28/1/2022

Os 18 melhores cursos de RH para você se tornar especialista

Os 18 melhores cursos de RH para você se tornar especialista

Os cursos de RH são os mais diversos e eles podem ajudar tanto as empresas quanto os profissionais dessa área por meio da disseminação de conteúdos gratuitos ou pagos. Afinal, apenas o fato de o departamento de Recursos Humanos lidar diretamente com pessoas já caracteriza a necessidade de reciclagens e de especializações constantes.

A bem da verdade, a cada dia, novas práticas são incorporadas ao RH estratégico das empresas, o que acaba exigindo um conhecimento mais aprofundado sobre o assunto. A partir desse entendimento, porém, torna-se mais fácil compreender o porquê de a necessidade de atualização profissional ser ainda mais gritante para um setor de Recursos Humanos que visa ao alto desempenho.

O fato é que apenas a graduação e a pós-graduação já não são mais suficientes para uma formação realmente completa e que ofereça o dinamismo que o mercado de trabalho atual requer. É fundamental acompanhar continuamente essa evolução e verificar quais são as melhores práticas em aplicação no segmento para avaliar o que pode ou não ser implementado na sua organização.

Pensando nisso, a seguir, nós vamos mostrar como a área de Recursos Humanos das empresas está evoluindo e de que forma os profissionais podem se atualizar com cursos de RH de alta qualidade e com baixo — ou nenhum — custo. Confira!

Como realmente funciona o RH estratégico?

A necessidade de haver um novo foco no processo de formação dos profissionais de RH remete à própria evolução do setor. Ao passo que antes o departamento de Recursos Humanos era uma área basicamente operacional, com atividades e limites muito bem estabelecidos, hoje ele se tornou um setor vital na estrutura de gestão das empresas.

Para ser estratégico como o mercado demanda no momento atual, o RH precisa ter um profundo conhecimento do modelo de negócios da organização e da sua visão de futuro. A sua inserção na companhia deve ocorrer de forma horizontal, compreendendo as atribuições e as demandas de todas as áreas.

Dominar e disseminar a cultura da empresa também faz parte das atribuições de um RH estratégico. Em sua versão clássica, o setor tinha uma atuação mais reativa, focando as demandas que eram apresentadas a ele, como os processos seletivos de contratação e o treinamento do quadro de colaboradores.

O RH estratégico, por outro lado, tem o seu olhar direcionado para a entrega das melhores condições de trabalho para os funcionários, de forma a garantir um ambiente laboral propício para a busca de resultados bem definidos.

Qual é o perfil do profissional moderno de Recursos Humanos?

Junto às novas atribuições que a área acumulou nas últimas décadas, bem como somado a uma maior responsabilidade pelos resultados da empresa, o perfil do profissional de RH foi modernizado. Desse modo, já não há mais espaço para quem se contenta em ser um mero executor de tarefas.

A fim de atuar no RH estratégico, é preciso ter em mente a busca constante pela qualificação e pelo desenvolvimento permanente do capital humano da organização. Para isso, é indispensável manter-se atento a tudo que ocorre no mercado.

Na realidade, mais do que isso, é imprescindível ter uma clara visão do negócio. Essa mudança de direcionamento, a bem da verdade, abriu espaço no setor de Recursos Humanos para o ingresso de profissionais com outras formações, além das tradicionais Psicologia e/ou Pedagogia, que sempre foram soberanas nesse mercado. Hoje há, por exemplo, um grande número de advogados, de administradores de empresas e até de engenheiros atuando nesse campo.

Independentemente da sua formação de origem, o fato é que é muito importante que o profissional de Recursos Humanos procure sempre o seu próprio desenvolvimento. Afinal, mais do que qualquer outro colaborador, ele precisa acompanhar as boas práticas do setor e manter-se atualizado. Nesse sentido, é interessante destacar que há um sem-número de opções de cursos de RH para que ele se qualifique.

Quais cursos de RH é possível fazer para aprimorar as suas técnicas?

