22/6/2017

Como fazer a análise do fit cultural de um candidato?

Como fazer a análise do fit cultural de um candidato?

Analisar o fit cultural de um candidato é uma prática que faz toda a diferença na hora de contratar. Isso, porque dentro dessa análise estão inseridos valores, ideais e objetivos que podem, ou não, estar alinhados com a cultura da empresa.

A definição de fit cultural é justamente esse alinhamento entre os objetivos individuais e os da organização. Esse olhar para os valores do candidato previne contratações equivocadas, como no caso de empresas muito rígidas contratarem pessoas que prefiram ambientes mais informais, horários flexíveis e relações horizontalizadas.

Dificilmente essa incompatibilidade trará benefícios para as duas partes: tanto empresa quanto candidato sofrerão as consequências de uma relação desarmônica. Veja então o passo a passo para não errar na análise do fit cultural de um candidato.

Entenda a cultura da empresa

Primeiramente, a empresa precisa se conhecer para poder tomar a melhor decisão. Entender a própria cultura, com instrumentos e mecanismos eficientes, é a melhor maneira de começar essa análise.

A cultura organizacional está completamente atrelada às pessoas que constituem a organização e é através delas que se conhecem os princípios norteadores da empresa. Logo, para conhecer a cultura, é preciso dar voz às pessoas.

E, para isso, o primeiro passo é realizar o mapeamento da cultura da sua empresa. O primeiro passo é identificar quais são as pessoas mais aderentes à missão e valores da empresa.

E aí essas pessoas participam de um teste para mapear o percentual de cada tipo de cultura presente na sua empresa, sendo elas a cultura de clã, cultura empreendedora, cultura burocrática e cultura de clã.

Esse mapeamento vai te ajudar não só a identificar a cultura da sua empresa, como também vai te ajudar na hora de contratar pessoas que sejam aderentes por meio de um teste de fit cultural.

Cultura e recrutamento

Quando existe a preocupação na hora de recrutar e contratar a pessoa certa, é natural que alguns indicadores do RH sejam impactados.

O turnover, por exemplo, é um dos que tendem a diminuir a partir do momento que você contrata pessoas alinhadas à cultura da empresa.

Afinal, aquela pessoa possui valores semelhantes aos da companhia, o que aumentam o seu senso de pertencimento, performance e engajamento com a atividade da empresa.

Assim, você garante um time com propósitos alinhados e aumenta a chance das pessoas, individualmente, e dos times, coletivamente, apresentarem uma performance cada vez melhor.

Quer modernizar o recrutamento da sua empresa com soluções inovadoras e compatíveis com as novas tendências do mercado? Conheça o nosso mapeamento e teste de fit de cultura!

Kenoby agora é Gupy

Agende uma demonstração com a melhor e mais inovadora plataforma de RH do Brasil

agendar uma demo (gratuito)