15/7/2021

Software de recrutamento e seleção: quais as vantagens para a empresa

Software de recrutamento e seleção: quais as vantagens para a empresa

Um software de recrutamento e seleção é o pilar da transformação do burocrático para o estratégico. Além de automatizar tarefas em larga escala, a tecnologia traz inteligência para o processo e ajuda nos seus principais desafios.Muitas organizações têm dificuldades para encontrar a pessoa certa para a posição que deve ser preenchida. E, mesmo quando conseguem o melhor candidato, frequentemente, o prazo de fechamento da vaga e os custos envolvidos estão distantes do ideal.Para mudar esse cenário, precisamos da tecnologia. Neste conteúdo, entrevistamos Leandro Resende, líder de Growth Marketing na Kenoby, para falar sobre os benefícios e as vantagens de modernizar o processo de recrutamento e seleção de pessoas com um software especializado. Continue a leitura e confira!

Quais são as funcionalidades de um software de recrutamento e seleção de pessoas?

O ponto de partida do software de recrutamento e seleção de pessoas é a gestão do processo de ponta a ponta. Todas as etapas e as tarefas são centralizadas em uma única plataforma com um elevado nível de automação.

Digitalização do processo

A digitalização é o primeiro recurso relevante. Ao eliminar planilhas e outros processos analógicos, liberamos os especialistas do RH para a análise dos candidatos, para a aplicação de técnicas de seleção e para outras ações estratégicas.

Abertura de vagas

As inovações começam na abertura de vagas. No software da Kenoby, por exemplo, o próprio gestor do departamento pode abrir uma requisição e participar ativamente do processo seletivo.Também conseguimos centralizar e controlar todas as postagens. Assim, os recrutadores têm informações sobre os canais de divulgação e podem avaliar quais deles são mais efetivos para os diferentes perfis de vaga.

Coleta de informações

O armazenamento de dados será centralizado e com garantias de segurança da informação, especialmente a adequação à LGPD. O sistema centraliza tudo: avaliações de desempenho, banco de talentos, comunicações, visualização de etapas etc.

Cruzamento entre candidato e vaga

Essa mudança vem acompanhada de inteligência para o processo. Segundo o nosso líder de Growth Marketing, o principal diferencial de um excelente software é fazer o cruzamento entre candidatos e vagas. É o que garante o fit entre profissional e empresa.O match entre essas duas partes nunca foi tão complicado porque diversos fatores entram na conta:

  • as competências técnicas;
  • a experiência profissional;
  • a formação;
  • as soft skills;
  • o perfil comportamental;
  • o alinhamento de valores;
  • a diversidade e a inclusão.

Assim, ao lado dos meios tradicionais de análise, precisamos da tecnologia e de conceitos da Psicologia Organizacional. Só assim, realizamos uma avaliação ampla e cruzamos essesdados complexos para gerar resultados precisos.

Análises e relatórios

O aperfeiçoamento das análises de candidatos também diz respeito aos recursos disponíveis para o profissional de RH. A tecnologia não tem o objetivo de substituir o especialista, mas, sim, de valorizar o trabalho dele e de aumentar a produtividade.Sobre o fit entre candidato e empresa, o software usa recursos visuais, como painéis, gráficos e exibição em lista, para que todas as informações estejam diante do gestor. Temos diversos elementos para embasar decisões, como indicadores, ranqueamento de candidatos e análises comparativas.

Que benefícios a tecnologia oferece para a empresa?

As ferramentas de automação e de inteligência ajudam os recrutadores a otimizarem o processo e a superarem os seus desafios. Por isso, o software de recrutamento e seleção apresenta um excelente retorno do investimento, que pode ser visto nas vantagens para a organização.

Encontrar talentos aderentes à vaga

O software de recrutamento e seleção traz os próprios recursos de triagem, ranqueamento, comparação e avaliação de candidatos. Além disso, libera os especialistas para priorizarem análises, desempenhos, resultados e estratégias em suas atividades.Com isso, a ferramenta aumenta o percentual de acerto nas contratações. Você potencializa a tomada de decisão dos recrutadores, que identificam pessoas com uma maior aderência ao cargo e aos valores da organização com os recursos disponíveis.

Reduzir o tempo de fechamento da vaga

Um ponto relevante é o equilíbrio entre precisão e tempo. Na prática, conseguimos alcançar uma lista curta de candidatos com um alto nível de compatibilidade, a partir de processos enxutos, de um rápido acesso à informação, de ferramentas de análise e de outros recursos tecnológicos. E a agilidade, por sua vez, leva ao fechamento no prazo.

Melhorar a experiência do candidato

O processo adquire fluidez e visibilidade para os dois lados. Recrutadores e candidatos conseguem saber qual é a etapa atual e quais são os próximos passos. Essa comunicação garante uma maior confiabilidade para ambas as partes, evitando ruídos durante a experiência do candidato com a empresa.