Em vista da necessidade de investir em uma constante atualização, que tal conhecer algumas opções de cursos que você pode fazer a distância? Confira, a seguir, uma lista dos melhores disponíveis nos quais vale a pena apostar para aumentar os seus conhecimentos — lembrando que abordaremos tanto os oferecidos na modalidade gratuita quanto os disponibilizados em versões pagas!

Coursera

A Coursera é uma plataforma conhecida por disponibilizar cursos de alta qualidade e que podem ser acessados pela internet, sem quaisquer limitações de horário ou de data. Veja, a seguir, alguns dos cursos de RH que são oferecidos.

1. Gestão de Talentos (University of Michigan)

Nesse curso, são disponibilizadas as melhores práticas de seleção e de recrutamento de talentos, com métricas para a avaliação de performance dos profissionais. Por meio dele, você também tem a chance de aprender como desenvolver e treinar os empregados para que eles alcancem melhores resultados. Ou seja, o conteúdo desse curso provê habilidades importantes tanto para contratar quanto para melhor gerir as admissões.

2. People Analytics (University of Pennsylvania)

O People Analytics ocupa um espaço cada vez maior em se tratando da gestão de pessoas dentro das empresas, e é importante que os profissionais de Recursos Humanos saibam como utilizar essa ferramenta para que se mantenham dentro do mercado de trabalho e apresentem bons resultados. Esse curso, que é ministrado pela Universidade da Pensilvânia, ajuda-os a tomarem decisões com base em dados.

Além disso, é abordado como essas informações geram reflexos na seleção de pessoas, na sucessão de cargos, na liderança e nas avaliações de performance, auxiliando o setor de RH a assumir uma posição bem mais estratégica dentro de uma corporação.

Kenoby

A Kenoby é uma empresa que desenvolveu um software inteligente voltado à gestão dos processos de recrutamento e seleção e integrável com as mais diversas plataformas, no intuito de auxiliar as organizações a contratarem os talentos mais adequados para as suas vagas em aberto. Com o formato SaaS — Software as a Service —, a solução atende à área de ponta a ponta por meio de um sistema amigável e moderno. Paralelamente, há também a Universidade Kenoby, na qual é possível acessar os treinamentos.

3. Certificação em Recrutamento e Seleção

A Universidade Kenoby disponibiliza uma Certificação em Recrutamento e Seleção, totalmente gratuita e online. O curso é composto por um conjunto de videoaulas que podem ser assistidas pela internet, nas quais é repassado um conteúdo montado pelos especialistas da empresa.

Ao todo, são 13 videoaulas que vão ajudar você a otimizar os processos de seleção e recrutamento de talentos da sua organização. No final, há uma prova e, se o resultado for composto de, pelo menos, um percentual de 75% de acertos, você receberá o certificado, que pode ser incluído no seu currículo ou inserido no LinkedIn, por exemplo.

Essa certificação oferece insumos para que você melhore o seu método de trabalho na seleção de talentos, tornando-o apto a fazer contratações mais acertadas e ajudando na sua valorização dentro do mercado de trabalho, aumentando, inclusive, as possibilidades de novas ofertas ou de uma promoção.

Unieducar

A Unieducar é uma Instituição de Ensino, Pesquisa e Extensão que atua, desde o ano de 2003, nos campos de Treinamento e Desenvolvimento Profissional e Gerencial. A Universidade Corporativa apresenta-se como uma iniciativa que objetiva a democratização dos saberes, de modo que, na sua plataforma, são ofertados diversos programas gratuitos — como palestras, cursos e seminários.

4. Implantação da Avaliação de Desempenho em Recursos Humanos

Como dito, a Unieducar atua no treinamento e no desenvolvimento profissional. Além disso, ela oferece um curso de Implantação da Avaliação de Desempenho em Recursos Humanos. Esse é, inclusive, um dos cursos de RH que mostram a importância da avaliação de desempenho para as empresas, abordando as melhores práticas para a execução dessas atividades de forma mais eficiente.

Tudo isso é possível por conta de um programa que abrange a melhoria da qualificação profissional dos envolvidos na área. Nesse contexto, a avaliação de desempenho é um pilar importante para a gestão de pessoas, portanto saber como implantá-la de maneira verdadeiramente eficiente garante melhores resultados.

