o mundo corporativo. O Whatsapp Business vem com novas funções para estruturar e afirmar o uso desse recurso pelas corporações.

Além disso, o consumidor tem certeza que está falando com uma empresa em um canal direto. Enquanto os e-mails podem chegar, e as ligações podem não serem atendidas, o Whatsapp ganha pela sua praticidade e por sempre estar à mão de todos.

Inclusive, para receber semanalmente por e-mail nossas aulas sobre como tornar digital o seu processo de recrutamento, você pode se inscrever no mini curso de automatização do R&S.

Mini Curso por E-mail de Automatização do RH


Novas funcionalidades:

Perfil comercial:

Esse recurso permite que a sua empresa tenha a  sua cara dentro da plataforma. Também é possível incluir algumas informações básicas, como o horário de funcionamento, o endereço da página da sua empresa no facebook, uma breve descrição da sua companhia e o endereço físico do negócio. Além disso, existem campos para colocar o site da empresa e um endereço de e-mail.

Mensagens automatizadas:

Dentro do Whatsapp Business, você também pode responder mensagens instantaneamente. É possível configurar uma saudação, com uma breve apresentação da sua companhia, por exemplo. Ou até uma resposta informando que você está ausente e responderá assim que puder. Além disso, a nova ferramenta também permite definir respostas rápidas para as perguntas mais frequentes.

Análise de estatísticas:

Com no novo Whatsapp Business, é possível ter acesso a diversas métricas sobre mensagens enviadas, recebidas, lidas e respondidas, por exemplo. Isso permite um melhor controle sobre a comunicação com o seu público.

Por que utilizar o Whatsapp Business no R&S?

O uso desse novo recurso é um novo aliado para o setor de Recrutamento e Seleção. Essa ferramenta, se bem utilizada, pode trazer diversos benefícios para a empresa em termos de praticidade e marca empregadora. Listamos algumas vantagens a seguir:

Aumenta a velocidade de troca de informações

Esse é um aspecto favorece muito ambas as partes, tanto empresa, quanto candidato.

A falta de informações, ou demora na troca delas, é um problema muito recorrente durante os processos seletivos.

O Whatsapp Business pode trazer a solução para isso. Um canal direto, onde ambas as partes têm fácil acesso, é uma boa forma para breves diálogos, como agendar entrevistas, tirar dúvidas, e coletar informações pontuais, por exemplo.

Melhora a experiência do candidato

Esse é um aspecto que vem sendo cada vez mais trabalhado no âmbito corporativo. E o Whatsapp Business pode dar uma ajuda com isso. Muito pela praticidade e fácil acesso à empresa que ele propicia ao candidato.

O fato de o profissional poder falar diretamente com o recrutador, sem ter que enviar diversos e-mails que vão se misturar com outros, ou tentar ligar para um profissional que, devido a rotina de trabalho, quase nunca está na mesa, é algo muito benéfico e valorizado por qualquer público.

Fortalece a Marca empregadora

Esse aspecto está muito ligado aos dois tópicos acima. A preocupação com a marca empregadora é algo que vem em grande crescente, principalmente, desde o último ano.

Fortalecer a marca empregadora junto ao mercado é algo complicado, que se pauta em alguns pilares e envolve diversos pontos de atenção, alguns mais fáceis de se implementar que outros. E esse é o caso do Whatsapp business. Um recurso de simples implementação e uso, pode ser um grande diferencial na contratação de um talento.


Seguir as novas tendências pode ser bastante válido para melhorar a sua área de R&S. Devemos nos atentar às novas tecnologias e utilizá-las ao nosso favor. Se você gostou desse texto e quer receber mais materiais como esse, inscreva-se na nossa newletter.

NOVIDADES DO BLOG

Receba semanalmente as novidades do blog e transforme o seu recrutamento!

Continue lendo:

Roteiro de entrevista: Confira o passo a passo para montar um de sucesso

Um roteiro de entrevista de emprego bem estruturado é fundamental para contratações de sucesso. Por meio de perguntas estratégicas, você tem condições de analisar características e habilidades pessoais, avaliar diferentes  continue lendo »

Entrevista semiestruturada: entenda o que é e as suas vantagens

A entrevista semiestruturada ainda traz muitas dúvidas para os recrutadores, pois se aproxima bastante de uma conversa, com foco em determinados assuntos. Apesar de não seguir um roteiro engessado, ela  continue lendo »

Tendências de Recrutamento e Seleção para 2018: Como será o próximo ano?

O próximo ano promete muitas novidades e mudanças no nosso dia-a-dia. Grandes acontecimentos, como as eleições presidenciais e a copa do mundo, por exemplo, devem promover diversas novas formas de  continue lendo »

Machine learning no recrutamento e seleção: Como funciona?

O grupo de pesquisa TI global IDC prevê que, até 2020, aproximadamente US$ 47 bilhões da receita mundial do mercado de soluções cognitivas serão empregados com machine learning (aprendizado de máquina) e inteligência  continue lendo »

A importância da diversidade no ambiente de trabalho

Toda empresa tem um papel social importante, não é mesmo? Em uma sociedade com tamanha multiplicidade cultural, é importante que as organizações desenvolvam uma postura madura para encarar as diferenças.  continue lendo »

Ética profissional: Um valor fundamental para o sucesso da sua empresa

A ética profissional é um conjunto de normas que estabelece as condutas esperadas de um profissional no ambiente de trabalho. Muitas profissões reúnem essas normas em seus próprios Códigos de  continue lendo »