18/11/2020

Startup de R&S anuncia lançamento de teste próprio de mapeamento de cultura e fit cultural

Startup de R&S anuncia lançamento de teste próprio de mapeamento de cultura e fit cultural

A Kenoby, startup de R&S que atua por meio de um software em toda a jornada dos processos seletivos dos seus clientes, anunciou ontem, dia 17/11, o lançamento do seu teste de mapeamento e fit cultural. 

O lançamento aconteceu durante a campanha “Colors of November” da companhia. Nela, a startup correlacionou diversidade com criatividade. E o anúncio do lançamento dos testes e de que, durante o mês de novembro, eles estarão gratuitos para todas companhias que contratarem o Kenoby ocorreu durante a live da campanha.

O anúncio do lançamento foi acompanhado de um bate-papo entre o Bruno Souza, Gerente de Produto na Kenoby, e a Jersica Lozado, Especialista de Produto na Kenoby. A proposta do fit de cultura, conforme explicado durante a transmissão ao vivo, é eliminar vieses inconscientes, além de possibilitar uma compreensão maior por parte da pessoa que está à frente do recrutamento sobre quais são os valores, expectativas e o quanto cada uma das pessoas que está concorrendo à vaga é compatível com a cultura da companhia.

Segundo a Jersica, o reflexo deste tipo de avaliação, pode auxiliar na criação de um time mais diverso. “Quando eu uso um instrumento que é capaz de identificar as potencialidades e como aquela pessoa se encaixa em diferentes formas de cultura, eu consigo ter uma medida sistematizada do que isso realmente significa. Por exemplo, com um teste de fit cultural eu consigo identificar quais são os pontos fortes, inclusive, que eu consigo ter naquela pessoa a partir daquela forma que ela tem de se comportar e de ver o mundo.”

O conteúdo na íntegra, você confere no vídeo abaixo:

O desenvolvimento dos testes da Kenoby, conforme explicado pelo Bruno, começou no mês de abril e passou por diversas etapas de validação estatística e análise de padrão de resposta. Ele foi respondido por 3 mil pessoas espalhadas por todo o Brasil, o que lhe garante alto nível de confiabilidade estatística.

Sobre sua aplicação, e usabilidade, foi explicado que seu funcionamento se dá em duas etapas: Na primeira delas, a Kenoby realiza o mapeamento da cultura da empresa, por meio de um teste que deverá ser respondido pelas pessoas que forem embaixadoras da cultura da companhia. Este teste servirá como base para o entendimento da cultura do local e irá avaliar a empresa em diversas características encontradas. Alguns exemplos: Flexibilidade, competição, lucro, colaboração, processos, hierarquia, inovação, liderança, risco e motivação. Após esse mapeamento será possível identificar o grau de comprometimento da cultura da empresa em 4 tipos de cultura, que são a de clã, a empreendedora, a burocrática e a de mercado.

Já em um segundo momento, depois do mapeamento realizado, é o momento em que a empresa deverá começar a aplicar o teste de fit cultural para as pessoas que participam dos seus processos seletivos. O cruzamento entre o resultado individual de quem quer trabalhar na empresa com o mapeamento da cultura da companhia é o chamado match. Ou seja, se há e qual é compatibilidade entre a cultura da pessoa e da empresa.

Para saber mais sobre os testes e como a startup pode auxiliar no recrutamento da sua empresa, é só acessar o site do mapeamento de cultura e preencher o formulário.

Kenoby agora é Gupy

Agende uma demonstração com a melhor e mais inovadora plataforma de RH do Brasil

agendar uma demo (gratuito)