25/10/2017

5 Dicas para você criar uma Marca Empregadora de sucesso

5 Dicas para você criar uma Marca Empregadora de sucesso

“No meu tempo não era assim”. Frases como essa são constantemente proferidas por gerações com mais experiência de vida. E ela não poderia ser mais verdadeira quando falamos sobre a forma que as empresas contratam nos dias de hoje. Entendendo o “meu tempo” como cerca de vinte, ou até dez anos atrás, temos um mercado que se organizava em um modelo de contratação no qual os candidatos procuravam as companhias e disputavam uma vaga.Nos dias de atuais, o poder passou quase que inteiramente ao candidato, ou seja, companhias disputam aquele profissional que, por sua vez, pode escolher em qual empresa quer trabalhar. Essa escolha se baseia, basicamente, na imagem que essas organizações têm perante o candidato. Essa imagem é famosa “Marca Empregadora”.

Por esse motivo, é muito importante para que uma empresa saia na frente das demais “concorrentes” na disputa de um candidato, que ela tenha uma forte marca empregadora. Pensando nisso, esse post traz 5 dicas para construir uma employer branding de sucesso.São elas:

  • Conheça a sua companhia

Essa dica pode parecer óbvia para alguns, mas o fato é que nem todos realmente conhecem a companhia onde trabalham. É muito comum que alguns colaboradores não estejam totalmente alinhados com a ideologia da empresa. Por isso, é necessário que se amplie a visão sobre a cultura organizacional para que se comece a esboçar a marca empregadora. Isso significa estudar o interno para planejar o externo. Para te ajudar, separei um material com 4 dicas para te ajudar a mapear a cultura organizacional da sua empresa.

  • Conheça o seu público

Definir o público-alvo é o principal ponto inicial para a construção de uma boa marca empregadora. O fato é que, entender para onde ir é tão, ou mais importante do que simplesmente ir. Compreender as prioridades dos seus candidatos é fundamental para se tornar atraente para eles.

  • Esteja alinhado com a imagem que você quer passar

Após entender o seu público, você deve planejar a imagem que deseja ter perante a ele, de modo que a sua companhia se posicione como principal escolha para quem deseja impulsionar a carreira naquela área, por exemplo. Mas ATENÇÃO: Não passe uma imagem que não corresponde ao que a companhia realmente é. Isso pode jogar todo o seu trabalho por água abaixo.

  • Esteja onde seu público está

Legal. Você já entendeu a sua companhia, a sua empresa e a sua imagem. O que você precisa agora é definir como vai atingir o seu público. Por exemplo, se você planeja atingir jovens talentos, planeje se apresentar a eles de modo natural, se posicionando em lugares familiares a esse público, seja ele presencial, como em faculdades e eventos de inovação e novas tendências, ou online, como mídias sociais.Preste atenção também, na linguagem que você irá utilizar para se comunicar com esse público. É bom que ela se alinhe tanto com a imagem da sua empresa, quanto com o perfil do público que você deseja conversar.

  • Envolva seus colaboradores

Por fim, outro ponto que também é uma grande chave para a sua estratégia de marca empregadora são os colaboradores da empresa. Eles são o principal canal da companhia quando se trata desse tema. Mesmo não sendo o que atinja o maior número de pessoas, a palavra negativa de um colaborador insatisfeito ou até mesmo desalinhado com a cultura organizacional é o suficiente para uma grande rejeição por parte do público. Por esse motivo, é fundamental que seja realizado um trabalho junto a esses funcionários, de modo que eles se tornem embaixadores da marca e principais atrativos para novos candidatos. Após lermos essa publicação, conseguimos ter uma boa noção dos principais pontos que devem ser levados em consideração no momento de construção de uma marca empregadora de sucesso. E aí, o que achou? Por que não começar a construir uma estratégia de marca empregadora hoje? Ou, se você já tem, refletir se ela abranje todos esses principio? Para te ajudar, te indico um manual completo e totalmente gratuito que vai te auxiliar nessa ação, é só clicar aqui!Se gostou desse texto e quiser receber vários materiais com os temas mais relevantes no mundo de RH, assine a nossa newsletter.

Kenoby agora é Gupy

Agende uma demonstração com a melhor e mais inovadora plataforma de RH do Brasil

agendar uma demo (gratuito)