Descubra como as startups de RH estão revolucionando o mercado

Descubra como as startups de RH estão revolucionando o mercado

O mercado de RH tem passado por grandes mudanças, sobretudo em termos de transição digital e transformação cultural. Mais do que nunca, é preciso investir em gente talentosa e tecnologia de ponta — e, nesse aspecto, as startups de RH são protagonistas.No dia a dia, são exatamente as modernas startups que lideram a transformação do RH, tornando o setor mais estratégico, digital e orientado para dados. Sem elas, o cenário seria muito diferente e várias das atuais soluções definitivamente não existiriam.Pensando na importância do assunto, neste post, vamos falar sobre como as startups de RH estão revolucionando o mercado e otimizando a gestão de pessoas. Continue lendo!

Afinal, qual a importância das startups?

Atualmente, o Brasil conta com mais de 12 mil startups. Empresas modernas e que estão promovendo grandes mudanças em mercados específicos, levando transformação digital até processos, produtos e pessoas. Sem tais negócios, o cenário competitivo seria outro.Imagine, por exemplo, como a forma de assistir a séries, ouvir músicas ou pedir uma carona mudou nos últimos anos. Bastante, correto? Por trás de cada uma dessas mudanças, há uma ou mais startups — empresas baseadas em tecnologia com crescimento rápido e escalável.Especificamente no RH, as startups estão promovendo mudanças substanciais. A forma como você contrata, integra e lidera pessoas é muito diferente. Até o processo de gestão das rotinas burocráticas está diferente. Isso implica em mais facilidade, agilidade e precisão.Tais mudanças só reforçam a importância das startups. Essas empresas levam inovação e mudam o status quo, somando novas rotinas ao RH e garantindo que velhos desafios sejam superados. Desse modo, expandem as fronteiras da gestão de pessoas e do setor de RH.

Como as startups de RH estão impactando o mercado?

Apesar de serem empresas de tecnologia, dedicadas à análise e ao uso de grandes volumes de dados, as startups conseguem ser mais sensíveis às demandas dos profissionais, gestores de RH e líderes empresariais. Também conseguem identificar "gargalos" que acabam passando despercebidos por grandes corporações. Veja, agora, os principais impactos promovidos!

Digitalização dos processos de gestão de pessoas

Hoje em dia, de ponta a ponta, o processo de contratação pode ser digitalizado. Um gestor pode abrir vagas em redes sociais ou páginas de carreira e triar os melhores profissionais com a ajuda de inteligência artificial, além de entrevistá-los por meio de ferramentas em vídeo.Essa digitalização traz uma série de outras vantagens, as quais serão explicadas em tópicos seguintes. O mais importante (e aparentemente dicotômico) é compreender que ela também melhora a relação entre o RH e o mercado de trabalho, tornando-a mais precisa, fluida e atraente.Não é só a contratação que pode ser digitalizada. Já existe uma versão digital para quase tudo, inclusive para treinamentos, avaliações de desempenho e reuniões de alinhamento. Isso tem promovido até um novo movimento de gestão de pessoas, chamado RH 4.0.

Construção de uma cultura orientada por dados

Outro impacto das startups de RH é o amadurecimento da chamada cultura orientada por dados (ou data-driven culture). Resumidamente, consiste em utilizar mais dados para tomar boas decisões ao longo do expediente, sobretudo no nível gerencial e estratégico.Na medida em que as startups disponibilizam mais tecnologias e métodos, elas também garantem que os gestores de RH tenham mais unidades básicas de conhecimento (ou seja, dados) para analisar cenários, projetar resultados e reduzir a margem de erro.Com dados volumosos extraídos do sistema de recrutamento e seleção, por exemplo, é possível analisar se um candidato conta com competências comportamentais alinhadas à cultura organizacional (o chamado fit cultural) — e fazer isso em tempo recorde.

Aumento da velocidade nas rotinas de trabalho

Sem boas tecnologias, quanto tempo é necessário para avaliar as competências de um funcionário? Identificar e contratar colaboradores talentosos? Aplicar testes de raciocínio lógico ou proficiência? Comumente, bem mais tempo que o ideal.Nesse aspecto, as startups estão promovendo grandes evoluções. Suas tecnologias são cada vez mais avançadas e precisas. Isso reduz o tempo gasto com tarefas triviais, que podem ser deixadas a cargo de robôs inteligentes. Ou seja, elas ajudam o RH a ganhar tempo.Essa velocidade é, em si, um ótimo fator competitivo. Ela permite que o expediente de trabalho seja mais bem aproveitado, que o nível de produtividade da empresa cresça e que os líderes de RH tenham mais recursos para concluir suas tarefas diárias.

Melhoria da experiência de profissionais e equipes

Até pouco tempo, pouco se falava em experiência dos profissionais e equipes de trabalho. Era algo realmente secundário, um luxo desnecessário. Atualmente, além de ser algo relevante, é uma realidade em muitas empresas — em grande medida, graças às startups de RH.Na atualidade, existem muitas empresas exponenciais dedicadas à melhoria da experiência dos profissionais, tornando-a mais humana, cativante e atraente. Isso aumenta o potencial de atração e retenção de talentos e também melhora o clima organizacional e o moral do time.Para tanto, as startups investem em tecnologias e métodos avançados. Por exemplo, sistemas de contratação que facilitam a comunicação e o envio de feedback aos candidatos, deixando-os sempre bem informados. Assim, empresa, RH e talentos são beneficiados.

Quais são os diferenciais do Kenoby?

Quando se fala em inovação, tecnologia e startup, também é preciso falar no Kenoby. Ele soma uma série de vantagens a uma das primeiras e principais etapas da gestão de pessoas: o recrutamento. Permite, portanto, aquisições de pessoal mais ágeis e precisas.Sumariamente, o Kenoby é um software dedicado ao recrutamento e seleção de novos funcionários, aumentando as chances de que a pessoa certa seja somada ao time. O sistema conta com dois grandes diferenciais: tecnologia de ponta e gente entusiasmada.Em termos de tecnologia, o Kenoby garante a construção de rotinas mais padronizadas e fluidas, possibilitando até a automação de algumas etapas. Por outro lado, quando se fala em gente, o Kenoby conta com uma equipe de trabalho talentosa, motivada e dedicada.Veja, agora você está por dentro do assunto, sabe qual a importância das startups de RH e como elas estão transformando a gestão de pessoas. Entende também como nossa solução, o Kenoby, pode contribuir para o aprimoramento das suas rotinas de gestão de pessoas.Gostou do nosso artigo? Ficou interessado em saber mais sobre o Kenoby? É bem fácil: basta entrar em contato conosco e tirar as dúvidas que ficaram. Vamos lá!

Kenoby agora é Gupy

Agende uma demonstração com a melhor e mais inovadora plataforma de RH do Brasil

agendar uma demo (gratuito)