5. Gestão de Pessoas Orientada a Resultados — Repensando a Organização

Com o propósito de trabalhar conteúdos que capacitem o profissional da área de Recursos Humanos a lidar com os mais diferentes tipos de pessoas, o curso, na modalidade gratuita, disponibiliza uma fração das videoaulas que compõem a modalidade completa. A primeira opção — sem custo algum — tem uma carga horária de quatro horas, enquanto as versões pagas são disponibilizadas com durações distintas — iniciando em 40 horas e finalizando em 440 horas. Os valores, nesse caso, naturalmente sofrem variações.

A Unieducar preparou o curso de Gestão de Pessoas Orientada a Resultados pensando em atender a estudantes, pesquisadores e profissionais das mais variadas áreas de conhecimento e de atuação e que estejam em busca de atualização ou tenham o intuito de "desbravar" horizontes novos. Além disso, o público-alvo é também composto por aqueles que, embora não estejam envolvidos na área de forma direta, têm interesse em agregar novos conhecimentos.

SEBRAE

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) é uma entidade sem fins lucrativos e um grande agente de desenvolvimento e de capacitação de empreendedores e do público em geral. Em sua maioria, os cursos são de curta duração e gratuitos. Também é possível emitir o certificado de conclusão para complementar o currículo do profissional e a sua bagagem de informações. Veja, a seguir, um dos cursos de RH oferecidos pelo SEBRAE.

6. Gestão de pessoas

Para atrair, desenvolver e reter os melhores talentos de uma empresa, é muito importante que o profissional de RH conheça as ferramentas disponíveis e saiba utilizá-las com eficácia. Esse curso é indicado tanto para líderes de áreas diversas — ou seja, de qualquer departamento de dentro da organização — quanto para empreendedores que precisam gerir profissionais com eficiência e produtividade.

A carga horária é de oito horas no formato online. Durante esse período de duração, são abordados os cinco principais aspectos de uma gestão efetiva, como recrutamento e seleção e desenvolvimento de equipes.

Endeavor

Uma organização que tem o propósito de incentivar empreendedores — presente, inclusive, em mais de 20 países —, a Endeavor foi idealizada a partir de uma crença na transformação do meio pela prática do empreendedorismo. Atualmente, são disponibilizados mais de 20 cursos online a fim de auxiliar os profissionais e as empresas a encararem os principais desafios desse universo.

7. A Arte do Recrutamento: como atrair os melhores profissionais para o seu negócio

Defendendo a ideia de que todo empreendimento que visa ao crescimento precisa ter um quadro de pessoal composto por bons profissionais, a Endeavor disponibiliza esse curso que tem a proposta de ajudá-lo a compreender a "arte do recrutamento", a fim de capacitá-lo a formar os seus times com os melhores colaboradores. A modalidade é 100% online e o programa tem uma carga horária de apenas 2,5 horas.

Em geral, ele é indicado para quem está à frente da estruturação de equipes e/ou responsável pelos processos seletivos de uma empresa. Gratuito, o curso tem o potencial de auxiliá-lo a desenvolver processos de recrutamento e seleção que efetivamente resultem na admissão de candidatos que representam o "match" perfeito para a posição em aberto, considerando, inclusive, a cultura organizacional.

iPED

O iPED é uma plataforma de cursos online com programas em diferentes áreas de conhecimento. É possível dizer que essa é uma oportunidade de qualificação por um baixo investimento, inclusive com a oferta de alguns cursos gratuitos.

8. Tipos de Avaliação de Desempenho

Saber como avaliar o desempenho dos colaboradores de uma empresa é essencial para mensurar o verdadeiro retorno que eles proporcionam à organização. O curso — que é gratuito — oferece noções básicas sobre como realizar diferentes tipos de avaliação, por exemplo, de 90º, de 180º e de 360º.

Além disso, ele mostra os erros mais comuns cometidos pelo setor de RH durante a avaliação, a maneira correta de dar um feedback ao colaborador e como elaborar um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI). A sua carga horária é de 80 horas.