Centralizar os processos e o compartilhamento de dados

Todos os usuários autorizados pela empresa podem acessar as informações em uma única plataforma. O software otimiza o trabalho das equipes de RH, inclusive, com a possibilidade de atividades remotas e de acompanhamento dos processos seletivos em tempo real.

Aumentar a maturidade do R&S

Os processos de recrutamento e seleção são formalizados e adquirem padrões claros para todos os envolvidos. Além disso, contamos com o feedback a partir dos dados coletados para cada uma das vagas em aberto.Essa maturidade de processos coloca a melhoria contínua como um dos pilares do RH. Serão mais claros quais são os pontos fortes e os pontos de atenção, permitindo ajustes contínuos para estar cada vez mais próximo da excelência.

Reduzir custos 

As vantagens dos processos digitalizados terão reflexos em custos de curto, médio e longo prazo. No curto prazo, temos a redução de horas de trabalho, erros, etapas e atividades para contratar.No médio prazo, enfrentamos o turnover recente — que, muitas vezes, é reflexo de erros de contratação e de expectativas desalinhadas. E, no longo prazo, talentos com fit cultural tendem a estar mais satisfeitos e a permanecer na empresa.

Dar escalabilidade para o processo seletivo

O controle sobre os custos acontece mesmo quando se aplica o processo de recrutamento e seleção em larga escala. Isso se dá principalmente com a computação em nuvens, em que não é preciso ampliar a infraestrutura física da empresa para ter acesso a ferramentas de recrutamento e seleção robustas.

Por que escolher um software específico?

O software de recrutamento e seleção da Kenoby é uma solução específica. Logo, os processos dessa área são priorizados, buscando-se as melhores práticas, tendências de mercado e inovações do setor.Sendo assim, todo o esforço está voltado para uma única missão: encontrar candidatos adequados às vagas, reduzindo custos e tempo nos processos. Em nossa conversa comLeandro Resende, levantamos os diferenciais da Kenoby, que serão importantes para a sua empresa alcançar esses resultados.

A importância da Psicologia Organizacional 

Para ajudar a sua empresa, temos como base a Psicologia Organizacional. Com ela, os profissionais contratados terão mais chance de performar, e a empresa vivencia uma expectativa de crescimento, agregando talento ao capital humano.O conhecimento de Psicologia também é importante para eliminar vieses de inteligência artificial. Na prática, trabalhamos para entregar uma shortlist de talentos qualificados a partir de técnicas de seletivas com base científica.

As ferramentas de recrutamento e seleção

As vantagens do software especializado são vistas nas ferramentas disponíveis. Temos diversas funcionalidades para otimizar os processos:

  • mapeamento de perfil comportamental e de fit cultural;
  • de perfil comportamental e de fit cultural;
  • parse que permite importar as informações de arquivos de texto e PDF para o software;
  • integração com redes sociais e job boards para divulgar vagas com um clique;
  • requisição de vaga pelos gestores;
  • avanço automático de fases e esteira de testes;
  • envio de carta proposta e de feedbacks pela própria plataforma;
  • criação de bancos de talentos;
  • geração de geração de KPIs depois de cada etapa.

A arquitetura da vaga é definida antes da abertura do recrutamento. Assim, o processo pode ser totalmente automatizado com base nas referências fixadas pela empresa.Com isso, os profissionais de RH recebem uma lista enxuta de talentos com aderência à vaga e aos valores organizacionais. Logo, ganham tempo para se dedicar às pessoas.

O atendimento consultivo e estratégico

Ao lado da mudança de recursos tecnológicos, oferecemos o atendimento consultivo e estratégico. Nossos especialistas em recrutamento e seleção ajudam as empresas a entenderem as suas necessidades e as metas, buscando soluções de gestão de pessoas e de inovação tecnológica.O atendimento é amplo e adaptável às demandas da sua empresa:

  • encontrar profissionais aderentes à vaga;
  • aumentar o funil de contratação;
  • criar uma página de carreiras;
  • desenhar vagas;
  • entregar uma shortlist de talentos;
  • humanizar o processo;
  • eliminar viés dos processos seletivos;
  • apoiar a diversidade.

O software de recrutamento e seleção, aliado ao atendimento consultivo e estratégico, será o motor de mudanças importantes. Afinal, reduzir custos, fechar vagas no prazo e contratar o talento certo é um dos benefícios de um processo digitalizado e baseado nas melhores práticas de Psicologia Organizacional.Para falar com um especialista em R&S e conhecer o software da Kenoby, entre em contato com o nosso time!

Kenoby agora é Gupy

Agende uma demonstração com a melhor e mais inovadora plataforma de RH do Brasil

agendar uma demo (gratuito)