Como atrair o perfil certo de candidato?

Como atrair o perfil certo de candidato?

A forma que a empresa utiliza para atrair candidatos pode ser determinante para o sucesso do processo de recrutamento e seleção. Afinal, é nesta etapa que você capta pessoas para preencher um cargo, e quanto mais os profissionais inscritos estiverem alinhados com as habilidades técnicas e comportamentais da vaga, mais prática e efetiva será a contratação.A proposta da atração de candidatos é despertar o interesse das pessoas que mais combinam com a vaga e com a empresa como um todo. A chave para isso é a comunicação, que se diferencia de acordo com o tipo de atividade e objetivos de cada organização, cada público exige uma estratégia de abordagem específica.

Qual a importância da comunicação na atração de candidatos?

A comunicação é a maneira como a empresa fala com os candidatos e busca estabelecer uma conexão entre as partes por meio do uso de termos e linguagens que estejam adequadas ao público-alvo. Assim, ainda que a mesma empresa faça processos seletivos para advogados e publicitários, é necessário criar uma estratégia de comunicação específica para cada área.Ao criar uma comunicação personalizada, a empresa tem mais chances de alcançar as pessoas desejadas para a função a ser preenchida, pois será melhor interpretada, fazendo com que somente os profissionais que realmente estão de acordo com os seus anseios e características se candidatem para a oportunidade.Para que seja realmente eficiente, a comunicação deve ser empregada em todos os canais de contato da companhia, respeitando as particularidades de cada plataforma.Desse modo, a organização evita seleções compostas por candidatos que não estão em conformidade com o perfil estabelecido, o que gera perda de tempo e dinheiro , visto que neste caso que será necessário abrir uma nova seleção ou pode até mesmo acabar em contratações equivocadas, causando frustração para o profissional e para a empresa.

Quais são os principais elemento da atração de candidatos?

Segundo o Método Saga, uma metodologia de R&S desenvolvida pela Kenoby, a regra para uma atração de candidatos bem-sucedida é manter a transparência em todos os processos. Independentemente da área de atuação da empresa, é importante não fingir ou forçar uma comunicação, uma vez que existe ferramentas como o LinkedIn e Glassdoor que fazem dela uma porta aberta.Na atualidade, é comum que as pessoas que estão participando de um processo seletivo busquem informações da companhia nas plataformas digitais, baseando-se nos relatos de quem já trabalhou ou trabalha lá, com o intuito de validar se ela de fato é aquilo que aparenta ser.De acordo com uma pesquisa da Harvard Business Review, empresas com uma reputação ruim gastam até 10% a mais com contratação. Veja quais são os principais elementos e como construí-los de forma transparente para atrair os candidatos certos.

Perfil ideal

Antes de dar início ao processo de atração, a primeira coisa a se fazer é traçar o perfil do candidato ideal para a função. Isso se dá depois da arquitetura da vaga e deve se basear em três aspectos: cultural, comportamental e técnico — cada uma dessas características assegura o alinhamento do candidato com a proposta do trabalho e da organização.O aspecto cultural trata da cultura organizacional e analisa se a pessoa tem o fit da empresa. Para isso, pode-se usar uma ferramenta de mapeamento de cultura, como a oferecida pela Kenoby, que ajuda a entender os indicadores que determinam a efetividade da empresa, podendo apontar quatro tipos de organizações: empreendedora, clã, burocrática, e cultura de mercado.Após a definição da cultura organizacional, é hora de criar um fit cultural para checar se a pessoa que deseja participar do processo seletivo se encaixa nos valores e objetivos defendidos pela contratante. Em seguida, também é preciso efetuar a análise comportamental, a partir da definição das soft skills para a vaga, como boa comunicação, capacidade de liderança, criatividade e resiliência.Por último, você deve pensar nas habilidades técnicas necessárias para que o profissional possa desempenhar as atividades do cargo, como formação na área, conhecimentos em ferramentas específicas, entre outros pontos que sejam pertinentes para cada vaga.É importante conhecer bem o seu time para traçar as características desejáveis no novo colaborador. Para um perfil com menor senioridade, por exemplo, não se pode espera que ele apresente vivências nas mais diversas situações de trabalho.

