26/1/2022

O que é o recrutamento inteligente? Descubra aqui!

O que é o recrutamento inteligente? Descubra aqui!

Os processos seletivos — sejam externos, sejam internos — nas organizações sofreram muitas inovações nos últimos anos e as equipes de Recursos Humanos (RH) se desenvolveram na mesma intensidade, percebendo que, para haver eficiência, não bastava somente selecionar o profissional ao fim do processo de recrutamento e seleção (R&S). Na verdade, mostrava-se fundamental garantir que ele fosse o mais aderente possível à vaga em aberto, ou seja, que apresentasse fit cultural, representando o "match" perfeito.

Nesse sentido, essa é justamente uma das finalidades do tema central deste post, que abordará o recrutamento inteligente. Você já ouviu falar dele?

Para que uma empresa se mantenha competitiva e em constante evolução no mercado, a gestão estratégica de pessoas é o primeiro passo nessa conquista. Com todas as ferramentas tecnológicas disponíveis hoje, deve-se investir em medidas capazes de recrutar, de selecionar, de desenvolver e de reter os talentos no negócio.

Nesta leitura, vamos compreender, então, o que é o recrutamento inteligente, a sua importância, o funcionamento, as vantagens, as ferramentas que podem ser utilizadas no processo e mais. Confira!

O que é, afinal, o recrutamento inteligente?

Com a pouca oferta de vagas e a alta demanda de candidatos, torna-se necessário haver mais atenção aos detalhes do currículo na busca do perfil profissional ideal. Esta, na verdade, é a base do recrutamento inteligente: realizar uma triagem alinhada com os objetivos da empresa, filtrando os requisitos dos indivíduos sob avaliação de acordo com as suas competências, com as habilidades, com os comportamentos e com o fit cultural.

Utilizando ferramentas que empregam a Inteligência Artificial (IA) ou filtros bem detalhistas, é possível fazer uma espécie de "peneiragem" eficiente. Isso, por sua vez, resultará em uma agilidade maior e na consequente otimização do processo.

Além disso, é possível se fazer uma contratação mais acertada, melhorando a experiência dos candidatos e também reduzindo os custos e os erros inerentes às admissões. Essa aderência é fundamental para que sejam formadas equipes cada vez mais engajadas, motivadas e duradouras na organização, capazes de realmente "vestir a camisa" da companhia por um longo tempo, tornando-se agentes transformadores e multiplicadores das boas práticas entre os demais integrantes do quadro de pessoal.

Qual é a sua importância?

A adesão e a implementação do recrutamento inteligente são importantes especialmente em razão dos seguintes aspectos:

  • viabilizam a utilização de ferramentas mais efetivas na análise de dados;
  • trazem mais agilidade e otimização ao processo;
  • asseguram uma redução significativa dos erros de contratação;
  • possibilitam a execução de uma triagem imparcial (haja vista que o sistema não leva em consideração a etnia, o gênero e outros fatores inerentes à individualidade dos candidatos);
  • oportunizam a diminuição dos custos com admissões de pessoal equivocadas.

Como o recrutamento inteligente funciona?

A dinâmica do recrutamento inteligente muda de acordo com as constantes variações do mercado e do comportamento humano. Portanto, a empresa deve estar sempre buscando novas formas de recrutar os profissionais, ou seja, metodologias que avaliem o melhor time para o negócio.

Os principais meios de realizar um recrutamento inteligente envolvem os testes de perfil comportamental, uma divulgação de vagas em aberto verdadeiramente eficaz, a otimização da triagem e um controle eficiente de todo o processo. Nesse caso, o intuito é encontrar possíveis gargalos que estejam prejudicando de alguma forma as etapas — cujas principais você verá a seguir.

Divulgação estratégica das posições a serem preenchidas

Houve um tempo em que era muito comum que as pessoas procurassem oportunidades de trabalho divulgadas em placas dispostas nas fachadas das empresas ou até mesmo em jornais. No entanto, nos dias de hoje, a grande maioria utiliza o meio digital para essa busca — portanto, é fundamental ser receptivo às soluções inovadoras que tornam esse processo mais fácil.

Inclusive, atualmente, já existem softwares inteligentes de gestão de recrutamento e seleção que se integram a inúmeras plataformas, auxiliando muito as organizações no que diz respeito à seleção dos profissionais mais adequados aos cargos. Assim, pode ser altamente recomendável contar com o apoio de um sistemas SaaS que poderá atendê-lo de ponta a ponta nesse sentido, desde a requisição da posição até a sua divulgação.

Otimização do processo de triagem dos currículos submetidos

Novamente citando os softwares de R&S — que, de fato, podem ser aliados valiosos para um recrutamento inteligente eficaz —, a partir da sua utilização, torna-se viável programar as competências que são buscadas nos candidatos em conformidade com as exigências técnicas dos cargos. Desse modo, a própria ferramenta torna essa busca automatizada, o que acaba por poupar bastante tempo dos responsáveis pelas seletivas.

Então, passa a ser possível focar as análises de mais subjetividade, como as comportamentais. Afinal, essas são tão (ou mais) importantes que as das habilidades técnicas para que a contratação seja realmente acertada.

