20/7/2021

Quanto custa um processo de recrutamento e seleção?

Quanto custa um processo de recrutamento e seleção?

Obter bons resultados contando com um orçamento abaixo do esperado é um grande desafio do RH. O recrutamento e seleção (R&S) envolve vários custos e precisa ser planejado com muito cuidado para evitar equívocos. Assim, definir o budget corretamente contribui para a canalização adequada dos investimentos, evitando a falta de recursos. São muitos aspectos que influenciam no preço total do R&S. Mas, afinal, quanto custa um processo de recrutamento e seleção?É muito importante entender essas variáveis para definir o budget adequado e trabalhar dentro dos limites previstos. Quer aprender mais sobre o assunto? Continue acompanhando e fique expert no tema!

Por que é importante calcular adequadamente o custo do recrutamento e seleção?

É essencial que o processo de recrutamento e seleção passe por uma validação dentro do orçamento previsto. O objetivo dessa iniciativa é tornar esse trabalho viável e possibilitar que ele seja realizado de forma estruturada, justa e transparente, sem a falta de recursos e mantendo o alto padrão das iniciativas.Em organizações de maior porte, normalmente o budget já vem predefinido pela alta gestão. Já nas empresas menores, o processo é um pouco menos formalizado e depende dos recursos disponíveis em caixa.Uma contratação errônea pode trazer vários problemas, como desperdício de tempo, capital gasto com salários pagos no período anterior ao desligamento do novato, treinamentos e metas não alcançadas. Assim, é necessário definir o orçamento com cuidado para que não haja queda na performance do colaborador ou uma seleção equivocada.

Quanto custa um processo de recrutamento e seleção?

As vagas preenchidas podem ser de nível operacional, tático ou estratégico. Normalmente, o recrutamento e seleção se torna mais caro à medida que aumenta o nível do cargo, pois são exigidas mais metodologias e recursos para avaliar as competências do candidato. Assim, contratar um profissional para uma vaga estratégica tem custos relativamente maiores. Vamos explicar mais sobre o custo de um R&S a seguir. Acompanhe!

Divulgação de parcerias

Às vezes, as parcerias podem ser uma ótima oportunidade para promover a marca e atrair os candidatos ideais para as vagas. É possível, por exemplo, fazer parcerias com consultorias de recrutamento e seleção, nos casos em que a vaga é para um cargo muito estratégico na organização.As associações com universidades são uma iniciativa interessante, por exemplo, quando a vaga é para algum estágio ou você precisa de uma pessoa com mais qualificação em alguma área. Com as vagas de tecnologia, por exemplo, é muito comum que as corporações busquem profissionais mais bem preparados no meio acadêmico.As comunidades, que são grupos de discussão, apresentam uma ótima chance de encontrar pessoas que se encaixam ao perfil da vaga e à cultura organizacional. Nelas, é possível ver as pessoas interagindo em relação a conteúdos profissionais, sendo um espaço interessante de divulgação de vagas e para fazer marketing de comunidade.Outra possibilidade são as parcerias com eventos. Elas são uma oportunidade rica de fazer networking e conhecer talentos com bom potencial para a vaga.

Campanhas para divulgação

A marca empregadora, employer branding, é a imagem que a corporação constrói perante a sociedade e os colaboradores como um bom lugar para se trabalhar. É preciso que haja uma proposta de valor a ser oferecida ao profissional, algo embasado nos níveis contratual (salário e benefícios), experiencial (carreira e bem-estar) e emocional (propósito). Isso precisa ser construído de forma muito sólida, para criar uma divulgação que promova a identificação das pessoas certas com a vaga.Os anúncios em plataformas são uma boa alternativa para segmentar melhor sua busca. Alguns locais são mais especializados para determinados grupos, como as plataformas para vagas de comunicação, marketing ou tecnologia. Nesse contexto, a divulgação demanda um esforço cuidadoso, com a construção de uma linguagem e um direcionamento adequado ao público que você procura. Assim, essa tarefa demanda um investimento de tempo e dinheiro relevantes.

Contratação de pessoal envolvida

Pode ser necessário fazer contratações temporárias ou buscar serviços de algum profissional de outra área (como, por exemplo, marketing, produção de mídia ou headhunter) para ter sucesso no processo de recrutamento e seleção. Essas iniciativas objetivam aprimorar a qualidade do trabalho, mas podem ou não ser realizadas. O orçamento disponível, às vezes, pode ser um limitante para essas opções.

Salário do novo colaborador e da equipe

A remuneração do novo profissional deve ser acertada com o gestor, o que inclui todos os custos com FGTS, INSS, benefícios, vale-transporte e décimo terceiro. Outras despesas envolvidas são as verbas rescisórias, para aqueles colaboradores que estão deixando a empresa. Além disso, é preciso considerar no budget as horas trabalhadas pelo próprio time de RH.

Custos com telefonia

Em um processo de recrutamento e seleção, diversas ligações precisam ser realizadas. Em algunsmomentos, o contato por e-mail é viável, mas em outros, o telefone ganha preferência.Em um convite para entrevista, em um procedimento de triagem por telefone ou na comunicação com profissionais de outras empresas em busca de referências de um talento com grande potencial, o telefonema é muito importante. Há exceções, por exemplo, em casos de candidatos em outros estados, o que demandaria realizar um interurbano.Assim, é preciso considerar o custo com a telefonia para fazer o orçamento adequadamente. Isso contribui para a qualidade do R&S.

Custos indiretos

Há alguns custos indiretos que devem ser englobados no momento de definir quanto custa um processo de recrutamento e seleção. Podemos citar como exemplo o valor do metro quadrado do escritório e o tempo levado na contratação (quanto mais longo é o processo, maior o investimento). Às vezes, é necessário adaptar a infraestrutura para a realização de alguma etapa da seleção, o que também deve ser considerado no cálculoO recrutamento e seleção conta com diversas despesas relevantes. O budget pode ser um limitante, mas é possível aproveitar ao máximo as possibilidades para promover um trabalho de qualidade e fazer uma boa contratação. Para admitir um profissional para uma vaga com salário de R$ 2.000,00 o custo médio é de R$2.404,00. Esses valores podem variar de acordo com o nível da vaga e também de quais recursos a empresa já tem disponível e quais ela precisa providenciar.Nesse contexto, uma metodologia eficiente é essencial para ajudar no R&S. Assim, saber quanto custa um processo de recrutamento e seleção é muito importante, mas é também fundamental construir uma prática embasada teoricamente e com as ferramentas adequadas.Gostou do conteúdo? Assine a nossa newsletter e receba artigos relevantes sobre RH em seu e-mail!

Kenoby agora é Gupy

Agende uma demonstração com a melhor e mais inovadora plataforma de RH do Brasil

agendar uma demo (gratuito)