Plano de comunicação

Quando uma vaga é aberta, a tendência é que centenas ou até milhares de pessoas se candidatem. Nesse cenário, como você pode garantir uma comunicação atraente, que valorize a diversidade e que mantenha os candidatos engajados do início ao fim do processo? A resposta para isso é a construção de um plano de comunicação.Aqui, deve-se definir os canais e a linguagem utilizados para a divulgação da vaga. Para isso, é indicado usar o mapeamento cultural da empresa, considerando as competências comportamentais e técnicas exigidas no perfil ideal do candidato.Tratando-se da linguagem, ou seja, a forma como a companhia expõe as suas ideias e sentimentos, ela precisa ser transparente e representar o ambiente de trabalho. Empresas que são mais abertas e descontraídas, por exemplo, podem se comunicar de uma maneira menos formal.

Canais

Com todas as informações em mãos de quem você quer contratar, a organização deve definir quais canais de comunicação utilizar para encontrar o candidato ideal. Há diversos canais disponíveis no mercado, sendo que uns são mais genéricos e outros mais direcionados para determinadas áreas, como marketing, operacionais e desenvolvimento de softwares. Logo, é importante saber identificar e conhecer o funcionamento destas plataformas.O descritivo da vaga deve acompanhar as características do canal de comunicação, em uma rede social focada em imagens, como o Instagram, os requisitos da posição devem ser apresentados de uma forma mais visual. Enquanto que em um canal mais textual, vale a pena investir em um texto que traduza com clareza as expectativas do cargo.

Feedback

A última etapa consiste na formulação de e-mails de engajamento ou de feedback (positivo ou negativo), que ajudam na atração e envolvimento dos candidatos no processo. Esse elemento é essencial para a experiência da pessoa candidata, pois demonstra a importância de cada participante para a empresa.Os e-mails devem seguir a mesma estratégia de comunicação aplicada nos processos anteriores. Com isso, a organização já vai criando um vínculo com os candidatos, e mesmo aqueles que não forem selecionados para a vaga em questão poderão se tornar divulgadores espontâneos da marca empregadora.

Como esse processo impacta a atração de candidatos?

Ao implementar um bom trabalho de atração de talentos, a companhia garante dois benefícios cruciais: pessoas mais aderentes à posição e um funil de recrutamento mais qualificado.A combinação destes dois fatores contribuem para uma vivência positiva dos candidatos, que tendem a ficar mais satisfeitos com o processo seletivo mesmo que não sejam contratados, pois estão alinhados com os posicionamentos da organização, além de reduzir o tempo de fechamento da vaga e no match entre os profissionais contratados e o cargo.Por meio de pontos bem definidos e estruturados para atrair candidatos, é possível estabelecer uma comunicação mais eficaz com as pessoas que você deseja atrair, trazendo para o processo seletivo apenas os talentos que apresentam possuem o fit com a empresa e a vaga, o que assegura que elas tenham uma experiência enriquecedora ao participar do recrutamento e seleção.Em resumo, as ferramentas e técnicas aplicadas nesse processo ajudam a alavancar a marca empregadora, fazendo com que ela se torne referência quando o assunto é melhor lugar para se trabalhar. Os profissionais atraídos e contratados também abraçam os valores da empresa desde a seleção e se forem contratados terão mais facilidade para se adaptar e ao ambiente de trabalho.Quer otimizar a atração de candidatos? Entre em contato com a Kenoby e conheça as nossas soluções!

Kenoby agora é Gupy

Agende uma demonstração com a melhor e mais inovadora plataforma de RH do Brasil

agendar uma demo (gratuito)