6/8/2020

Conheça 3 indicadores do desenvolvimento por competências

Conheça 3 indicadores do desenvolvimento por competências

O desenvolvimento por competências permite que a empresa consiga extrair o melhor do que cada colaborador pode oferecer, além de promover o crescimento profissional dos indivíduos fornecendo meios e suporte para o seu aperfeiçoamento.

Trata-se de uma prática bastante usada na gestão de pessoas, mas que levanta algumas dúvidas sobre a maneira correta de mensurar os resultados desse trabalho. Afinal, as competências não são exatamente palpáveis, o que dificulta a compreensão do quanto o colaborador se desenvolveu e do retorno sobre investimento nessas questões.

Neste post, vamos apresentar alguns indicadores que podem ser usados para medir esses aspectos. Eles servem como referência para as organizações, que vão ter informações mais precisas das ações e seus resultados.

Se você tem interesse em melhorar a desenvolvimento por competências da sua equipe, continue lendo este post!

O que é desenvolvimento por competências?

O desenvolvimento por competências se baseia na identificação das habilidades dos funcionários de uma empresa, buscando um modelo de gestão capaz de aproveitar essas habilidades e contribuir para a evolução dos pontos mais fracos.

Essa evolução é feita com a ajuda de avaliações, que analisam e apontam as habilidades dos colaboradores, além de treinamentos e feedbacks, que conscientizam o profissional sobre seus resultados e oferecem recursos para esse crescimento.

Vale lembrar que as competências são os componentes de uma empresa. De acordo com Tanmay Vora, autor de livros sobre liderança corporativa, “uma equipe é tão boa quanto as pessoas que a compõem”. Quando uma empresa se preocupa em desenvolver as competências dos seus funcionários, está investindo na sua própria imagem e capacidade de oferecer a melhor solução possível para os clientes.

Uma política consistente de desenvolvimento por competências também garante a manutenção da qualidade dos produtos, mesmo com a expansão da empresa e diluição de tarefas.

O que são indicadores de competência?

Os indicadores de desempenho por competência são métricas usadas para mensurar processos e metas de uma empresa, conseguindo assim avaliar o desempenho de um funcionário ou equipe.

Essas medidas são fundamentais para organizar processos e entender o desenvolvimento de cada colaborador, propondo as ações necessárias para que ele tenha uma performance mais relevante.

A aplicação de indicadores para avaliação de competência ajuda no reconhecimento dos empregados, afinal, ele demonstra o empenho e envolvimento do colaborador com o seu trabalho, mesmo que os resultados da equipe ainda não tenham sido concluídos. Por meio desses indicadores, é possível acompanhar não só o desenvolvimento dos trabalhadores, mas também perceber o seu grau de dedicação.

Qual a relação desses conceitos com a gestão de pessoas?

A gestão de pessoas tem como principal fundamento o direcionamento das habilidades dos funcionários às metas estipuladas pela empresa. Quando há a aplicação de indicadores, o acompanhamento do desenvolvimento desse colaborador é muito mais preciso.

Isso dá um caminho claro do que deve ser feito em prol do crescimento do funcionário, os pontos exatos que devem ser trabalhados e como foi esse progresso de um período para outro.

A compreensão das competências dos funcionários pode ser usada de diversas maneiras, integrada ao recrutamento e seleção, planejamento de sucessão ou mesmo para preparar os colaboradores para assumirem responsabilidades maiores e trabalhos mais complexos.

O uso de indicadores e a prática do desenvolvimento por competências embasam a gestão de pessoas e a tornam muito mais palpável e simples de analisar, fornecendo dados concretos para o RH e liderança.

Quais são os principais indicadores do desenvolvimento por competências?

Os indicadores de desenvolvimento variam de acordo com a empresa e seu setor de atuação. Eles podem ser customizados segundo a necessidade de mensuração e critérios valorizados pela organização.

Em outras palavras, a empresa considera o que é realmente importante para o seu nicho de negócio e quais habilidades são essenciais para a entrega do produto ou serviço, dentro do padrão de qualidade exigido.

Podemos, no entanto, destacar os indicadores mais usados pelas organizações em geral.

1. Nível de conhecimento

É importante para a organização mensurar o nível de conhecimento que o funcionário tem, seja em relação ao uso de máquinas, o domínio teórico ou a familiaridade com novas tecnologias.

Ter uma métrica capaz de ajudar a compreender o nível de conhecimento também é importante para que a empresa consiga promover treinamentos capazes de verdadeiramente agregar conteúdo, em vez de apresentar informações que não serão úteis ou já conhecidas por aquele grupo.

2. Volume de produção

Especialmente em áreas de trabalho nas quais a quantidade de produtos é importante, o volume de produção é usado como um indicador de desenvolvimento importante.

Ao conhecer melhor a técnica utilizada e se familiarizar com as ferramentas, o funcionário consegue entregar um volume produtivo muito maior, o que pode atestar o desenvolvimento de competências necessárias para a execução do trabalho.

3. Qualidade do trabalho

A qualidade do produto ou do atendimento também são ótimos indicadores do desenvolvimento por competências. A apresentação de um produto ou serviços mais bem acabados e avaliados pelos clientes é um excelente indicador da aquisição de novas competências pelos profissionais.

Qual a importância dos indicadores para a gestão de pessoas?

O RH precisa de indicadores que estejam alinhados às metas da empresa para que consiga fazer uma gestão de pessoas mais apurada. Afinal, como entender com exatidão o desenvolvimento do profissional sem ter uma métrica que sirva como parâmetro e possa ser comparada?

Para melhorar ainda mais esses indicadores, mantenha um olhar atento ao comportamento dos funcionários. Cada um se motiva por diversos fatores, desde condições organizacionais até questões pessoais.

Com essas informações, é possível traçar um planejamento consistente de gestão de pessoas e promover um RH mais estratégico, que realmente contribua para a expansão da empresa.

Com base nesses 3 indicadores, é possível ter um acompanhamento mais preciso do desenvolvimento por competências. Assim, o Recursos Humanos consegue não só alinhar o desempenho, como até mesmo traçar projeções para os próximos períodos.

Para ter um conhecimento mais amplo sobre indicadores, dê uma checada no nosso artigo sobre indicadores de RH, que permitem uma mensuração mais ampla dos processos internos. Compreender os dois níveis de indicadores vai garantir uma gestão de pessoas bem mais eficiente na sua empresa.

Kenoby agora é Gupy

Agende uma demonstração com a melhor e mais inovadora plataforma de RH do Brasil

agendar uma demo (gratuito)