14/12/2020

Engajamento de candidatos: 7 dicas para manter os candidatos comprometidos

Uma comunicação com candidato feita de forma eficiente gera mais engajamento com a companhia e exerce grande influência na precisão dos processos seletivos. Afinal, é fundamental manter o interesse das pessoas mais qualificadas e garantir sua dedicação nas diversas etapas do recrutamento e seleção.

Acontece que, para alcançar esse objetivo, os gestores de Recursos Humanos devem implementar estratégias para melhorar o sistema de incentivos e a percepção de valor das ações destinadas a suprir os quadros da empresa.

O primeiro quesito diz respeito aos benefícios auferidos em caso de participação. Já o segundo está relacionado à maneira como o candidato vê o custo-benefício de integrar o processo.

Ao longo desta leitura, trazemos para você como fazer uma boa comunicação com os candidatos e gerar mais engajamento nos processos seletivos. Acompanhe!

Como conquistar o engajamento dos candidatos?

Para conhecer medidas eficazes e garantir o engajamento de candidatos com sua empresa, confira as sete dicas que separamos a seguir e dê o primeiro passo para uma maior precisão nos recrutamentos.

1. Atribua um significado ao processo seletivo maior do que a contratação

Os recrutadores podem oferecer uma série de recompensas para aumentar o engajamento de candidatos nos processos seletivos, mesmo para aqueles que não conquistarem a vaga. Veja alguns exemplos:

  • feedback: a pessoa recebe um retorno sobre o comportamento durante a seleção, principalmente os fatores em que precisa melhorar;
  • networking: a seleção pode ser uma oportunidade para conhecer os profissionais renomados da empresa, outros candidatos e eventuais consultores e recrutadores externos;
  • brindes para os participantes: os participantes podem receber pequenas premiações pela participação durante as visitas presenciais, como amostras de produtos, materiais didáticos e suvenires;
  • aquisição de competências: o modelo adotado deve auxiliar o desenvolvimento do trabalho em equipe, a fala em público, o desempenho sob pressão e outras habilidades;
  • palestras e materiais relevantes: as empresas podem oferecer pequenas falas e conteúdos escritos sobre a participação em processos seletivos e sobre como ter um bom desempenho.

Sempre que possível, esses incentivos devem constar dos anúncios de vagas, para que o profissional considere os benefícios antes mesmo de enviar o currículo.

2. Use técnicas de gamificação

Uma segunda estratégia para aumentar o engajamento de candidatos é implementar dinâmicas de jogos nas etapas do processo seletivo, como sistemas de pontuação, ranqueamento e propositura de desafios.

Algumas boas ideias de gamificação já aplicadas por empresas são as seguintes:

  • simulação do dia a dia de trabalho;
  • pedido de elaboração de pequenos projetos, produtos, serviços, estratégias de marketing etc.;
  • uso de tabuleiros, jogos eletrônicos, cartas e outras mecânicas para informar os candidatos e fixar desafios.

Essas ideias também facilitam a seleção de profissionais baseada em competências, aumentando a probabilidade de uma contratação acertada.

3. Construa uma comunicação pessoal e recorrente

Você se sentiria bem participando de um processo com a nítida sensação de que os responsáveis não estão interessados na sua presença? Pois é, a empresa precisa valorizar os candidatos, para que eles ofereçam um tratamento recíproco.

Uma medida para estabelecer uma relação positiva é a criação de vias pessoais de comunicação, principalmente após a filtragem inicial de currículos, em que o número de profissionais já foi reduzido.

Para isso, além das interações por telefone, e-mail ou aplicativo de mensagens, é importante que as informações mais relevantes sejam concedidas presencialmente.

Ainda, quando uma reunião se mostrar inviável ou desnecessariamente onerosa, tenha o cuidado de permitir o início de uma conversa para esclarecer dúvidas e fornecer informações sobre o processo seletivo, mesmo com o uso de outro meio.

Por fim, lembre-se de que a recorrência dessa comunicação é importante para transmitir a imagem de que a organização valoriza o candidato e se preocupa em mantê-lo avisado sobre os principais passos do recrutamento.

4. Mantenha os candidatos atualizados quanto ao cronograma do processo seletivo

O cronograma do processo seletivo é um documento de grande importância para o candidato, uma vez que permite o planejamento da agenda pessoal e, principalmente, a conciliação com outras oportunidades de emprego.

Sendo assim, os recrutadores devem estipular os prazos de cada etapa e disponibilizá-los para os profissionais por e-mail, folheto impresso ou página do site, por exemplo, sempre zelando pelo cumprimento das datas previstas.

