13/4/2021

Talent acquisition: descubra o que é e como se diferencia do recrutamento!

Talent acquisition: descubra o que é e como se diferencia do recrutamento!

Contar com os melhores profissionais é fundamental para manter a competitividade da empresa, e é por essa razão que as companhias estão sempre em busca de novas ferramentas e estratégias para encontrar profissionais qualificados e trazê-los para seus times, a fim de aumentar a performance da corporação. É nesse cenário que o talent acquisition ganha destaque.Mas para que essa estratégia realmente funcione é preciso que a empresa tenha um planejamento claro de quais profissionais ela precisa para alcançar os resultados almejados, já que o talent acquisition é uma abordagem diferente do recrutamento.Ficou curioso e quer saber mais sobre o talento acquisition? Então continue a leitura!

O que é talent acquisition?

A aquisição de talentos, tradução para talent acquisition, não é um processo linear e entre seus objetivos estão a construção de relacionamentos entre profissionais do mercado, com o objetivo de antecipar futuras demandas de contratação para a empresa.Com isso, é possível criar um grupo de candidatos que podem ser acionados de forma sustentável, no melhor momento para a corporação. Logo, é uma abordagem mais estratégica, que visa ações a longo prazo na empresa.

Qual a diferença entre aquisição de talentos e recrutamento?

Muitas pessoas usam o termo talent acquisition e recrutamento como sinônimos, mas isso é errado, já que se trata de processos diferentes.Isso porque a aquisição de talentos é uma ação mais demorada e também trabalhosa, já que existe a finalidade de buscar um profissional com diferenciais, ou seja, que seja capaz de colaborar com o desenvolvimento da organização de forma ativa, o que costuma ser difícil de encontrar.Outro fator que difere o talent acquisition do recrutamento é o fato de que ele tem por objetivo manter uma lista de contatos de profissionais atualizada de alta capacidade técnica e comportamental.Assim, diferentemente do que acontece com recrutamento — que é um processo mais imediato, cuja finalidade é encontrar candidatos para o preenchimento de cargos que já existem e para suprir uma necessidade —, o talent acquisition visa formar um banco de talentos com profissionais altamente qualificados.Contudo, mesmo sendo processos que têm finalidades distintas, o recrutamento tem fases que se assemelham ao talent acquisition, como:

  • atração e filtragem de candidatos;
  • seleção;
  • entrevistas;
  • contratação;
  • onboarding.

Vale reforçar que o objetivo principal não é o mesmo, sendo o recrutamento parte da aquisição de talentos. Nesse cenário, para atrair, contratar e manter os melhores talentos do mercado é preciso seguir algumas etapas. Veja quais são elas!

Planejamento e estratégia

Para que você possa fazer uma estratégia de aquisição de talentos de forma sólida, é necessário construir um planejamento eficiente. Assim, ao contrário do recrutamento, a aquisição de talentos requer um diagnóstico mais aprofundado das necessidades da empresa e uma análise de cenários futuros.Portanto, é preciso que o profissional de RH trabalhe com uma visão ampla do negócio, considerando a realidade do presente e do futuro do negócio, verificando as possibilidades do mercado de trabalho em âmbito local e global.

Segmentação da força de trabalho

Nesse contexto, o talent acquisition também envolve a compreensão das diversas áreas da empresa, assim como das diferentes posições que podem vir a surgir para atender às demandas de mercado.Para isso, é preciso ter um amplo conhecimento do funcionamento interno da sua corporação, no qual devem ser considerados os perfis de talentos que já fazem parte da companhia e aqueles que podem vir a somar a essas competências e habilidades já existentes.Logo, para ter resultados consistentes na aquisição de talentos, é preciso fazer uma estratégia baseada em um sólido planejamento, que deve contar com a ajuda dos gestores de todas as áreas da empresa.

Métricas e análise

Para que a sua estratégia de talent acquisition seja completa, é preciso usar métricas para fazer um rastreamento e verificação dos cenários de maneira adequada.Ao recolher e analisar dados importantes para a sua organização, é possível melhorar de forma constante seu processo de gestão de pessoas e tomar melhores decisões de contratação, o que otimiza toda a gestão de gente da empresa, tornado o setor muito mais eficiente e também estratégico.

Employer Branding (marca empregadora)

No atual cenário envolvendo o mercado de trabalho, as marcas, mais do que nunca, estão indo muito além das estratégias de atração de novos consumidores, pensando também em atrair os melhores talentos do mercado. Para isso, elas precisam trabalhar a sua marca empregadora.Logo, garantir que a marca da sua companhia seja atraente e tenha um discurso claro, é um fator fundamental para a aquisição de novos talentos.Para conquistar uma imagem positiva e construir uma cultura organizacional, é preciso trabalhar a imagem da corporação como um bom lugar para se trabalhar, e isso também envolve uma boa reputação da empresa, além de produtos e serviços de qualidade.Quando a corporação consegue alinhar esses fatores, ela constrói uma marca sólida capaz de atrair os melhores candidatos, despertando neles a vontade de pertencer à corporação.

O que faz um profissional de talent acquisition?

O responsável pelo talent acquisition tem como responsabilidade localizar, analisar e contratar os profissionais mais alinhados com as demandas da organização, tanto no cenário atual quanto futuro.O profissional de talent acquisition pode ser membro da equipe interna de RH ou pode ser contratado de uma empresa terceirizada. De qualquer maneira, para atuar nessa função, ele precisa atender a algumas características específicas, como:

  • entendimento sobre Employer Branding;
  • ter conhecimento sobre as técnicas e estratégias de recrutamento e análise de perfil de candidatos;
  • altos padrões de contratação;
  • boas práticas de gestão de pessoas;
  • sólido conhecimento acerca da companhia e seu mercado de atuação;
  • conhecimentos sobre condução de onboarding.

O profissional de talent acquisition está sempre atualizado acerca de novas tendências de mercado e recursos humanos, além de buscar constantemente montar um banco de talentos que seja interessante para a empresa.

Quais são os principais benefícios da aquisição de talentos?

Um dos principais benefícios do talent acquisition é a empresa ter ao seu dispor informações de profissionais que podem vir a fazer parte da organização de forma estratégica, contribuindo com o desenvolvimento da corporação.Ademais, contribui para a formação de uma sólida política de relacionamento da empresa com profissionais do mercado, além da possibilidade de fazer contratações mais acertadas e também estratégicas,que, de fato, contribuirão com o desenvolvimento do negócio. Essas características merecem destaque como vantagem dessa estratégia de aquisição de talentos.Diante disso, fica evidente que atrair novos talentos para destacar a empresa no mercado é uma das principais funções e vantagens do talent acquisition. Para tanto, é preciso planejar muito bem as ações, contar com métricas e com profissionais de RH capazes de entender as necessidades do negócio. Com isso, as chances da corporação fazer as melhores aquisições de talentos aumentam.O que achou deste artigo sobre talent acquisition? Entre em contato para conhecer as nossas soluções na área!

Kenoby agora é Gupy

Agende uma demonstração com a melhor e mais inovadora plataforma de RH do Brasil

agendar uma demo (gratuito)