Academic Courses

O Academic Courses oferece uma série de cursos voltados para a qualificação em Recursos Humanos, como o Certificado em Gestão de Recursos Humanos, o Programa de Certificação de Gestão etc. A partir desses, nós destacamos um que pode ser bem interessante para a sua formação.

9. Melhoria do Desempenho Humano (University of Tulsa College of Business Administration)

Esse é um dos cursos de RH que buscam incentivar a melhoria do desempenho dos funcionários, oferecendo uma visão completa sobre questões que abarcam a performance e o que pode ser feito em relação a isso. A certificação é voltada para gestores, consultores e profissionais do setor de RH que querem ter uma abordagem mais direcionada à melhoria dos resultados do quadro de pessoal, ensinando técnicas e soluções que podem ser aplicadas imediatamente na resolução de problemas e no desenvolvimento de habilidades.

Veduca

A Veduca é uma plataforma conhecida de cursos online que disponibiliza gratuitamente diversas especializações voltadas para pessoas físicas e para jurídicas. Dentro do escopo dos cursos de RH, nós optamos por destacar o treinamento a seguir.

10. Liderança — Gestão de pessoas e do conhecimento para inovação (USP)

Voltado para profissionais que ocupam ou que buscam um cargo de liderança na empresa e querem melhorar o trabalho em equipe, esse programa aborda as mudanças no mercado de trabalho, no planejamento e na transição de carreira, além da construção de um ambiente motivador.

O curso é ministrado pelo professor da USP, Joel Souza Dutra, que tem experiência em Administração de Recursos Humanos. Todos nós sabemos a importância que a liderança tem para os resultados da empresa, portanto investir nesse tipo de especialização pode fazer toda a diferença.

FGV

Uma das mais tradicionais instituições de Ensino Superior do país, a Fundação Getúlio Vargas oferece, além dos programas de ensino presenciais, uma série de cursos online. A seguir, apresentaremos três deles.

11. Gestão Estratégica de Recursos Humanos

Esse curso é indicado para quem procura compreender por que a área de Recursos Humanos é, atualmente, tão importante para os resultados de uma organização, contrapondo os papéis do RH tradicional com o estratégico. Além disso, mostrando como se deu essa evolução da área, o curso aborda os fatores críticos da atuação do RH nos dias de hoje.

Com uma carga horária de 30 horas, ele se desenvolve ao longo de nove semanas. A plataforma da FGV permite a interação entre os alunos, com reuniões online e atividades em grupo, assim sendo é recomendável monitorá-la para acompanhar a abertura de novas turmas.

12. Liderança de equipes

Como preparar os líderes para a tarefa de conduzir os seus times rumo ao melhor desempenho? Esse é justamente o escopo dessa qualificação que aborda diferentes aspectos da formação e do papel do líder, como a comunicação com a sua equipe, as relações humanas e o desenvolvimento de pessoas. Com uma carga horária de 30 horas, o curso oferece conhecimentos sobre liderança e acerca das formas de montar uma equipe.

13. Motivação nas Organizações

A melhor forma de manter os colaboradores produtivos é investindo em sua motivação e na satisfação no ambiente corporativo. Nesse curso, o profissional conseguirá compreender e analisar os desafios e as teorias sobre motivação, bem como enxergar as frustrações e os mecanismos de defesa que os funcionários costumeiramente apresentam no local de trabalho. Com uma carga horária de cinco horas online, o curso apresenta as técnicas motivacionais utilizadas nas empresas e as suas funcionalidades.

Udemy

Uma plataforma que é líder mundial de ensino e de aprendizado, a Udemy disponibiliza várias opções de cursos em diversas áreas — e uma delas é a de Recursos Humanos. Vale a pena conferir o site da empresa e adquirir conhecimentos. Confira, a seguir, alguns de seus cursos.

14. RH Business Partner: qualificação para excelência na atuação

Para quem deseja se aprofundar ainda mais na área de RH e se tornar um verdadeiro parceiro do negócio, esse curso torna-se fundamental para impulsionar a sua carreira e esclarecer todas as suas dúvidas referentes à função e acerca de como desempenhar as atividades de BP com competência e maestria. Ao final do aprendizado, o aluno receberá o certificado de conclusão do curso e um acesso vitalício, podendo revê-lo sempre que achar necessário.

