7/7/2021

Conheça o Método Saga e sua importância para o recrutamento e seleção

Conheça o Método Saga e sua importância para o recrutamento e seleção

O maior desafio que as equipes de recrutamento e seleção (R&S) enfrentam é encontrar a pessoa certa para cada vaga. Isso significa que o profissional desejado deve ser compatível com a visão, missão e valores do negócio.

Pensando nisso, a Kenoby desenvolveu o Método Saga, cujo foco absoluto é reduzir os vieses conscientes e inconscientes do processo seletivo e aumentar as chances de uma boa contratação.

Como consequência, as empresas experimentam uma redução de trabalho operacional do recrutamento e seleção, constroem um time mais alinhado à cultura organizacional e reduzem o turnover ao mesmo tempo em que aumentam o engajamento.

Continue a leitura para entender como funciona o Método Saga!

O que é o Método Saga?

A Kenoby vê o recrutamento como um processo científico e humano, capaz de fazer o match perfeito entre empresa, vaga e talento.

Pensando nisso, desenvolveu o Método Saga, uma estratégia de recrutamento e seleção criada para aprimorar os processos de R&S das empresas, cujo objetivo geral é revelar o potencial de cada talento. Como resultado, contrata-se melhor.

O Método Saga retira o foco do currículo e mira exclusivamente nas pessoas, trazendo maturidade e transparência aos processos seletivos.

Qual o objetivo da criação desse método de recrutamento?

É preciso admitir que os métodos de recrutamento têm evoluído com o passar dos anos.

Apesar disso, alguns problemas antigos têm se mostrado resistentes. Desafios de comunicação, viés inconsciente e falhas na hora de valorizar a experiência dos talentos durante o recrutamento ainda são gaps frequentes.

Esses problemas dificultam a humanização e a valorização dos candidatos de acordo com suas experiências. Paralelo a isso, determinados indicadores que poderiam ajudar a aumentar a efetividade na busca pelos melhores talentos não são utilizados.

Recrutar não é uma atividade engessada cujo único objetivo é encontrar pessoas com os requisitos necessários para preencher uma vaga. É fazer a escolha do profissional certo, que seja capaz de somar à empresa, fazer a diferença dentro de uma equipe e superar expectativas.

O peso de uma boa contratação nos resultados da companhia foi o que fez empresas como a Google se preocuparem com a estruturação do seu recrutamento e seleção. A gigante do mundo digital dedica 60% do headcount do seu RH especificamente para realizar processos seletivos e, assim, aumentar a chance de encontrar as pessoas certas para as posições certas.

A exemplo da Google, a Kenoby também acredita que contratar certo é o melhor dos caminhos para construir uma equipe de sucesso, alinhada aos propósitos da empresa e que se sinta parte do que está construindo.

O Método Saga é a peça-chave para fazer do recrutamento um pilar fundamental da área de Recursos Humanos, capaz de gerar valor para a organização, possibilitando que a ação da Google seja tangível para todas as empresas.

Por ser estruturado e embasado cientificamente, permite identificar com segurança quem é a pessoa com a maior probabilidade de performar bem. E isso faz toda a diferença para o mundo dos negócios.

Como ele funciona na prática?

De acordo com a Revista Forbes, otimizar processos com a ajuda da tecnologia é fundamental para que as empresas não fiquem para trás na busca por novos talentos.

Inteligência artificial e construção de uma forte marca empregadora são requisitos fundamentais para a construção de um R&S eficiente e moderno, citados pela reportagem.

Na prática, o Método Saga atende a essas questões por meio das suas cinco etapas: Arquitetar, Atrair, Qualificar, Contratar e Analisar.

Arquitetar

O recrutamento e seleção das empresas é um processo estratégico e, como tal, deve ser bem construído e planejado. Por isso, a primeira etapa é para arquitetar a vaga, quando se define toda a estrutura do recrutamento.

Orçamento, perfil ideal para vaga, tempo médio de contratação e pessoas envolvidas são respostas exigidas na primeira fase do método, que vai embasar todas as etapas seguintes.

Atrair

O Método Saga utiliza diversos conceitos de marketing para atrair os profissionais mais adequados para a vaga e para a empresa.

É importante que processo de atração seja impactante. A ferramenta ajuda a estruturar e desenvolver sua marca empregadora, atingindo esse objetivo.

Dito isso, a etapa de atração trabalha os canais adequados para atingir o perfil ideal, usando uma linguagem próxima do profissional e dando uma atenção especial à redação da vaga, para que o anúncio seja atrativo.

Qualificar

A qualificação é o coração do Método Saga, responsável por garantir que apenas pessoas candidatas com o perfil ideal cheguem até o final do processo.

Como a Kenoby acredita que todo profissional é qualificado de alguma forma, o Método Saga permite que sejam definidos critérios de triagem que valorizem aqueles que têm mais aderência aos valores da empresa.

Para isso, é aplicado um método de identificação. Além de perceber os melhores candidatos para a vaga, quando identifica uma pessoa que não apresenta a compatibilidade ideal, ela é direcionada para um banco de talentos inteligente que separa os perfis de acordo com as habilidades e potencialidades.

Contratar

Um processo seletivo só deve ser dado como finalizado após a contratação. O Método Saga orienta a formação de uma proposta que aumente as chances de contratação e facilita a abertura de um processo de negociação quando não há aceite.

Analisar

A análise dos resultados contribui para o amadurecimento do processo de recrutamento e seleção, aumentando a qualidade das contratações.

Essa etapa só é possível porque tudo é documentado. Com as informações em mãos, é hora de olhar para trás e entender o que funcionou melhor, quais processos foram mais eficientes, o que pode ser padronizado e o que pode ser melhorado ou alterado.

Com isso, pode-se estruturar melhorias no processo, impactando diretamente a experiência dos próximos candidatos e a construção de uma forte marca empregadora.

Quais os benefícios de utilizar esse método de recrutamento?

O processo de recrutamento e seleção pode ser definido como um percurso, englobando:

  • jornada de conhecimentos;
  • jornada de recrutamento;
  • jornada do candidato.

Empresas adeptas à Metodologia Saga têm a certeza de que essas jornadas serão cumpridas com sucesso.

O recrutamento não pode — nem deve — se basear em um modelo engessado que não considere ampliar os horizontes. Mas, com essa metodologia, a experiência do candidato é positiva, pois evidencia os perfis que não costumam ser olhados nos processos de seleção em um sistema que busca a equidade e a valorização de cada pessoa.

O aumento do número de contratações certas, a redução do tempo de fechamento da vaga, a estruturação de um processo com embasamento científico e a melhoria na experiência dos candidatos durante o processo seletivo fazem do Método Saga a melhor alternativa para o seu negócio.

Entre em contato conosco e traga mais saúde para o processo de R&S da sua empresa.

Kenoby agora é Gupy

Agende uma demonstração com a melhor e mais inovadora plataforma de RH do Brasil

agendar uma demo (gratuito)