Com o passar dos anos, o setor de Recursos Humanos vem acumulando funções cada vez mais complexas e abrangentes dentro da empresa. Desde o processo seletivo até o desligamento de colaboradores, os processos do RH desempenham um papel fundamental para as organizações.
Por isso, é imprescindível para o RH acompanhar as inovações tecnológicas e como elas podem otimizar seus processos. Por meio da automatização dessas tarefas é possível atingir diversos benefícios como: redução de custos, agilidade em procedimentos e mais tempo para os gestores se ocuparem com outras atividades.
Pensando nisso, separamos cinco processos que devem ser automatizados no setor de RH. Confira!
Contratações
Um dos maiores desafios do setor de RH é realizar contratações assertivas, ocupando posições da empresa com pessoas competentes e que sejam eficazes em seus cargos. Uma contratação ruim traz grandes prejuízos. Além de gerar gastos, um colaborador mal posicionado pode prejudicar todo o funcionamento de uma empresa.
A automatização de etapas do processo seletivo traz agilidade e benefícios no direcionamento da vaga. Além disso, com o uso da tecnologia é possível disponibilizar equipamentos e informações para os recém-contratados assim que realizada sua captação.
Uma vez com a equipe fechada, você ainda consegue usar sistemas para monitorar a movimentação do seu time, realocar os colaboradores dentro da planta e melhorar a gestão de staff.
Gestão de arquivos de colaboradores
Ao utilizar uma central do sistema de RH, o gestor consegue poupar tempo com registros cotidianos dos colaboradores. Assim, é possível que o líder se ocupe apenas com as anomalias identificadas no sistema e possa conferir dados com rapidez.
Isso pode ser aplicado a vários procedimentos que são padrão da empresa como a criação de autorizações, contratos e cadastros. As informações ainda ficarão à disponibilidade do gestor, economizando o tempo de preenchimento de dados.
Desligamentos
Da mesma maneira que a automatização facilita os processo de captação, ela também pode assessorar nos afastamentos e desligamentos de colaboradores.
A tecnologia pode otimizar procedimentos como a coleta e o processamento de documentos para o desligamento do funcionário e o recebimento de cartões de acesso e equipamentos.
Além disso, a exclusão e atualização de dados após a demissão também pode ser realizada pelo sistema.
Orientações e políticas da empresa
A comunicação interna de uma instituição também pode ser aprimorada de forma significativa. Pode-se criar, distribuir e acompanhar a recepção de notas informativas aos colaboradores.
Outro benefício alcançado é a eliminação de processos baseados em papéis, representando economia financeira e de tempo para a empresa.
Até mesmo treinamentos simples podem ser automatizados, auxiliando na propagação da cultura organizacional e dos valores da empresa.
Pagamentos
Os procedimentos ligados a execução dos pagamentos podem ser agilizados por meio de recursos automatizados. Ao comparar com o processamento manual dos pagamentos, a mecanização consegue minimizar a margem de falha humana.
O pagamento automático livra atrasos no recebimento do salário e pode ser realizado de acordo com parâmetros estabelecidos pelos gestores.
Realizada com competência e cautela, a automatização de processos do RH pode trazer imensas vantagens e ser determinante para o desenvolvimento da empresa. Gostou do artigo? Esclareceu como a automatização pode ser benéfica ao setor de RH? Continue acompanhando os artigos publicados, assine a newsletter e não deixe de adquirir nenhum conhecimento!