18/12/2017

LEGO no Recrutamento: Avalie seus candidatos enquanto brincam

LEGO no Recrutamento: Avalie seus candidatos enquanto brincam

Lego Serious Play é uma metodologia que busca, de maneira lúdica e criativa, promover a inovação nos processos de comunicação, união de equipe e solução de problemas.“Você pode aprender mais sobre uma pessoa em uma hora de jogo do que em uma vida inteira de conversa”, Platão ressalta a importância e a eficiência de incorporar jogos em atividades quaisquer que forem, visando o melhor aproveitamento daquele tempo. O Lego Serious Play surgiu exatamente nessa base de pensamento, ser uma metodologia voltada para a inovação, processo experimental e performance.

Como surgiu o Lego Serious Play?

A Lego Serious Play surgiu na década de 1990, quando dois professores e o então CEO do LEGO Group, buscavam novas formas de realizar o planejamento estratégico. Tendo em vista que as peças de Lego inspiram crianças por décadas, eles queriam incorporar o produto da companhia para ajudar adultos a construir suas visões e estratégias futuras.

Lego Serious Play no Recrutamento e Seleção:

A LSP (ou Lego Serious Play) pode ser utilizada em todas as áreas da companhia, inclusive no Recrutamento e Seleção de pessoas, pois exige habilidades visuais, auditivas e sinestésicas. Além disso, a metodologia explora a relação entre o indivíduo e o ambiente que o cerca, de maneira a propor diversos cenários e situações nos quais o participante só terá a sua voz e as peças de lego para demonstrar as respostas, ou soluções pensadas para os diversos questionamentos levantados durante a entrevista, ou dinâmica.Com a crescente tendência da utilização de games no R&S, essa metodologia vem ganhando cada vez mais adeptos que enxergam suas diversas vantagens em relação às antigas formas de se recrutar. Separamos as principais abaixo:

Torna o processo seletivo mais fluido e criativo

Durante uma dinâmica de grupo que tem como objetivo a avaliação dos candidatos que ali estão, a tensão costuma tomar conta do ambiente, de maneira a fazer com que os participantes tentem buscar padrões de comportamentos ideais que eles esperam que os avaliadores procuram.Trazer desafios diferentes como games ou o Lego Serious Play, tende a trazer leveza à dinâmica e promover maior abertura dos candidatos, que, por sua vez, ficam mais à vontade para propor aquilo que realmente pensam, tirando um pouco a padronização e mesmice dos processos seletivos convencionais.

Melhora a experiência do candidato

Na visão do candidato, experiências como essa são totalmente positivas e faz com que esse profissional passe a olhar a empresa com melhores olhos. Surpreender os potenciais colaboradores da sua companhia com diferentes abordagens durante o processo seletivo, principalmente com algo que é conhecido por todos, como o LEGO, é garantia de atenção, engajamento e, principalmente, satisfação dos candidatos.

Divulga a cultura da sua empresa desde o primeiro encontro

Se transmitir a cultura organizacional para os colaboradores da companhia já é algo bastante desafiador para o time de gestão de pessoas, fazer isso para os profissionais que estão fora da companhia é algo mais desafiador ainda. O processo seletivo é o primeiro contato profissional de um possível colaborador com a empresa. Por isso, se torna fundamental que o dia a dia da organização, assim como valores, linguagem, processos, seja transmitido para os candidatos. Se a sua empresa possui uma cultura que fomenta a inovação e criatividade, buscar alternativas como o LSP, é uma boa estratégia para compartilhá-la com os profissionais envolvidos.

Impulsiona a Marca empregadora

A marca empregadora vem sendo uma preocupação cada vez mais frequente para a área de Recrutamento e Seleção. A importância desse tema, se dá no aumento do poder do candidato de, cada vez mais, escolher onde quer trabalhar. Ao promover um processo seletivo que forneça ao candidato uma ótima experiência vinculada à marca, além de aumentar as probabilidades dele escolher a sua companhia como empregadora, esse profissional se torna um embaixador da empresa. Dessa maneira, ele sempre transmitirá uma mensagem positiva em relação à sua organização.Para construir uma estratégia de marca empregadora ainda melhor, separamos um e-book gratuito com cases e diversas informações sobre esse conceito. Faça o download, clicando na imagem abaixo:

E-book: Manual para desenvolver a Marca Empregadora

Checklist gratuito: Planejamento Estratégico de Recrutamento e Seleção para 2018

Confira como a International School utiliza esta metodologia:

Fundada em 2009, a International School é uma empresa de soluções de Educação Bilíngue que oferece produtos e serviços com os mais elevados padrões de qualidade para diversas escolas em todo o Brasil. Além disso, ela vem utilizando a metodologia Lego Serious Play em seus processos de seleção e compartilhou conosco como tem sido positiva essa mudança. Abaixo, explicamos como a International School tem utilizado a metodologia LSP nos seus processos seletivos:Dinâmica - Se inicia com uma turma de 20 candidatos sendo dividida em dois grupos. Cada grupo é acompanhado por um moderador responsável por guiar e direcionar os candidatos enquanto são questionados. Esses profissionais, por suas vezes, têm somente a fala e as peças de lego como recursos para responderem as perguntas e explicarem situações indagadas pelos recrutadores e gestores que ali estão. As possibilidades, tanto de perguntas, quanto de respostas são infinitas. Um exemplo real aplicado por eles aconteceu quando pediram para que os candidatos construíssem um jacaré e contassem a sua história. Além dos moderadores, junto a cada grupo, ficam cerca de 4 avaliadores. Pessoas de diversas áreas da empresa que devem avaliar, em notas de 1 a 5, os candidatos em competências pré-estabelecidas pelo time de Recrutamento & Seleção como ideais para as vagas trabalhadas. Após a dinâmica, o grupo de avaliadores se reúne e discute sobre cada candidato, avaliando se faz sentido, ou não, a continuidade desse profissional no processo seletivo. A intenção das inovações é melhorar a maneira que as coisas são feitas. Devemos então, entender quais conseguimos utilizar e incorporar ao nosso negócio. Devemos nos manter à frente e não nos deixar ultrapassar pelo mercado. Se você gostou desse texto e quer continuar recebendo artigos com temas atuais e relevantes sobre a área de Recursos Humanos, assine a nossa newsletter e nos siga nas redes sociais.

Kenoby agora é Gupy

Agende uma demonstração com a melhor e mais inovadora plataforma de RH do Brasil

agendar uma demo (gratuito)