No entanto, como imprevistos podem ocorrer, o responsável deve comunicar eventuais mudanças com antecedência, seguindo as recomendações quanto à comunicação por e-mail, telefone e aplicativos, descritas no tópico anterior.

5. Convide os candidatos a conhecer o escritório da empresa

O contato com as dependências da empresa permite um conhecimento mais amplo sobre a oferta de trabalho, sendo uma importante ferramenta para o engajamento de candidatos.

Nessa visita, é interessante oferecer informações relevantes sobre a cultura organizacional, as funções do cargo em disputa, as expectativas da organização, os benefícios e tudo mais que sirva de incentivo à participação no processo.

6. Estimule os candidatos com o desejo de integrar o time

Além das visitas ao escritório da empresa, o profissional de recursos humanos deve buscar outras maneiras de despertar o desejo do candidato de integrar o time. Isso pode ser feito de diversas formas:

  • valorização dos resultados e qualificação da equipe nos anúncios de vaga;
  • uso de folhetos, cartilhas, infográficos e outros informativos, esclarecendo os benefícios e as oportunidades de integrar os quadros da empresa;
  • desenvolvimento de uma marca empregadora.

7. Utilize ferramentas tecnológicas

Atualmente, a tecnologia exerce o papel mais relevante no engajamento de candidatos, uma vez que as soluções digitais simplificam a implementação das demais práticas.

Primeiro, a empresa pode utilizar um software de recrutamento para reduzir a burocracia do processo seletivo e responder os profissionais de forma mais célere. Afinal, esses programas organizam as informações dos candidatos, indicadores de desempenho, avaliações etc.

Os programas permitem a filtragem de candidatos por critérios preestabelecidos. Logo, apenas os profissionais com o perfil adequado às características da empresa serão chamados para a seleção — ou seja, quem tem maiores chances de se engajar.

Além disso, também existem soluções tecnológicas para gamificar o processo seletivo, prática de que falamos anteriormente. Por fim, os próprios softwares de recrutamento trazem mecanismos para manter os candidatos informados sobre as etapas do processo, bem como para conceder suporte.

Portanto, é recomendável que você procure boas soluções de informática para potencializar os resultados das demais dicas e melhorar o engajamento de candidatos nos processos seletivos da sua empresa.

Por que é importante estabelecer uma boa comunicação com os candidatos durante o processo seletivo?

Para atrair os melhores talentos do mercado, a marca precisa investir em uma boa comunicação com os públicos externos, favorecendo a consolidação da marca empregadora da companhia.

Após conquistar o interesse do candidato, a equipe de RH precisa estabelecer uma boa comunicação com ele, a fim de conquistar sua confiança, fator primordial para o engajamento nos processos seletivos, participando de todas as etapas e revelando seus potenciais.

Para isso, é preciso investir em uma boa comunicação com os candidatos, mantendo contato via e-mail, telefone e até mesmo redes sociais.

Todos os recursos são válidos para checar a disponibilidade deles para a participação nas etapas do processo seletivo e também para mantê-los informados sobre tudo o que de mais importante acontece no processo seletivo em questão.

Nesse sentido, mesmo que de forma online, as pessoas se sentirão mais acolhidas pela organização, elevando seu nível de engajamento e, consequentemente, o desejo de fazer parte da empresa.

Como se comunicar com os candidatos no processo online?

A comunicação com o candidato é primordial para o sucesso dos processos seletivos. Saber usar as ferramentas certas ajuda a tornar as atividades de seleção mais alinhadas às expectativas de candidatos e empresa, mesmo em ambientes virtuais. Veja, a seguir, como se comunicar com os candidatos no processo online!

Prepare-se com bastante antecedência

Antes de entrar em contato com o candidato, seja por telefone, redes sociais ou videoconferência, tenha em mãos o currículo do profissional, o descritivo do cargo e outras informações da vaga.

Faça um roteiro com as principais perguntas e tenha ao seu lado papel e caneta, para as devidas anotações. Preparando-se, você eleva as chances de ter uma comunicação mais fluida com o candidato, transmitindo a ele confiança e credibilidade.

Tome cuidado com a linguagem

Termos técnicos e conhecidos somente pelo ambiente interno da empresa devem ser evitados na comunicação com o candidato tanto online quanto offline. Isso, porque pode passar a sensação de que ele não está preparado para assumir a função, aumentando sua insegurança.

Por isso, é preciso ter cuidado com a linguagem, evitando, também, termos muito rebuscados e que podem constranger o candidato por ele não saber o significado.