Utilização de ferramentas inovadoras para a avaliação de soft skills

Complementando o tópico acima, em que falamos de habilidades comportamentais, é bastante válido ressaltar que é possível se valer do recrutamento inteligente para uma prévia triagem das competências subjetivas dos profissionais que pleiteiam a vaga.

Isso porque há soluções que viabilizam a aplicação de testes ao longo do processo de envio dos currículos e esse tipo de avaliação auxilia a reduzir o número de candidatos que avançarão para as fases seguintes da seletiva. Nesse caso, é claro, os pré-requisitos estabelecidos pela organização para o preenchimento da posição em aberto são sempre levados em conta.

Realização de entrevistas a distância

O expressivo crescimento do regime home office — bastante atribuído ao período pandêmico que atravessamos recentemente — acabou por abrir espaço para que diversos outros procedimentos, como as entrevistas, passassem a ser realizados a distância, dispensando o deslocamento dos candidatos até a empresa. Então, com essa etapa do processo seletivo acontecendo por meio de aplicações de vídeo, torna-se possível trazer uma dinamicidade bem maior ao processo de recrutamento e seleção.

Além disso, candidatos residentes fora do raio geográfico da companhia (até mesmo aqueles domiciliados em outros estados ou países) podem ser incluídos na seletiva. Essa possibilidade tem grande valia, em especial, para corporações que enfrentam dificuldades de encontrar profissionais com a qualificação exigida para o cargo e nos casos em que a execução das atribuições da posição não depende da presença dele nos limites da organização.

Acompanhamento dos resultados

Ter acesso a métricas que auxiliem na mensuração do (in)sucesso da seleção e que permitam o monitoramento dos inúmeros elementos-chave que têm influência sobre os resultados pode ajudá-lo a implementar melhorias nas metodologias empregadas pelo setor de Recursos Humanos da empresa. Assim, um processo mais preciso e enxuto pode ser moldado aos poucos.

Contudo, para tanto, é necessário contar com uma solução que disponibilize todos os dados necessários. Esse tipo de funcionalidade, via de regra, só está presente em softwares voltados a um recrutamento inteligente e que empregam uma tecnologia mais avançada para a coleta e para a comparação das informações.

Reforço da marca empregadora

Popularmente conhecida como Employer Branding, em termos simples, é possível definir a "marca empregadora" como a reputação que uma empresa sustenta entre os profissionais. Nesse caso, diversos fatores são abarcados, como o plano de carreira, os benefícios corporativos, o clima organizacional, os salários oferecidos e outros mais.

Quando a companhia tem um Employer Branding bem fortalecido, é natural que os candidatos mais bem qualificados a tenham como uma "meta de carreira". Isso, por sua vez, ajudará — e muito — a chamar atenção dos melhores talentos, resultando em um processo de R&S bem-sucedido.

O que acontece é que, a partir do momento em que a sua companhia é vista pelo mercado como um excelente local no qual trabalhar, a tendência é de que profissionais cada vez mais competentes sejam atraídos. Ou seja, gradativamente, um "espaço cativo", pode-se assim dizer, é conquistado, mesmo em meio a um cenário de alta competitividade.

Transformação da tecnologia em uma aliada

Por fim, não há que se falar em um recrutamento inteligente sem associá-lo à percepção da tecnologia como uma aliada em todo o processo, afinal, ela é a sua base para acelerar a seleção do profissional que representa o "match" perfeito para a oportunidade em aberto. Isso, é claro, sem contar que ela torna as seletivas muito mais precisas, o que resulta, por conseguinte, em contratações mais acertadas.

Nesse sentido, recorrer a um software verdadeiramente eficiente é algo indispensável para ter sucesso no recrutamento inteligente. Apenas lembre-se de que é imprescindível optar por uma empresa que disponibilize funcionalidades úteis e que tenha uma reputação de excelência no segmento.

Quais são as vantagens do recrutamento inteligente para as empresas?

Até aqui, nós conseguimos identificar que o recrutamento inteligente não é uma estratégia impossível de ser aplicada, independentemente do porte da sua empresa e do nicho de atuação. A bem da verdade, basta que o time de recrutamento e seleção esteja genuinamente engajado na causa e busque sempre, para desenvolver o processo, atualizações constantes e as melhores práticas de acordo com a cultura corporativa.

A partir disso, será viável visualizar os benefícios que essa tática proporciona. A seguir, você terá a chance de conferi-los com mais detalhes.

Escolha do perfil mais aderente à vaga

No recrutamento operacional, o setor de RH precisa dedicar um tempo precioso analisando cada currículo recebido, o que, é claro, nem sempre é feito em sua totalidade devido à morosidade da tarefa. Isso acaba por prejudicar ainda mais a escolha do talento ideal.

Já com o acesso a sistemas de cadastro de currículos, a triagem é realizada pela própria ferramenta, como dito, que vai identificar os mais compatíveis com os requisitos cadastrados pelo departamento. Essa medida favorece a imparcialidade e todos os candidatos têm o mesmo percentual de chances, pois serão avaliados pelo que apresentarem nas etapas virtuais.

