16/11/2021

Mapeamento Técnico: O que é e quais são os benefícios.

Quando o assunto é avaliar o desempenho da pessoa candidata, várias hipóteses vem à cabeça, como por exemplo, usar alguma atividade do dia a dia do cargo para testar a resolução que a pessoa terá. Mas, se for mal estruturada, essa avaliação poderá implicar no resultado final do processo seletivo.

E é sobre isso que vamos falar neste material, sobre o novo teste da Kenoby  Mapeamento Técnico explicaremos tudo, desde a idealização do teste, desenvolvimento até a produção final!

Hoje você vai ver:

1 - O que é o Mapeamento técnico da Kenoby?

2 - O que é avaliado?

3 - Como foi idealizado?

4 - E o cálculo, como é feito?

5 - É um teste autoral?

6 - Qual é o objetivo e o benefício?

Se você preferir, baixe o nosso Manual completo sobre Treinamento e Desenvolvimento. Um e-book gratuito para você ficar expert no assunto! Clique aqui para baixar o material.

Continue e boa leitura!


O que é o Mapeamento técnico da Kenoby?

O Mapeamento técnico da Kenoby são testes situacionais - ou Situational Judgement Test (SJT) -  que captam respostas contextualizadas a partir de um teste com situações de trabalho e, com esses resultados, é possível avaliar o desempenho futuro de uma pessoa candidata na função em questão.

Avalia também as competências específicas para as áreas de vendas e atendimento.

O que é avaliado?

Pensando no desenvolvimento da pessoa candidata no processo seletivo, criamos 10 competências avaliadas no teste, são elas:

Trabalho em Equipe 

Atividades focadas em aumentar a qualidade das interações, reciprocidade entre todos da equipe, aumentar a contribuição e a coordenação de times, além das ações e comunicações que contribuem para o cumprimento das demandas da equipe.

Senso de responsabilidade

Estado em que o indivíduo percebe ou aceita uma obrigação ou compromisso por uma situação ou evento. Envolve tanto a responsabilidade objetiva, ligada às obrigações de um cargo, quanto responsabilidade sentida, mais específica e dependente de controle interno.

Tomada de decisão

Esse processo geralmente é acompanhado de cálculos de utilidade para cada uma das alternativas, a opção com maior utilidade é selecionada. Também envolve a procura e testagem de alternativas adequadas com base em informações.

Persuasão 

Envolve uma comunicação eficiente e direcionada para um objetivo de certeza ou mudança de comportamento na pessoa.

Inovação

Caracterizada pela produção, adoção e exploração de uma novidade de valor agregado econômica e socialmente. A definição também inclui a renovação ou ampliação de produtos, serviços e mercados já existentes, assim como o desenvolvimento de novos métodos de produção e gerenciamento.

Organização e Planejamento

Sobre as decisões de quais atividades executar, como as atividades podem ser priorizadas e a como lidar com possíveis distrações, especialmente quando a pessoa deve realizar diversas atividades simultaneamente.

Resolução de conflitos e regulação emocional

Aqui é visto a habilidade da atenção e de gerenciar as emoções, assim as atribuições destas habilidades facilitam, e muito, na diminuição de conflitos dentro do time.

Comunicação

São as interações e os comportamentos sociais, usados para o engajamento de membros da organização e para ligar interesses mútuos, de funcionários e empresa e vice e versa. 

Cidadania Organizacional

Expressão de comportamentos voluntários que dão benefícios à empresa. Estes comportamentos não estão ligados diretamente às obrigações do cargo e nem são reconhecidos pelo sistema formal de reconhecimento/feedback da organização.

Ética 

Consideração pelas pessoas que estão nas relações sociais. Comportamentos antiéticos podem indicar aqueles que causam problemas para o outro, como enganar ou pressionar alguém para fazer uma venda.

Como foi idealizado? 

Desde o seu processo de criação das questões até a sua validação final, o mapeamento situacional levou 10 meses para ficar pronto, o que reflete a dedicação que tivemos para garantir que todas as etapas de validação psicométrica foram seguidas com cuidado.

Tivemos mais de seis etapas, passando por diversas reuniões de planejamento, criação das questões do mapeamento, competências a serem avaliadas, análise das questões por parte dos experts e coleta de dados com mais de 2 mil pessoas candidatas reais que estavam se inscrevendo para as vagas das áreas. 

