11/9/2018

Como fortalecer a cultura organizacional da minha empresa?

Como fortalecer a cultura organizacional da minha empresa?

Saber como fortalecer a cultura organizacional é essencial a todo gestor que deseja estabelecer valores em sua empresa. Quando existe uma cultura sólida, todos entendem o que deve ser priorizado e como agir no expediente.Antes de tudo, é preciso entender no que ela consiste exatamente: a cultura organizacional representa o conjunto das crenças, hábitos e valores presentes dentro de uma empresa, direcionando seus profissionais. A loja Amazon, por exemplo, tem sua cultura centrada no cliente e sua missão é “ser a empresa mais centrada no cliente da terra”.Para facilitar o entendimento, reunimos neste post, tudo o que você precisa saber para fortalecer a cultura organizacional da sua empresa e torná-la muito mais eficiente. Portanto, continue a leitura do artigo!

Elimine a "forma de ameba"

Telma Souza, ex-vice-presidente de RH da GVT, no livro “Sobre Fibras e Gente”, afirmou que, no início, a cultura da empresa “era uma ameba, não tinha forma nem identidade”. Infelizmente, a frase descreve a cultura de muitas outras organizações.O primeiro passo para fugir disso, é dar contorno à cultura, tornando-a mais clara e forte a todos os envolvidos. Isso pode ser feito estimulando algumas práticas, como metas agressivas e a meritocracia; e inibindo outras, como a falta de compromisso no trabalho.

Saiba que tipo de cultura quer criar

Existem muitos tipos de cultura. No livro “Deuses da Administração”, Charles Handy compara a cultura organizacional aos deuses Zeus, Apolo, Atena e Dionísio, destacando suas diferenças.Em geral, há um elevado número de modelos culturais. Existem culturas agressivas, burocráticas, inovadoras, centradas nas pessoas, entre outras. Portanto, é necessário definir que tipo de cultura quer desenvolver em sua empresa e começar a fazer isso o mais rápido possível.

Facilite a comunicação interna da empresa

A cultura é construída no dia a dia, quando os talentos se relacionam e colaboram para que determinada tarefa seja feita. Por essa razão, a comunicação é um elemento-chave na sua construção, devendo ser tratada como prioridade.Portanto, se comunique de maneira eficaz com seus subordinados, objetivando cascatear valores e hábitos específicos. Igualmente, facilite a comunicação entre os próprios talentos, gerando fluidez ao que é dito — isso pode ser feito com bons canais de comunicação interna.

Atraia pessoas alinhadas à cultura desejada

A última dica, e talvez a mais importante, é contratar pessoas que tenham valores alinhados à cultura que deseja arquitetar, o que é chamado de Fit Cultural. Imagine contratar alguém metódico se deseja uma cultura inovadora. Não faz sentido, certo?Nesse caso, é preciso investir no processo de recrutamento e seleção, tornando-o mais funcional. Além de focar nas competências técnicas de cada candidato, é necessário também considerar as competências comportamentais (valores, hábitos, crenças, prioridades).Todas as empresas, mesmo aquelas recém-criadas, têm uma cultura. Como mencionado, muitas parecem uma “ameba”, sem prioridades, crenças e valores e, por isso, o primeiro trabalho deve ser dar forma à cultura, incentivar ou inibir práticas específicas, fortalecer a comunicação e contratar gente com valores específicos.E o primeiro passo para isso acontece por meio de um mapeamento de cultura, que vai identificar qual o percentual de cada tipo de cultura presente na sua empresa, sendo elas a cultura de clã, empreendedora, burocrática ou de mercado.Para isso, as pessoas que possuem maior identificação com os valores da empresa devem participar deste mapeamento, medindo flexibilidade, competição, lucro, colaboração, processos, hierarquia, inovação, liderança, risco e motivação.Feito isso, é hora de incluir uma etapa no seu recrutamento: o de fit cultural. Para isso, os talentos respondem um teste que vai medir a aderência deles à cultura da companhia!Gostou do artigo e entendeu como fortalecer a cultura organizacional? Conheça o nosso mapeamento de cultura e teste de fit cultural.

Kenoby agora é Gupy

Agende uma demonstração com a melhor e mais inovadora plataforma de RH do Brasil

agendar uma demo (gratuito)