Lembre-se de praticar a empatia e seja solícito para esclarecer possíveis termos usados no dia a dia da organização, em especial para aqueles candidatos de vagas operacionais.

Estrangeirismos também devem ser evitados ou usados com moderação, a depender do cargo para o qual o profissional se candidatou. Por exemplo, budget pode ser um termo comum para candidatos que trabalham com finanças, mas desconhecido para um profissional de cargos mais operacionais.

Atente ao compartilhamento de informações

Ao estabelecer uma comunicação com o candidato pelas plataformas online e compartilhar materiais, certifique-se de que ele conseguiu o acesso a todas as informações. Você pode fazer isso com um telefonema, para validar, inclusive, algumas questões técnicas necessárias para uma entrevista online, por exemplo.

Tenha uma comunicação direta e objetiva

Assim como acontece nos meios offline, na comunicação online com o candidato, é preciso ser claro, objetivo e direto no discurso. Isso ajuda na melhor compreensão da mensagem e também otimiza o tempo de candidatos e profissionais de RH.

Aposte na tecnologia mobile

Várias plataformas de R&S já disponibilizam recursos para entrevista e comunicação em ambiente online para dispositivos móveis. Isso ajuda o candidato a fazer a entrevista de onde quer que esteja, não sendo necessária uma grande estrutura ou aparatos tecnológicos para participar. Atente para o fato de que essa comunicação deve ser previamente agendada, respeitando a disponibilidade do candidato.

Escolha as ferramentas certas

Temos disponíveis muitas ferramentas para a comunicação com os candidatos, como ferramentas com vídeo e sistemas integrados às redes sociais e sincronizados com plataformas de vagas de emprego, entre outras soluções — caso do telefone — para entrar em contato com o candidato.

Escolha aquele recurso que melhor se adéque à realidade da empresa e também do candidato. Dessa forma, você garante os melhores resultados em comunicação com esse público de relacionamento.

Como oferecer feedback para o candidato?

O feedback é fundamental para uma boa comunicação com o candidato. Muitas vezes, devido ao grande volume de currículos, essa importante etapa dos processos de R&S pode ser ignorada, o que é um grande erro.

Para ajudar você a melhorar a comunicação por meio de feedbacks, preparamos as dicas abaixo. Acompanhe!

Tenha consciência da importância desse retorno

Quando uma pessoa está em busca de uma recolocação profissional, ela fica mais aberta para melhorar suas competências e habilidades, a fim de se ajustar às exigências do mercado. Por isso, o feedback para os candidatos é tão importante.

Além disso, serve para fechar o ciclo de participação dessas pessoas no processo de seleção da empresa. Logo, quando o feedback é ignorado, o profissional pode alimentar, por um certo tempo, esperanças de que será chamado.

Depois, ficará frustrado com a empresa, porque disponibilizou o seu tempo e não recebeu retorno, o que pode fazer com que ele não se interesse em participar de outros processos na companhia, prejudicando a marca empregadora da organização.

Aponte as questões que podem ser melhoradas

No momento do feedback, se o candidato indagar por qual motivo não foi selecionado, procure ser o mais verdadeiro possível, apontando as competências e habilidades que precisam ser melhoradas ou mesmo motivos práticos, como a distância da residência dele com relação ao local de trabalho e outras questões que possam tê-lo prejudicado para conquistar a vaga.

Saiba que você pode ser retrucado, pois a comunicação é uma via de mão dupla. Nesse caso, mantenha a firmeza e a clareza na decisão e diga que, em outra oportunidade, as questões levantadas podem ser analisadas, mas que, no momento, outro candidato já foi convidado a assumir o cargo.

Use ferramentas para retornos automáticos

Em grandes companhias, o volume de currículos recebidos tende a ser muito alto. Nesses casos, para não comprometer o andamento das atividades internas e ainda conceder o feedback para os candidatos, você pode contar com recursos da tecnologia para feedback automático.

Com o software inteligente da Kenoby, por exemplo, você dispara mensagens automáticas para os candidatos ao final de cada fase. Essas mensagens ainda podem ser personalizadas de acordo com a necessidade da empresa.

Como vimos ao longo desta leitura, a comunicação com o candidato é fundamental para garantir processos seletivos mais eficientes. Ao contar com ferramentas tecnológicas como as disponibilizadas pela Kenoby, você faz melhores escolhas de talentos, com captação de candidatos, testes e entrevistas online, de forma prática e econômica.

Se você gostou deste artigo sobre entrevista com candidatos, entre em contato para conhecer as nossas soluções!

jornada do candidato

Vamos partir para a ação?

Faça agora mesmo uma demonstração da nossa ferramenta.

Fale comum Especialista