Os procedimentos foram divididos em duas fases: a fase de validade de conteúdo com 4 etapas e a fase de validade psicométrica com 3 etapas:

Validade de conteúdo:

  • Análise de Cargos - estudo da Classificação Brasileira de Ocupações e descrições de vagas das áreas de vendas e atendimento.
  • Criação de Perfis - perfis profissionais foram desenvolvidos a partir da seleção das competências centrais.
  • Criação das questões - desenvolvimento de cenários e itens que avaliam as competências identificadas em situações práticas.
  • Análise de Experts - as questões do mapeamento técnico s foram avaliadas por profissionais da área e pesquisadores mestres e doutores em Psicologia Organizacional.

Validação Psicométrica:

  • Estratégia específica de coleta de dados - questões testadas em pessoas candidatas reais de vagas das áreas de vendas e atendimento.
  • Métodos modernos da Psicometria - combinamos de maneira inovadora diferentes metodologias, como o uso da TRI Thrustoniana.
  • Rede de clientes parceiros - que nos darão feedbacks constantes sobre o funcionamento dos testes em suas vagas.

E o cálculo, como é feito?

Cada pessoa recebe uma pontuação com base em cada uma das competências.

Essa ponderação reflete a qualidade dos erros e acertos. 

A pontuação das competências são combinadas através de uma média e são transformadas para uma escala de vai de 0 a 100 pontos de percentis.

Como as notas do mapeamento técnico já estão expressas em percentis, fica mais fácil fazer comparações com outras pessoas candidatas e escolher a nota de corte.

É um teste autoral? 

Este mapeamento foi completamente desenvolvido pela Kenoby!

Para criarmos os testes, primeiro, foi realizada uma análise de cargos baseada em dezenas de descrições de vagas das áreas e também na Classificação Brasileira de Ocupações

A partir daí conseguimos mapear as competências mais importantes das vagas e fomos buscar na psicologia organizacional as teorias que nos permitissem avaliar estas competências de uma maneira científica. Utilizamos 10 diferentes conceitos da psicologia no nosso teste, que teve sua versão final avaliada por profissionais experts da área, além de pesquisadores e pesquisadoras doutores em psicologia do trabalho.

Qual o objetivo e seus benefícios?

O grande objetivo do teste é avaliar competências técnicas e interpessoais diretamente associadas às áreas profissionais de vendas e atendimento. Ao utilizar esse mapeamento técnico, o processo seletivo se torna mais eficiente e veloz já que ele é capaz de reunir, em uma avaliação só, todas as competências para a área. 

Isso nos ajuda a reduzir a quantidade de testes, facilitar o processo de entrevista técnica e melhorar a experiência das pessoas candidatas ao se candidatarem para as vagas, pois é possível aproveitar a nota para diferentes vagas dentro de uma mesma área.

E quais são os nossos diferenciais?

  • O nosso teste foi desenvolvido por psicometristas e avaliado por profissionais e pesquisadores da área. 
  • Também tem uma abordagem baseada em competências e não em procedimentos de trabalho.
  • Conseguimos avaliar competências de vários cargos diferentes e em vários níveis de dificuldade.
  • Temos sistemas de pesos para garantir uma pontuação justa e as pessoas candidatas podem ser comparadas diretamente entre si.

Como vimos, o Mapeamento Técnico veio para facilitar a compreensão das decisões tomadas pelas pessoas candidatas, evidenciando quais foram as suas ações mais condizentes com as competências técnicas relevantes para a vaga.

Além de trazer essas informações à tona, ajuda a promover um olhar ampliado sobre todos os processos dentro da organização. Este teste ajuda também a evidenciar o potencial das pessoas, melhora a experiência delas com menos testes, substitui alguns cases, análises de currículo, etc.

E aí, que tal investir nesse mapeamento rico de conteúdo para ajudar a sua empresa a decolar nas contratações? 

Que tal este conteúdo sobre Mapeamento Técnico? Quer conhecer um pouco mais da nossa solução e descobrir como ela pode ajudar você? Então, entre em contato conosco e fique por dentro da metodologia que une a ciência ao recrutamento para criar um processo estruturado e qualificado.

Vamos partir para a ação?

Faça agora mesmo uma demonstração da nossa ferramenta.

Fale comum Especialista