3/11/2021

Recrutamento e Seleção Tecnologia: entenda como facilitar esse processo!

Não há dúvidas de que estamos vivendo uma era de transformação digital, em que as inovações mais variadas surgem em ritmo acelerado e, consequentemente, impactam os mais diversos departamentos. Sendo assim, é claro que no setor de Recursos Humanos (RH) não seria diferente e a aplicação da tecnologia no processo de Recrutamento e Seleção (R&S) nos prova isso.Por meio de recursos de automação, as ações relativas à gestão de pessoas passam a ser mais estratégicas e efetivas e o estágio de triagem de candidatos é expressivamente otimizado.Diferentemente de como acontecia em outros tempos — quando, havendo oportunidades em aberto, o RH precisava anunciá-las nos jornais e buscar indicações de outros profissionais já pertencentes ao quadro de pessoal —, atualmente, a busca pelo perfil mais adequado é bem mais ativa. Com o apoio de ferramentas digitais, o leque de opções se amplia e as chances de fazer uma contratação mais bem-sucedida são elevadas.Pensando, então, na relevância do emprego da tecnologia no processo de R&S, preparamos este post que listará os principais benefícios de torná-la uma aliada e — indo além — como é possível fazê-lo. Vamos lá?!

Como a tecnologia pode auxiliar no processo de R&S e quais são os benefícios que se pode notar?

As novas tecnologias, quando bem aplicadas pelo setor de RH no processo de R&S, têm o potencial de assegurar mais agilidade e produtividade a cada uma das etapas de seleção.Além disso, essa é uma incorporação que se mostra fundamental para que o departamento consiga acompanhar efetivamente as práticas mais recentes incorporadas ao mercado. A seguir, confira as principais vantagens atreladas ao emprego da tecnologia no processo de Recrutamento e Seleção.

Simplificação das atividades

Os recursos digitais oportunizam que os gerentes de RH tenham acesso a softwares e plataformas de qualquer localidade. Com isso, torna-se viável mobilizar os integrantes de todo o time com o intuito de simplificar os procedimentos relacionados ao setor e, principalmente, aos estágios inerentes ao processo de seleção.A entrevista realizada a distância, por meio de videochamada, é um exemplo de instrumento que não somente traz mais agilidade, mas também representa uma forma de economia para a organização.

Automatização de tarefas

A aplicação da tecnologia no processo de Recrutamento e Seleção eliminará as atividades manuais e, por consequência, reduzirá exponencialmente as chances de haver falhas. Além disso, outros benefícios dessa automatização também podem ser notados, havendo ganhos em celeridade, por exemplo, na avaliação comportamental, na coleta e na análise de dados, na ordenação e no cadastramento de candidatos a uma determinada posição etc.

Mensuração de resultados

Quando o uso de aplicações tecnológicas é viável, torna-se igualmente possível fazer a mensuração — por parte da companhia — do ROI (Retorno Sobre o Investimento), além de haver meios de avaliar de modo mais preciso o custo-benefício de cada estratégia colocada em prática.Essa mesma facilitação é percebida em se tratando dos processos de R&S, já que, por meio de sistemas e ferramentas voltados à atração dos melhores talentos, o controle da qualidade e da quantidade de candidatos às vagas torna-se uma possibilidade.

Otimização do tempo

O tempo nunca foi um bem tão valioso quanto o é nos dias de hoje e, no âmbito corporativo, a possibilidade de otimizá-lo significa alcançar uma eficiência maior. Então, como não poderia deixar de ser, a redução das horas de trabalho gastas na resolução de inconvenientes por meio do emprego de ferramentas digitais é mais uma das vantagens da aplicação da tecnologia do processo de Recrutamento e Seleção.

Como efetivamente aplicar a tecnologia no processo de Recrutamento e Seleção?

É importante destacar que, antes de simplesmente investir em ferramentas digitais visando a desfrutar de todas as vantagens do acesso à tecnologia no departamento de Recursos Humanos, é fundamental, em primeiro lugar, avaliar as reais necessidades da sua empresa. Somente assim, será possível fazer escolhas mais acertadas e que trarão reais benefícios para a gestão de pessoas.Além disso, há mais um ponto de atenção que merece ênfase: essa migração de tarefas manuais para atividades automatizadas deve ocorrer de forma gradual. O investimento na capacitação dos profissionais que lidarão diretamente com elas, nesse sentido, faz-se essencial a fim de garantir que a inserção desses recursos na rotina dos times se dará de maneira estruturada e inteligente. Tendo isso mente, a seguir, confira as principais dicas para tirar essa ideia do papel e colocá-la efetivamente em prática na empresa.

Use as redes sociais

Muito mais do que veículos de comunicação, atualmente, as redes sociais — como o LinkedIn — são relevantes plataformas para a busca de novos talentos. Por essa razão, é conveniente que o setor de RH faça uso delas com a finalidade de atrair mais (e melhores) candidatos.Nesse sentido, é importante, porém, haver uma especial atenção tanto à linguagem quanto à comunicação visual empregadas pela organização. Afinal, é imprescindível que ambas estejam alinhadas à identidade visual da companhia.

Aposte em anúncios patrocinados

Ainda que muitos desconheçam essa alternativa, os anúncios patrocinados podem representar fortes aliados no processo de R&S, atraindo mais profissionais, porém, com uma vantagem de peso: a segmentação dos perfis.Para tanto, pode ser interessante contar com companhias especializadas que assumirão a missão de avaliar a compatibilidade dos potenciais colaboradores em observância às suas expectativas quanto ao tipo de talento mais adequado para preencher a oportunidade em aberto.

Invista em softwares inteligentes de gestão de R&S

Por fim, mais uma excelente maneira de aplicar a tecnologia no processo de Recrutamento e Seleção é investindo em um software SaaS (Software as a Service) que atende toda a área de R&S de ponta a ponta, desde a requisição de uma posição até a divulgação das oportunidades por meio de integrações e de relatórios.A proposta das companhias que oferecem esse tipo de solução é justamente auxiliar as organizações na admissão dos melhores profissionais de um modo mais eficiente e simplificado.Isso se torna viável por meio de um sistema amigável e moderno, que abarca todas as etapas do processo de Recrutamento e Seleção, integrando-se, ainda, às mais diversas ferramentas de mercado e fornecendo uma inteligência que é capaz de sugerir os profissionais que apresentam o maior nível de compatibilidade.Isso significa que, ao investir nesse tipo de recurso, você tem a chance de humanizar a avaliação dos talentos, de centralizar a gestão de R&S e até de elevar o número de candidaturas — tudo isso dispensando 100% o uso do Excel.Como você pôde ver, a aplicação da tecnologia no processo de Recrutamento e Seleção deixou de ser um mero diferencial e passou a ser uma medida necessária para otimizar todas as atividades relacionadas à gestão de pessoas.Com isso, o setor de RH desfruta de uma série de benefícios, como maior produtividade, mais celeridade e menos falhas, e ainda viabiliza a redução de custos, automatizando atividades manuais e, consequentemente, aproveitando melhor o tempo, que pode ser dedicado a ações estratégicas e que visam ao sucesso da organização.E então? Este post foi útil? Que tal aproveitar para curtir a nossa página no Facebook e ter acesso às próximas publicações no seu feed?

Vamos partir para a ação?

Faça agora mesmo uma demonstração da nossa ferramenta.

Fale comum Especialista