Redução do turnover (ou taxa de rotatividade)

Quanto mais efetivas forem as contratações, menos a empresa gastará com a rotatividade, pois o custo de uma contratação equivocada não é somente o relativo à rescisão contratual, mas também abarca as horas trabalhadas em prol de um novo recrutamento, do treinamento e do engajamento. Além disso, o turnover é um péssimo aliado na manutenção de um clima organizacional mais favorável, visto que as equipes precisam se readaptar constantemente ao recém-contratado e vice-versa.

Interação com os candidatos

Com uma plataforma virtual, a empresa não precisa se limitar a dispor somente o campo para o cadastro de currículos. Criar um blog de auxílio aos candidatos, por exemplo, gera uma interatividade importante para o fortalecimento da marca empregadora, sendo capaz de estimular ainda mais o desejo que os profissionais têm de fazerem parte do time.

Atualização do banco de dados

Eliminar os papéis da mesa do escritório é o sonho da maioria dos profissionais de RH. Então, que tal começar justamente pelos currículos?

É muito mais interessante para os recrutadores — e para os talentos — saber que existe uma ferramenta de busca de currículos na tela do computador. Para o setor de RH, a vantagem reside na desnecessidade de desengavetar centenas de perfis impressos e, para os talentos, no fato de saberem que os seus dados estão disponíveis para o recrutador e não foram eliminados, como geralmente acontece com os papéis.

Desenvolvimento contínuo da gestão de vagas

Com todo o processo de recrutamento e seleção sendo administrado por uma única ferramenta, é possível melhorar ainda mais cada uma das etapas — desde a triagem, passando por um anúncio mais personalizado e até mesmo eliminando requisitos desnecessários. Isso melhora expressivamente a experiência dos profissionais de RH.

Terceirização do recrutamento

Se a empresa não tiver interesse ou não dispor de uma equipe qualificada para adquirir o sistema de auxílio ao recrutamento inteligente, pode contar com empresas qualificadas para esse serviço. Elas apresentam os melhores perfis de acordo com os requisitos solicitados pelo cliente, a fim de encontrar o talento com o melhor fit cultural, além das competências, das habilidades e das atitudes desejadas para o preenchimento da posição.

Quais são as ferramentas para o recrutamento inteligente?

Existem alguns meios de realizar um recrutamento inteligente que geram resultados bastante positivos e que auxiliam os profissionais de RH na busca pelo perfil ideal para uma vaga em aberto. Conhecê-los é importante para colocar a ideia em prática da forma correta, portanto, veja as dicas a seguir.

Utilize o site da empresa

Investir em um marketing de atração pode ser uma grande estratégia para atrair os perfis mais compatíveis com a organização. Expor com clareza e com dinamismo a missão, a visão, os valores, as metas, as equipes de trabalho e também os desafios desperta nos talentos a necessidade de fazer parte de tudo isso — assim como repele os que não se identificam com a proposta. Por isso é tão importante que o site não seja exagerado ou "mentiroso".

É essencial, na realidade, prezar pela transparência e pelo verdadeiro espírito que a corporação tem. Caso contrário, o efeito será desastroso. Portanto, vale muito a pena assegurar que haja uma parceria do RH com o marketing, de modo que ambos tracem juntos a melhor forma de divulgação.

Acesse as redes sociais profissionais

O LinkedIn é a principal rede social voltada para os profissionais e é nela que o setor de RH pode encontrar exatamente o perfil de que está precisando, esteja a pessoa trabalhando ou não. Os talentos estão cada vez mais investindo em seus perfis e a busca é muito simples, sem a necessidade de haver a abertura de um processo seletivo para procurar os candidatos a uma vaga. Portanto, invista também nessa estratégia e colha os bons frutos.

Desenvolva-se continuamente

Sempre que possível, os profissionais de RH devem participar de congressos, de seminários, de encontros e de tantos outros eventos presenciais disponíveis no mercado capazes de aprimorar os conhecimentos e viabilizar a troca de experiências com outros atuantes na área. Com isso, é possível abrir um leque de oportunidades, conhecer novas pessoas e novos métodos e desenvolver novas estratégias no departamento.

Isso se reflete nos resultados das equipes, que estarão mais motivadas, engajadas e produtivas, e da empresa, gerando mais lucratividade e mais competitividade.

Neste artigo, nós explicamos o que é o recrutamento inteligente e todos os benefícios que essa estratégia proporciona para empresa e para o RH, além de trazermos outras informações igualmente pertinentes. Essa tática, como visto, contribui principalmente para uma seleção mais ágil, otimizada e eficiente, com a escolha dos perfis mais bem alinhados com os requisitos solicitados e com a cultura organizacional.

Agora, compartilhe este post nas redes sociais e possibilite que outros profissionais da área também aprendam mais sobre o assunto!

Kenoby agora é Gupy

Agende uma demonstração com a melhor e mais inovadora plataforma de RH do Brasil

agendar uma demo (gratuito)