15. Gestão do tempo

Uma das questões mais discutidas entre os profissionais diz respeito a como conciliar a vida pessoal e profissional sem perder a produtividade, aumentando a qualidade e o tempo com a família e com os amigos. Pensando nisso, a Udemy tem um curso de gestão do tempo que vai ajudar você a priorizar as atividades, administrando com mais qualidade o tempo profissional e o pessoal.

Além disso, você vai aprender a ser mais eficiente e eficaz, a vencer a procrastinação e a reduzir o nível de estresse. Assim, será possível começar a produzir mais em menos tempo e com qualidade, conhecendo e respeitando os seus limites.

Learncafe

Uma plataforma que objetiva conectar aspirantes, estudantes, mestres do conhecimento e "hobbistas" em um só ambiente, a Learncafe dispõe de uma equipe de profissionais da área da educação com alta qualificação. O intuito é que eles analisem toda a solução e os cursos disponibilizados, ajudando os alunos a desfrutarem de uma experiência que seja enriquecedora e verdadeiramente construtiva.

16. Administração de Cargos e Salários

Com uma carga horária de 12 horas e a garantia de certificação após a conclusão, esse curso requer um baixo investimento e oferece, em contrapartida, os elementos básicos para a criação de um plano de cargos e salários, o que, atualmente, é fundamental para conservar estruturas salariais mais justas e equitativas. Por meio dele, você aprenderá alguns conceitos altamente relevantes, como a descrição de cargos, o sistema de avaliação, a pesquisa salarial etc.

Qulture.Rocks

A Qulture.Rocks é referência em Gestão de Performance. Com a sua expertise extensa e diversa, por meio de cursos, eles resolveram dividir um pouco do seu conhecimento.

17. Certificação em Gestão de Desempenho e suas Tendências

Nesse curso — agora disponibilizado pela HR.Rocks —, você aprenderá muito sobre a gestão de desempenho e acerca das melhores formas de avaliar e de analisar os seus colaboradores, a fim de conhecer as melhores estratégias a serem implementadas para o aumento de performance dentro da sua empresa. Gratuita, essa opção, ao final, oferece o Certificado Qulture.Rocks de Gestão de Desempenho e suas Tendências.

Employer Branding Brasil

O Employer Branding Brasil é uma iniciativa de pessoas que têm o intuito de promover a cultura e as práticas de gestão de organizações que são consideradas as melhores empresas para se trabalhar. Basicamente, a ideia por trás é reunir os interessados nas temáticas relativas a employer branding, a employee experience e a ações táticas de atração de talentos, de modo a divulgar as medidas mais adequadas e estimular a colaboração entre os profissionais que atuam nessa atividade.

18. Employer Branding — Atraia, engaje, retenha talentos e seja uma marca empregadora

Nesse curso, você vai ter a chance de aprender a mostrar para as pessoas certas quem é a sua empresa de verdade. Desse modo, será possível evitar que haja um "match" errado em um processo de recrutamento e seleção, a perda de dinheiro com contratações equivocadas e, por conseguinte, a admissão de colaboradores que não se conectam com o propósito do seu negócio.

Além disso, você aprenderá a diagnosticar, engajar e movimentar a sua empresa, transformando sua marca empregadora em uma referência no seu mercado de atuação. A duração do curso é de duas horas de videoaulas e de mais duas horas — aproximadamente — para a leitura dos e-books, que são materiais complementares. Ademais, a modalidade é 100% online e, ao final, você ainda tem acesso a um certificado digital.

Como você pôde ver, há muitas opções de cursos de RH para aperfeiçoar as suas potencialidades. Lembre-se de que se atualizar constantemente faz parte da evolução do profissional e o mundo corporativo, inclusive, impulsiona esse desenvolvimento. Então, basta definir um foco de atuação e partir em busca de mais qualificação para acompanhar a ascensão das empresas e as suas necessidades, bem como aprender sobre a profissão que você ama e se tornar especialista no assunto.


Kenoby agora é Gupy

Agende uma demonstração com a melhor e mais inovadora plataforma de RH do Brasil

agendar uma demo (gratuito)